Banco de Projetos

Espaço Verde - Horta Saudável

Ano / Edição: 2018
Município: Ivaiporã
Função de Governo: Assistência Social

Administração Indireta:

Prefeitura

Diagnóstico

Município de Ivaiporã, localizado na região Norte Central do Estado do Paraná, Segundo dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – IPARDES (censo 2010), possui população de 31.816 habitantes com estimativa de crescimento populacional para os próximos anos. Deste número aproximadamente 4.129 encontram-se na faixa etária de 10 a 18 anos de idade, número significativo o que requer por parte do Estado e do município uma atenção especial na formulação de políticas públicas que atendam às necessidades e demandas apresentadas por esta população. Com estimativa de crescimento populacional há também crescimento de problemas sociais, vulnerabilidades e riscos.
Considerando a realidade do município, a política de assistência social presta serviços, programas e projetos voltados a população, buscando a efetivação dos direitos do cidadão através de políticas públicas de atendimento adequadas.
A Lei 8.742/93 Lei Orgânica da Assistência Social tem como objetivo a proteção à família, a maternidade, a infância, à adolescência e a velhice, bem como o amparo a crianças e adolescentes, com atividades continuadas que visem a melhorias na vida da população.
Diante desse contexto o Centro da Juventude se caracteriza como um espaço para a juventude viver, conviver e aprender, oportunizando as crianças, adolescentes, jovens e suas famílias um ambiente de participação, de formação e de cidadania, possibilitando um convívio saudável e aumentando as oportunidades de qualificação profissional.
O Centro da Juventude é norteado pela Política de Garantia de Direitos à criança e ao adolescente que abarca os princípios do melhor interesse da população infanto-juvenil e sua condição especial de pessoa em desenvolvimento, expressada pelo art. 227 da Constituição Federal de 1988 e pelo artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Com base na realidade a Prefeitura Municipal e Departamento Municipal de Assistência desenvolve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes, junto ao CENTRO DA JUVENTUDE; é um Serviço Socioassitencial de Proteção Social atualmente conta com 270 (duzentos e setenta) crianças e adolescentes matriculados, sendo uma média de 150 (cento e cinquenta) rotativos por dia, em horário diferenciado ao escolar com atividades de reforço escolar, canto, dança, música, atividades esportivas, artes manuais, artes plásticas, informática, encaminhamentos ao programa aprendiz e desenvolvimento do Programa Agente de Cidadania.
O Centro da Juventude oferece estrutura para a realização de atividades esportivas, artísticas, culturais, reflexivas e de lazer, além de ações que favorecem a formação pessoal, profissional e política, Os jovens possuem acesso a quadra poli esportiva, campo, salas multiuso, pista de skate, teatro de arena, sala multimídia, biblioteca, auditório, estúdio de gravação e piscina olímpica. As ações consistem em proporcionar atividades de esporte, cultura, profissionalização, lazer e integração.
A proposta de intervenção da equipe técnica, assistente social e psicóloga, é baseada no diálogo e reflexão, de modo a abordar temas e discussões a partir da realidade e da necessidade apresentada pelos adolescentes de maneira individual ou em grupo.

Descrição

O serviço tem como proposta a emancipação dos sujeitos, tendo como elementos cruciais: obtenção da condição adulta como meta; construção de identidade própria; relação entre gerações; relação entre jovens, como processo de socialização; mudança de paradigma em relação à comunidade onde vive.
Assim, espera-se que a instituição possibilite espaços onde os usuários possam não apenas ser expectadores, mas também atores de expressões culturais que favoreçam suas experiências cotidianas. O adolescente inserido no Centro da Juventude terá oportunidades de recriar e dar significado às suas práticas e vivências.
O Centro da Juventude oferece estrutura para realização de atividades esportivas, culturais, reflexivas de lazer, além de ações que favoreçam a formação pessoal, profissional e política. O período de funcionamento será das 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 horas. Os jovens têm acesso à quadra poli esportiva, campo, salas multiuso, pista de skate, teatro de arena, sala multimídia, biblioteca, auditório, rádio comunitária, estúdio de gravação e piscina semi-olímpica.
O Centro da Juventude também conta com um projeto denominado “Agentes de Cidadania”, projeto este financiado pelo Governo Estadual dentro dos Centros da Juventude, que consiste em ter jovens a partir de 14 anos desenvolvendo atividades voltadas para a cidadania, convivência e/ou formação, com carga horária de 10 (dez) horas semanais ou 40 (quarenta) horas mensais, podendo ser desenvolvido sozinho, em duplas ou pequenos grupos, e para isso recebem uma bolsa auxílio no valor de R$210,00 (duzentos e dez reais) mensais cada um. Hoje o Programa Agentes de Cidadania envolve -20 (VINTE) adolescentes, ao quais desenvolvendo seus projetos na área do artesanato, horta, dança e teatro, esportes, informática (todos com supervisão e acompanhamento de técnicos e demais funcionários do Centro).
Dentre os projetos executados está o projeto horta saudável – Qualidade de Vida o qual abrange três projetos. Sendo: Projeto Horta e Ervas Saudáveis; Projeto Ervas Aromáticas; Projeto Espaço Verde, o qual envolve 7(sete) adolescentes, voltados para o cultivo de ervas e hortaliças, as quais são utilizadas nas refeições oferecidas pelo Centro da Juventude, e com intenção de expansão para que a produção permita que cada criança e adolescente que frequenta o Centro da Juventude possam também levar hortaliças para casa, incrementando a alimentação da família.
O Projeto HORTA SAUDAVEL deu início em junho do ano de 2016, contando com três agentes de cidadania entre 15 a 17 anos. No espaço de aproximadamente 80 metros quadrados, as hortaliças eram plantadas em aproximadamente 70 pneus, cercada com tela plástica e arame, inicialmente tinha capacidade para 300 mudas entre: alface, rúcula, almeirão, pepino, cheiro verde, abobora, melancia, sua irrigação é feita através de regadores onde cada agente irriga manualmente.
Em 2017 o projeto HORTA SAUDÁVEL foi renovado, agora com cinco agentes de cidadania, e ampliada para 150 metros quadrados, foi dada continuidade no plantio das hortaliças, porém feito algumas adaptações. Os novos grupos de agentes de cidadania juntamente com os tutores Marcos, Fabio e Celso, estes funcionários do Centro da Juventude ampliaram o projeto para haver a distribuição de hortaliças às crianças e adolescentes que frequentam o Centro da Juventude. Foram substituídos os pneus por 6 canteiros construídos com tijolos, cimento, areia, cal, sendo 4 canteiros de 7mt x 1mt e 2 canteiros de 5mt x 1 mt, material esse cujo Departamento Municipal de Assistência Social fez a compra.
No ano de 2018 o Projeto se expandiu conta com capacidade para 1.500 mudas de hortaliças no plantio, hoje se produz: alface, almeirão, acelga, couve, brócolis cebola de cheiro, coentro, salsinha, pimenta, morango, pepino, abobora, melancia, ervas aromáticas, açafrão, gengibre, manjericão, hortelã, alecrim.
Atualmente a horta possui dois ambientes um coberto com 12mt x 10mt sombrite, material esse recebido através de doações de parceiros, e outro sem cobertura para o plantio de hortaliças que necessitam de mais luz solar, para essa cobertura foram usados 12 barras de 6mt canos de PVC cuja envergadura proporcionasse um melhor caimento para o sombrite, sua irrigação continua sendo feita manualmente, com duas mangueiras para uso dos agentes. A cerca em volta da horta foi construída com reutilização de madeiras de pontes e construções cedidas pela prefeitura. Para adubação é utilizado resto de alimentos como: casca de ovos, casca de legumes, borá de café para produção de compostagem, adubo orgânico para utilização na horta, e também faz –se uso de palha de feijão, trigo e soja doados por cooperativas da região. Neste ano ainda, além da utilização das hortaliças na alimentação servida no Centro da Juventude, foi possível realizar a primeira colheita, a qual foi distribuída aos participantes do serviço, seja, cada criança levou para casa um kit com os produtos produzidos.
A execução do projeto almeja além da produção de alimentos saudáveis, a interação dos adolescentes buscando ensinamento e noções de cidadania para os mesmos. A produção das hortaliças contribui para a alimentação saudável de crianças e adolescentes, bem como a incrementar a alimentação das famílias fornecendo os produtos para as crianças e adolescentes levarem para casa.

Objetivos

Gerais:

Promover a participação social e cidadã dos adolescentes, e praticar o ensinamento jovens e familiares, bem como, demostrar a importância da sustentabilidade.

Específicos:

- Desenvolver habilidades;
- Garantir a acessibilidade dos usuários ao serviços;
- Promover alimentação saudável;
- Fortalecer a alimentação saudável a comunidade
- Desenvolver ações como forma de prevenir e superar a extrema pobreza e situações de vulnerabilidade e risco diversas;

Metas a atingir:

O projeto tem como meta atingir, crianças, adolescentes e jovens, participantes do projeto agentes de cidadania bem como a todos os frequentes no equipamento, e suas famílias; A meta para 2018 é atingir 280 crianças e adolescentes participantes das atividades do Centro da Juventude bem como em média 450 pessoas as quais fazem parte da famílias dos que frequentam o serviço. Demonstrando a importância da sustentabilidade e da produção do próprio alimento.

Cronograma

Físico:

Cronograma de 2018 – fevereiro a dezembro
Cronograma de 2018 – fevereiro a dezembro

Financeiro:

Os valores despendidos para o projeto para execução no ano de 2018 são de R$ 5.000,00 reais, sendo estes utilizados para compra de mudas, materiais para adequar a estrutura, quando não houver doações.

Orçamento:

O orçamento é decorrente de fonte do Fundo Municipal de Assistência Social , através de fonte própria, de fonte específica de recursos repassados pelo FNAS, e de materiais recebidos de doação.

Beneficiários Diretos:

O projeto beneficiará diretamente cerca de 150 crianças e adolescentes, as quais participam das atividades do Centro da juventude
do município de Ivaiporã. Em especial os seis envolvidos, pois estes são os atores principal do projeto.

Beneficiários Indiretos:

O projeto beneficiará indiretamente em média 450 pessoas, ou seja, as famílias das crianças e adolescentes frequentes no Centro da Juventude.

Resultados:

Com a implantação do projeto os resultados obtidos foi no sentido de contribuir para alimentação saudável para 150 crianças e adolescentes inseridos no Serviço centro da Juventude, bem como para suas famílias em média 450 pessoas, ainda demonstrar o valor da responsabilidade e a importância da sustentabilidade para os 07 adolescentes que desenvolvem o projeto.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos