Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Biblioteca Itinerante O Prazer da Leitura Mais Perto de Você

Ano / Edição: 2017
Município: Apucarana
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Autarquia Municipal de Educação de Apucarana

Diagnóstico

Nos últimos quatro anos houve um aumento significativo no número de matrículas na rede pública municipal de Apucarana oriundas da rede particular devido a um trabalho diferenciado na Educação do município que vem alcançando cada dia mais a credibilidade da população. Também, é válido ressaltar que, com a lei 12.796 de 04 de abril de 2013, as crianças de 04 e 05 anos devem, obrigatoriamente, frequentar a pré-escola no ambiente escolar. Esses pontos são muito positivos para a educação, porém, é inevitável a falta de espaço físico para atender a crescente demanda. Para sanar essa dificuldade de espaço físico e aliar à necessidade do aluno ter ao seu alcance obras literárias que aprimorem e enriqueçam tanto sua área cognitiva quanto o senso crítico, bem como, seu acesso a diversos gêneros literários, foi elaborado o Projeto Biblioteca Itinerante O Prazer da Leitura Mais Perto de Você. O Projeto atende aproximadamente 4.700 crianças de berçário a Pré II na Educação Infantil e 6100 alunos de 1° a 5° ano do Ensino Fundamental I de forma direta e seus familiares de forma indireta. São 300 salas de aula das 37 escolas e 23 CMEIs beneficiados com o Projeto.

Descrição

Diante das necessidades expostas na justificativa, a Biblioteca Itinerante veio minimizar a falta de espaço físico e ampliar o acesso do aluno às obras literárias de qualidade referente à sua faixa etária. Cada uma das 300 salas de aula de Pré I a 5° ano recebeu a Biblioteca com cem títulos diferenciados para serem trocados entre as salas periodicamente. Por isso a Biblioteca é “Itinerante” porque deve ser deslocada de uma sala a outra da escola . Nesta troca interclasse há contato com diversas obras literárias. Os 23 CMEIs receberam , também, cem obras de acordo com a faixa etária, inclusive os livros de banho, de tecido, com estímulos visuais, táteis e auditivos. Cada professor, juntamente com seus alunos, ficam responsáveis por cuidar do acervo recebido (manter os livros organizados, bem cuidados...). Dentro da matriz curricular do ensino de educação integral há dez aulas semanais de Língua Portuguesa e são utilizadas cinco delas para trabalhar com o acervo da Biblioteca Itinerante; são trabalhadas atividades diversas (interpretação, teatro, jornal, maquete, exposição, fantoches, dramatizações...) explorando as leituras realizadas, contemplando também, as outras disciplinas(trabalho intenso com a interdisciplinaridade); Tais atividades são apresentadas na “Semana Literária” de acordo com o cronograma anual ,no mês de setembro com a participação da família e comunidade. Periodicamente, os alunos levam para casa, para interação com a família, uma obra literária na Sacola “Leitura em Movimento”. Os alunos têm uma carteirinha de retirada dos livros para registro. Junto à Sacola os alunos levam uma ficha de análise da obra.
A Biblioteca Itinerante é um Móvel de 1,70 cm de altura e 1 m de largura com três prateleiras e uma gaveta grande de cada lado devidamente caracterizada com adesivo relacionado ao temas de leitura. A dotação orçamentária é 4.4.90.52.42.00.00 - mobiliário em geral/despesa: 25669/Fonte de recurso: Fonte 104 - Educação 25%. Dentro desse móvel foram colocadas, aproximadamente, 100 obras literárias novas previamente sugeridas pelos professores da rede e analisadas pela equipe técnico-pedagógica da Autarquia Municipal de Educação e adquiridas com as seguintes características : dotação orçamentária: 4.4.90.52.18.00.00 - coleções e materiais bibliográficos/despesa: 14566/Fonte de Recurso - Fonte 102 - FUNDEB 40%. Compõe o Projeto uma sacola com o título “Leitura em Movimento” que vai para casa com a obra para trabalho com a família com a seguinte descrição: dotação orçamentária: 3.3.90.30.19.00.00 - material de acondicionamento e embalagem/despesa: 4076/Fonte de recurso: Fonte 102 - FUNDEB 40% e também fantoches que são utilizados nas dramatizações sobre as obras lidas com as seguintes características: dotação orçamentária: 3.390.30.14.00.00 - material educativo e esportivo/despesa: 12782/Fonte de recurso: Fonte 104 - Educação 25%

Objetivos

Gerais:

Proporcionar aos alunos por meio da leitura, a oportunidade de enriquecimento linguístico e sociocultural para garantir a formação de leitores autônomos, competentes e capazes de exercer o senso crítico, melhorando assim, a qualidade no processo de ensino e aprendizagem, bem como a adequação no espaço físico.

Específicos:

Possibilitar momentos de interação com outras turmas como forma de divulgação do acervo literário;
Modernizar o conceito de biblioteca dentro da escola tornando-a mais próxima dos alunos;
Despertar o prazer pela leitura estimulando o potencial cognitivo e criativo do aluno;
Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;
Provocar o desejo de novas leituras contribuindo para aumentar o repertório literário dos alunos;
Ampliar o desenvolvimento do vocabulário favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
Integrar o conteúdo de forma interdisciplinar, dialogando com as diversas áreas do conhecimento visando o aprendizado global;
Proporcionar momentos de interação entre a escola e a comunidade por meio da sacola “Leitura em Movimento”.
Compartilhar opiniões, idéias e leituras realizadas utilizando a sacola “Leitura em Movimento” para o envio das obras.
Trabalhar a literatura na escola envolvendo as diversas linguagens artísticas. (música, dramatizações e teatro)
Propor atividades em que os alunos tenham que perguntar, prever, recapitular, opinar, resumir, comparar e confrontar opiniões, analisar, inferir... desenvolvendo o senso crítico, a formação de valores e a construção da cidadania.
Desenvolver sequências didáticas de acordo com as obras escolhidas e os conteúdos estipulados.

Metas a atingir:

Interação entre as turmas na troca de experiências com a leitura de diversas obras literárias.
Estimular o potencial cognitivo e criativo do aluno.
Aceitação de um novo conceito de biblioteca que não é estática mais está próxima ao aluno.
Interação com a família por meio da Sacola “Leitura em Movimento”.
Mais espaços nos estabelecimentos de ensino para atender novas turmas ou propiciar outros ambientes pedagógicos.

Cronograma

Físico:

Diagnóstico, coleta de dados, análise do que seria feito e elaboração do Projeto no ano de 2014. No ano de 2015 foi feita a escolha do móvel, das obras, dos fantoches e modelo da sacola, analisados e enviados para licitação, bem como, a compra e entrega dos materiais em 2015. De 2016 até o presente momento há o uso, por meio de projetos, de todos os materiais adquiridos.

Financeiro:

Biblioteca itinerante
dotação orçamentária: 4.4.90.52.42.00.00 - mobiliário em geral
despesa: 25669
Fonte de recurso: Fonte 104 - Educação 25%.
Livros de Literatura infantil
dotação orçamentária: 4.4.90.52.18.00.00 - coleções e materiais bibliográficos
despesa: 14566
Fonte de Recurso - Fonte 102 - FUNDEB 40%
Sacola itinerante
dotação orçamentária: 3.3.90.30.19.00.00 - material de acondicionamento e embalagem
despesa: 4076
Fonte de recurso: Fonte 102 - FUNDEB 40%

Fantoches
dotação orçamentária: 3.390.30.14.00.00 - material educativo e esportivo.
despesa: 12782
Fonte de recurso: Fonte 104 - Educação 25%

Orçamento:

LOA e PPA

Beneficiários Diretos:

Alunos, gestores, professores e assistentes infantis das Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil.

Beneficiários Indiretos:

Familiares e toda a comunidade escolar

Resultados:

Cada turma das trinte e sete escolas e dos vinte e três CMEIs do município receberam a Biblioteca Itinerante estão utilizando em suas aulas de Língua Portuguesa e demais disciplinas trabalhando a interdisciplinaridade. Algumas escolas conseguiram separar as turmas numerosas, abrir para novas matrículas e reorganizar o espaço pedagógico. Muitas famílias relataram como está sendo interessante e importante o trabalho com as obras da Sacola Leitura em Movimento. Avaliações internas promovidas pela Autarquia demonstraram aumento na pontuação de interpretação que é resultado da ampliação do trabalho com a leitura que agora está mais próxima ao aluno. Maior índice de classificação em Olimpíadas e Concursos promovidos por instituições renomadas na área da Educação.

Anexos

Banco de Projetos