Banco de Projetos

Sementes do Futuro

Ano / Edição: 2017
Município: Apucarana
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Autarquia Municipal de Educação

Diagnóstico

Considerando a realidade atual em relação a preocupação com as questões ambientais e com a saúde, é necessário uma educação voltada para a formação de um contexto social mais crítico e autônomo, exigindo um currículo que abrange os problemas da sociedade, contextualizando com ações de forma a construir um processo de ensino aprendizagem sólido, desenvolvendo um sujeito transformador. O projeto Sementes do Futuro envolveu 11 mil alunos da rede municipal de ensino, com atividades direcionadas aos cuidados com o meio ambiente e saúde, envolvendo ações conscientes sobre a água, preservação do solo, reciclagem do lixo, jardim sensorial, hortas pedagógicas, jardinagem, arborização e compostagem.
É preciso cuidar do planeta, aprender a ver a vida de uma maneira diferente valorizando e respeitando os recursos naturais e viver nos limites do Planeta.Neste sentido, religar as crianças com a natureza, significa, na prática, reconhecer-se como parte que interage, preserva e aprende com os elementos naturais.

Descrição

Este projeto envolveu as crianças dos Centros Educacionais , alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I do município, totalizando 11 mil alunos e 1200 professores da rede municipal .O projeto iniciou a partir de questões sociais envolvendo os cuidados com o meio ambiente e saúde. Com relação à água, foi realizada diversas atividades como visita na estação de tratamento de água ( Sanepar), uso de um simulador de água para demonstrar o consumo excessivo de água, utilização das faturas de água para contabilizar os gastos da família durante o mês , juntamente com trabalhos desenvolvidos de forma interdisciplinar envolvendo gráficos e tabelas, sendo analisados pelos alunos sugerindo ações de conscientização para a comunidade com relação ao desperdício da água.Com relação a reciclagem do lixo, foi instalada lixeiras em todas as unidades escolares , onde alunos e toda comunidade escolar aprendem a fazer o descarte corretamente do lixo, ressaltando a coleta seletiva e da redução do lixo que produzimos.Ainda em relação aos cuidados com o lixo, as escolas desenvolvem a compostagem, adubo orgânico produzido que é usado nas hortas. Foi feita a distribuição de 2.000 mudas entre manacá da serra, quaresmeira, cerejeira, oiti e hibisco com parceria da Secretaria do Meio Ambiente,para arborização e paisagismo das escolas, se estendendo até as residências das famílias e entornos próximos a unidade escolar , como praças, nascentes, pontos de ônibus, avenidas e etc, criando um clima mais agradável e aconchegante no espaço escolar , domiciliar e lugares da cidade, por meio de jardins com características de um ambiente voltado para a sustentabilidade, com a utilização de materiais recicláveis , minimizando de uma certa forma a diminuição do lixo no meio ambiente. Para o preparo das hortas pedagógicas,houve a parceria com o Colégio Estadual Manoel Ribas, onde os mesmos auxiliaram a comunidade escolar, orientando no preparo corretamente do solo, para a plantação e o cultivo da mesma. As escolas cultivaram hortaliças ,plantas medicinais se estendendo ao ambiente domiciliar, desenvolvendo nas crianças e na comunidade o gosto de plantar e perceber a importância dos benefícios de uma alimentação saudável, para a preservação e continuidade da vida. As famílias começaram a valorizar mais os espaços ociosos, fazendo o plantio de hortaliças ajudando no orçamento familiar.Com relação à saúde, devido à problemática da proliferação da dengue e gripe H1NI, as famílias foram orientadas por meio de palestras sobre os cuidados com as doenças . Nesse período,foram distribuídas sementes de crotalária e citronela para todas as escolas,onde as crianças juntamente com seus professores fizeram o plantio,para serem distribuídas as famílias.Foram realizadas passeatas de conscientização e sensibilização,pela comunidade escolar onde os alunos usavam coletes personalizados como agentes da educação, entregando panfletos informativos alertando a comunidade da importância de se manter um ambiente limpo, para evitar doenças e a sua proliferação. Ao final do projeto todas as unidades escolares foram premiadas com uma placa de incentivo por contribuírem por um ambiente mais sustentável.

Objetivos

Gerais:

Conscientizar a necessidade de atitudes voltada para a sustentabilidade do planeta, onde se faça a reflexão sobre ações que possam minimizar os problemas ambientais proporcionando mudanças de comportamento social e afetivo.

Específicos:

-Promover ações que possam mediar futuras intervenções entre os espaços escolares e os espaços domiciliares, o gosto de plantar e perceber a importância dos benefícios de uma alimentação saudável para a preservação e continuidade da vida;
- Orientar a comunidade quanto a prevenção de doenças e conhecer a realidade ambiental do município em relação à poluição, reciclagem, contaminação, preservação e de recursos naturais, comparando à situação do planeta;
- Trabalhar com informações que retratem a atual situação do planeta em relação aos recursos naturais, no intuito de discutir e analisar soluções.

Metas a atingir:

- Diminuição do consumo da água e a reutilização da água da chuva , utilizando cisternas;
- Reaproveitamento do lixo orgânico por meio da compostagem, diminuindo a produção do lixo no meio ambiente;
- Aprender a importância de uma alimentação saudável, sem uso de agrotóxicos;
- Diminuir os casos de doenças como dengue e gripe;
- Valorização dos espaços ociosos das escolas e residências, com o cultivo das plantas;
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Cronograma

Físico:

_Construção de hortas pedagógicas para a alimentação saudável nas escolas e CMEIs, de estendendo as famílias.

_ Fazer jardinagem e arborização dos espaços escolares e domiciliares.
- Hortas e jardinagens nas escolas e CMEIs estendidas as famílias;
- Economia da água, por meio de análise dos talões;
- Reciclagem do lixo, sendo colocado nas 60 unidades escolares lixeiras personalizadas(37 escolas e 23 CMEIs);
- Prevenção das doenças estudos das causas consequências, com o plantio da crotalária e a panfletagem na caminhada (dengue);
- Estudo das causas e consequências da Gripe H1N1, blitz educacionais com panfletos educativos, com coletes personalizados;
- Compostagem (Redução do lixo orgânico);
-Construção de estufas e canteiros, com a semente utilizando o adubo produzido nas instituições;
- Adoção de espaços próximos a unidade escolar (praças, nascentes, avenidas, pontos de ônibus) na arborização e jardinagem, deixando a cidade mais bela (2º semestre de 2017)

Financeiro:

Os gastos com o Projeto Sementes do Futuro, já são previstos no orçamento da Autarquia Municipal de Educação, para a aquisição de equipamentos pertinentes para a construção de hortas, dos jardins, da compostagem, da reciclagem , dos panfletos, lixeiras e placas de incentivo

Orçamento:

Orçamento previsto aproximadamente em R$10.000,00 (dez mil reais), despendido entre materiais utilizados na preparação das hortas e dos jardins , coletes, panfletos e adesivos personalizados para as campanhas educativas contra a dengue e gripe, lixeiras utilizadas na reciclagem .

Beneficiários Diretos:

Todos os alunos, professores, funcionários da escola.

Beneficiários Indiretos:

As famílias dos alunos envolvidos no projeto, bem como a comunidade num todo.

Resultados:

A participação e o envolvimento da comunidade escolar e das famílias foi de grande valia, para que os resultados fossem alcançados.Atitudes sustentáveis foram trabalhadas e percebeu-se uma preocupação bastante relevante às questões ambientais.
A valorização dos espaços ociosos com cultivo de hortas, desenvolvendo nas crianças e na comunidade o gosto de plantar e comer alimentos saudáveis, a criação de ambientes arborizados e agradáveis por meio dos jardins com a utilização dos materiais recicláveis. Cuidados com a saúde, por meio das campanhas educativas em relação a dengue e a gripe e a reciclagem do livro orgânico por meio da compostagem.
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Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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