Banco de Projetos

O AMBIENTE MOODLE E A FORMAÇÃO CONTINUADA SEMIPRESENCIAL DOS PROFESSORES MUNICIPAIS DE LONDRINA

Ano / Edição: 2013
Município: Londrina
Função de Governo: Administração

Diagnóstico

A rede municipal de educação de Londrina/PR é composta por aproximadamente 3.000 professores e servidores. O processo de qualificação profissional (cursos, atendimento e acompanhamento pedagógico) é realizado por cerca de 150 servidores da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Londrina. Atualmente, a equipe encontra dificuldades em atender toda a demanda de professores municipais.

Descrição

O projeto buscará propiciar cursos e/ou atendimento pedagógico, na modalidade de ensino semipresencial, para professores/servidores e comunidade de pais da rede municipal de Londrina. Este projeto será desenvolvido em três etapas: a primeira etapa abarcará o processo de implantação e estruturação do ambiente virtual de aprendizagem da SME de Londrina; a segunda etapa consistirá na formação técnica e pedagógica dos professores/servidores da SME; a terceira etapa atuará em parceria com o projeto Escola de Pais, proposto e executado pela SME, viabilizando o processo de capacitação, na modalidade semipresencial, para a comunidade de pais dos alunos da rede municipal.

Objetivos

Gerais:

Propiciar cursos e/ou atendimento pedagógico, na modalidade de ensino semipresencial, para professores/servidores e comunidade de pais da rede municipal de Londrina.

Específicos:

 Implantar uma política de EaD online, direcionada especificamente à modalidade de ensino b-learning, a partir da utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, o Moodle;  Oportunizar aos servidores/professores da SME capacitação para compreensão e utilização dos principais recursos do Moodle e das possibilidades desse AVA nos processos educacionais desenvolvidos em condições online.  Desenvolver metodologias de ensino colaborativas, que busquem promover a autonomia, a interação e produção coletiva.

Metas a atingir:

As metas de implantação, estruturação e organização pedagógica do sistema MOODLE, o ambiente virtual de aprendizagem selecionado para atender a SME, já foram cumpridas no primeiro semestre do ano de 2013. As metas propostas para organização das turmas compostas pelos servidores da SME e capacitação desses alunos serão desenvolvidas até o julho de 2014. A orientação e o acompanhamento dos cursos que serão ofertados no AVA da Secretaria de Educação de Londrina constitui as metas finais propostas para concluídas até o final do ano de 2014.

Cronograma

Físico:

TURMAS CURSOS FINALIZADOS - 1º Semestre 2013 1 Março e Abril - 2 Maio e Junho - 3 Maio e Junho - CURSOS PREVISTOS - 2º Semestre 2013 4 - Julho e Agosto 5 - Agosto e Setembro 6 - Setembro e Outubro 7 - Outubro e Novembro

Financeiro:

Não há apoio financeiro.

Orçamento:

Não há.

Beneficiários Diretos:

Capacitação profissional de 150 servidores da Secretaria Municipal de Educação quanto à compreensão e utilização de estratégias de ensino para educação em condições online.

Beneficiários Indiretos:

Proporcionar formação continuada para toda a demanda de professores municipais de Londrina

Resultados:

O projeto encontra-se em fase de desenvolvimento.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos