Banco de Projetos

Uma perspectiva sustentável da APARA - Associação de Apoio aos Agentes Ambientais de Realeza

Ano / Edição: 2018
Município: Realeza
Função de Governo: Gestão Ambiental

Administração Indireta:

Prefeitura Municipal de Realeza

Diagnóstico

O Município de Realeza está localizado na região Sudoeste do Estado do Paraná e conta atualmente com uma população de 16.338 habitantes, dos quais 12.354, ou seja, mais de 72% residem na área urbana. Como consequência desta elevada concentração de pessoas junto a área urbana, temos uma grande geração de resíduos sólidas nesta área, tornando-se necessário assim, a execução de ações efetivas e concretas na gestão de resíduos sólidos. Buscando gerir da melhor forma possível este quadro, o Município conta com legislações específicas, uma intensa atuação de sua equipe técnica, além de ter implementado há mais de 10 anos o Programa de Coleta Seletiva, que abrange toda a população urbana e parte da população rural, destinando todo o resíduo reciclável coletado diariamente à APARA – Associação de Apoio aos Agentes Ambientais de Realeza onde o material é segregado e posteriormente vendido. Tal associação já possui 17 anos de história e conta atualmente com 30 associados, os quais trabalham diariamente no local, desempenhando assim um relevante papel junto a sociedade. A relevância desta associação pode ser constatada pela função sustentável que realiza, visto que além de auxiliar na correta gestão dos resíduos sólidos a mesma possibilita ainda o desenvolvimento econômico dos associados e de seus familiares e a consequente inclusão social dos mesmos, proporcionando condições mais dignas de vida a todos eles. Atualmente a associação efetua a recuperação anual de mais de 600 toneladas de materiais recicláveis, preservando assim o meio ambiente e proporcionando melhores condições de vida aos seus associados e familiares.

Descrição

Objetivando atender a população do município de Realeza, onde 72% da mesma encontra-se residindo na área urbana, o Município de Realeza tem implantado e em pleno funcionamento desde o ano de 2006 o Programa de Coleta Seletiva, o qual atende a 100% de sua população urbana e grande parte de sua população rural. Com a implementação deste programa, onde a equipe da própria prefeitura executa a coleta de resíduos, destinando os resíduos orgânicos ao seu Aterro Sanitário Municipal e os resíduos recicláveis à APARA - Associação de Apoio aos Agentes Ambientais de Realeza, todo o resíduo passível de reciclagem coletado junto às residências e aos comércios do município são segregados e posteriormente vendidos à empresas recicladoras, garantindo aos associados da APARA e a seus familiares uma fonte renda e consequentemente melhores condições de vida.
Através de sua atividade, a APARA acaba por exercer uma função essencialmente sustentável, visto que atende perfeitamente ao tripé da sustentabilidade: Ambiental, Econômico e Social. Este cenário é comprovado inicialmente pelos ganhos ambientais gerados através da gestão adequada dos resíduos sólidos gerados no Município e da consequente preservação de nossos recursos naturais, além dos benefícios econômicos alcançados através da venda dos materiais recuperados e os consequentes benefícios sociais associados a isto, como a inclusão social dos envolvidos no processo e da substancial melhora nas condições de vida dos associados após a entrada na associação.
Além de contar com o apoio da administração municipal, as ações da APARA vem sendo executadas com a coordenação de sua própria diretoria, a qual foi recentemente renovada, conforme descrito na ATA em anexo (Anexo I). Destaca-se que a capacitação dos membros da APARA vem sendo tratada como prioridade, sendo efetuado para isso cursos de capacitação em deferentes áreas (associativismo, segurança e saúde no trabalho, legislação) junto aos membros da associação através de parceria com a PROVOPAR, conforme convenio em anexo (Anexo II).
Atualmente o sistema de coleta e segregação de resíduos do município conta com 03 (três) caminhões para a coleta, 03 (três) motoristas e 08 coletores. Após coletado, o material é destinado à APARA, que possui 30 associados, os quais efetuam a passagem de todo o material por uma esteira, onde o mesmo é segregado de acordo com sua matéria prima. Anualmente, mais de 600 toneladas de resíduos são recuperadas pela referida equipe de trabalho. Se comparado com o sistema de separação anterior, individualizado e sem o auxílio de equipamentos, o sistema atual apresenta inúmeras vantagens, como melhorias nas condições ergonômicas, de saúde e de segurança do trabalho, aumento do rendimento financeiro obtido com a venda dos materiais. Vindo a contribuir com a melhora na execução dos serviços do projeto de coleta seletiva, está a aquisição de novo veículo exclusivo para a coleta de resíduos recicláveis, o qual sera adquirido através de convênio com o Estado, conforme descrito no Anexo VIII.
Atualmente, todo o valor arrecadado é dividido proporcionalmente entre os associados conforme o número de horas trabalhadas ao longo do mês o que propicia uma condição de maior igualdade entre os associados, não havendo mais uma disparidade acentuada entre os valores recebidos mensalmente, que neste momento chegam em torno de 01 (um salário mínimo para todos os associados.
Os novos equipamentos, adquiridos através de parceria com o Estado, propiciaram um maior rendimento do serviço executado, além de ganhos de saúde e segurança ao diminuir o contato direto entre os trabalhadores e materiais orgânicos ou mesmo perfuro cortantes enviados indevidamente para lá.
Um grande benefício propiciado pela correta separação dos resíduos sólidos urbanos, além da clara preservação dos recursos naturais, é o aumento da vida útil do Aterro Sanitário Municipal, uma vez que os resíduos recicláveis não são destinados indevidamente para lá.
Diferentes ações para divulgação e fortalecimento do programa de coleta seletiva vem sendo realizados pela administração municipal, envolvendo os mais variados segmentos da sociedade, como idosos, crianças, alunos, empresários, comerciantes, agricultores e funcionalismo público. Para tanto, são realizadas palestras, visitas técnicas, entrevistas em rádios e panfletagens por exemplo. Espera-se que resultados ainda mais satisfatórios sejam alcançados, visto que mais investimentos vem sendo feitos junto a APARA, como por exemplo a aquisição de um novo veículo, conforme convênio em anexo, para coleta exclusiva de resíduos recicláveis, o que virá a somar com as ações já desenvolvidas.

Objetivos

Gerais:

Cumprir o papel sustentável atrelado à APARA através da coleta e correta destinação de todo o material reciclável gerado pela população de Realeza, preservando assim os recursos naturais de nosso planeta, gerando renda aos associados e a seus familiares e possibilitando a inclusão social dos mesmos, garantindo aos mesmos um trabalho mais saudável e seguro, além do devido reconhecimento perante a toda a sociedade pela importantíssima função que exercem.

Específicos:

Atender através do programa de Coleta Seletiva toda a população do Município de Realeza, efetuando uma destinação ambientalmente correta destes materiais. Preservar os recursos naturais de nosso planeta. Possibilitar o aproveitamento econômico dos resíduos, gerando uma renda digna aos associados e consequentemente e todos seus familiares. Propiciar a inclusão social dos associados da APARA, gerando melhores condições de vida e de trabalho aos mesmos.

Metas a atingir:

Atingir 100% da população com a coleta seletiva. Realizar parcerias com o setor comercial e industrial do município para destinação de todo o resíduo reciclável por eles gerados para a APARA. Alcançar um total de 700 toneladas de resíduos reciclados anualmente, aumentando a arrecadação financeira mensal da Associação. Proporcionar o devido reconhecimento da relevante função exercida pelos associados frente a toda a população de Realeza. Apresentar o devido papel de destaque na temática de reciclagem no Estado do Paraná, servindo como molde de balizamento para replicagem em outros municípios da região.

Cronograma

Físico:

Entrega gratuita de sacos de lona na cor azul (Anexos III e IV) para acondicionamento de resíduos recicláveis, facilitando o acondicionamento dos resíduos, a identificação dos recipientes e a coleta desse tipo de material. Distribuição de panfletos com orientação clara e objetiva referente a forma correta de separação e destinação de resíduos sólidos (Anexos V e VI). Participação da equipe da Secretaria de Meio Ambiente em programas de rádio para repasse de orientações técnicas relacionadas a temática ambiental à toda a população realezense. Coleta de óleo de cozinha, em projeto em parceria com a Sanepar e o Rotary Club Realeza) para posterior venda à empresa especializada (Anexo VII). Capacitação dos associados da APARA através de parceria com a PROVOPAR frente temas de segurança do trabalho, prevenção de acidentes, associativismo e legislação (Anexos IX, X e XI). Aquisição de equipamentos (Anexos XII, XIII e XIV) para facilitar e agilizar os serviços ali executados, além da adequação do da estrutura da Associação.

Financeiro:

A maior parte dos recursos investidos junto a APARA, para melhoramento do espaço, aquisição de equipamentos tem origem em parcerias com órgãos estaduais e federais. Além disso são efetuados investimentos por parte da própria administração municipal.

Orçamento:

Segmento - Descrição da atividade - Valor (R$/ano)
Pessoal - Custeio de salários dos trabalhadores envolvidos no Programa de Coleta Seletiva (02 motoristas e 06 coletores). - 135.000,00
Veículos - Manutenção/combustível de veículos utilizados no Programa de Coleta Seletiva. - 30.000,00
Insumos - Custeio de insumos para funcionamento do Programa de Coleta Seletiva (energia elétrica, fornecimento de água). - 7.775,00
Estrutura - Manutenção/reparos estruturais do espaço da Associação. - 5.000,00
Total - 177.775,00

Beneficiários Diretos:

O programa de Coleta Seletiva do Município de Realeza atende 100% da população urbana e uma parcela da população rural, abrangendo um total superior a 12.350 habitantes. Além disso, com a separação e posterior venda dos resíduos recicláveis destinados à APARA, possibilita-se a geração de renda digna aos 30 associados, com o consequente melhoramento do padrão de vida e de saúde dos mesmos e de seus familiares.

Beneficiários Indiretos:

Indiretamente, a APARA beneficia aproximadamente 150 pessoas, referindo-se aos familiares dos associados. Este benefício refere-se aos ganhos financeiros, de saúde, de inclusão social e até mesmo de lazer. Além disso, benefícios ao comércio do município também são gerados, uma vez que os rendimentos gerados pela APARA são investidos nos próprios serviços/comércio municipal. Com a correta separação e destinação dos resíduos recicláveis, aumenta-se a vida útil do Aterro Sanitário Municipal e por fim, destaca-se os enormes benefícios ambientais gerados pela reciclagem dos materiais, não sendo necessário assim a exploração de novos recursos naturais para a produção de novos produtos.

Resultados:

O Programa de Coleta Seletiva desenvolvido em parceria com a Associação de Apoio aos Agentes Ambientais de Realeza - APARA já vem apresentando relevantes resultados junto a toda a sociedade de Realeza, como por exemplo:
- Preservação do meio ambiente e de seus recursos ambientais através da reinserção da matéria prima recuperada no processo produtivo.
- Atendimento mais de 12.350 habitantes com a coleta seletiva.
- Fortalecimento da APARA.
- Inclusão social dos associados e de seus dependentes/familiares.
- Fornecimento de renda digna aos associados.
- Melhoria nas condições de saúde e segurança dos trabalhadores envolvidos no processo.
- Fortalecimento do associativismo através da mudança do sistema de segregação, venda e divisão de renda entre os associados.
- Aumento do tempo de vida do Aterro Sanitário Municipal.

Anexos

Banco de Projetos