Banco de Projetos

Educação Ambiental - Projeto

Ano / Edição: 2017
Município: Lapa
Função de Governo: Gestão Ambiental

Administração Indireta:

Julio Bastos

Diagnóstico

O lixo é um fenômeno puramente humano, uma vez que na natureza não existe, pois tudo no ambiente agrega elementos de renovação e reconstrução do mesmo. Vendo essa realidade em nosso Município, decidimos trabalhar com as crianças, pois acreditamos que através delas conseguiremos ter resultados positivos agora e consequentemente no futuro. O Projeto "Meu Lixo" 2016 foi sua segunda edição, no entanto em Agosto/2017, já demos início novamente devido ao sucesso das edições passadas.

Descrição

Foi trabalhado o tema “Resíduos” com os alunos do 4º ano das Escolas Municipais e Rede Particular de Ensino, pelo professor regente de cada classe, os quais serão foram gestores do Projeto “Meu Lixo” em sua Escola.
Cada escola desenvolveu um trabalho específico de acordo com a realidade do bairro de sua escola, caracterizando a situação atual do lixo na escola e no bairro. A partir deste diagnóstico, os alunos foram motivados a elaborar estratégias de solução dos problemas observados.
Na sequência, a escola agendou reunião com a Associação de Pais e Mestres, convidou todos os pais e estendeu o convite aos moradores do bairro para apresentar a situação atual (o diagnóstico) e as medidas de melhoria para a gestão de resíduos.
Para finalizar o projeto, cada turma da escola elaborou uma maquete, que reproduziu a gestão adequada dos resíduos, desde a geração até o seu destino final adequado e uma frase que sensibilizou as pessoas para separar o material reciclável.
O Projeto “Meu Lixo” teve o “Dia da Integração”. Neste dia, todas as escolas participantes do projeto, estavam reunidas na Praça General Carneiro, para exposição de suas maquetes e apresentação da frase.

Objetivos

Gerais:

Oferecer ao aluno do 4º ano do ensino fundamental a oportunidade para ele observar e compreender que as condições do ambiente resultam das nossas ações diárias, com foco na gestão de resíduos desde a geração até o destino final, ou seja, a partir do momento que cada pessoa gera o lixo até a entrega ao coletor, estudando como separar, ensacar, dispor para a coleta no dia e horário específico, de acordo com o roteiro de cada bairro.

Específicos:

1º Compreender o lixo como produção nossa “seres humanos” no dia a dia;
2º Identificar os destinos dados aos resíduos;
3º Conhecer os problemas ambientais e de saúde causados pelo lixo.

Metas a atingir:

Com a realização do Projeto “Meu Lixo”, através das Escolas, acreditamos na melhoria da gestão dos resíduos em nossa Cidade, considerando a responsabilidade de cada cidadão pelo destino adequado do lixo que gera, bem como esperamos sensibilizar e motivar as pessoas para acondicionar e dispor corretamente o seu lixo comum e o material reciclável.

Cronograma

Físico:

Em anexo como: Cronograma para realização dos trabalhos.

Financeiro:

Não houve custos.

Orçamento:

Não houve custos.

Beneficiários Diretos:

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da Lapa.

Beneficiários Indiretos:

Aproximadamente os 414 alunos e 50 professores acompanhantes do Projeto, os quais trabalharam a realidade do bairro, da escola, do município em um todo.

Resultados:

Tendo em vista que o projeto em 2017 está indo para sua terceira edição, consideramos resultados muito positivos, pois temos percentuais qualitativos os quais comprovam a eficiência de trabalhar o tema "LIXO", uma palavra que para muitos podem não significar nada, mas depois de tanto ser trabalhado, é visto de outra maneira. O fato de famílias dependerem para sua sobrevivência e sustento, acaba impactando positivamente muitas pessoas levando assim ao descarte correto e consciente de quaisquer tipos de materiais.
Consideramos um sucesso o projeto em um todo.

Anexos

Banco de Projetos