Banco de Projetos

Projeto “Vem Ler!” Contação de Histórias

Ano / Edição: 2017
Município: Guarapuava
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

DORACI SENGER LUY

Diagnóstico

O projeto “Vem Ler! ’ Contação de Histórias surgiu no ano de 2013, pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, município de Guarapuava, PR, com o intuito de despertar no pequeno leitor, o gosto pelo literário. Sabe-se que não é novidade nenhuma, o desinteresse pela leitura na fase adulta, e devido a esse fato, fica evidente que é a falta dela nos anos iniciais que provoca no adulto, a ausência da prática de uma boa leitura. Uma criança leitora é um ser crítico, independente e criativo. Chega- se à conclusão que os livros “salvam” vidas.

Descrição

Para aprimorar e enriquecer o empréstimo de livros, principalmente para a faixa etária entre seis e dez anos, foi elaborado o projeto “Vem Ler!” Contação de Histórias, um verdadeiro convite à leitura. Foi organizada uma sala ampla, com espaço para decoração e atendimento aproximadamente de 60 crianças por período. O projeto é dividido em três momentos:
1. Contação de Histórias-
2. Cineminha-filmes previamente selecionados de curta metragem relacionados ao tema,
3. Tour pela biblioteca e leitura-promover o passeio pelo espaço da Casa da Cultura e um momento para conhecer a biblioteca e realizar leituras com os livros previamente selecionados pertinentes ao tema abordado na contação de histórias.
No final das atividades, os alunos fazem um piquenique ao ar livre, dependendo do clima, ou mesmo no saguão da Casa da Cultura.
Durante o ano são elaboradas duas histórias e divididas por semestres. Cada obra escolhida é muito bem pesquisada, desde seu autor, relevância da obra, organização do cenário, figurinos, etc. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, nos dois períodos, e o agendamento é feita pelas escolas municipais, particulares e CMEIS,assim como o do transporte,solicitado para a Departamento de Transportes-Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que cede o meio de locomoção. Ainda quando a escola não pode vir até a Casa da Cultura, o Projeto disponibiliza um transporte- uma Kombi (previamente preparada e ornamentada) do “Vem Ler!” que vai até o local para atender toda a escola com o cenário pertinente ao tema.
O “Vem Ler!” possui outras ações, como:
# Bate – papo com o escritor na biblioteca, (são convidados autores guarapuavanos para bate- papos sobre suas carreiras e obras(criação das mesmas e como criar o hábito e gosto pela leitura), público alvo são alunos das escolas municipais, estaduais e particulares do município);
# “Esqueça um livro” (incorporamos essa ideia de um projeto que teve seu início nos Estados Unidos e vem se espalhando pelo mundo todo. Conta com o auxílio da população, onde são deixados exemplares de livros com marca- páginas instrucionais,(que são distribuídos pelo Departamento de Cultura), em locais públicos todo o dia 25 de cada mês e que vem apresentando um excelente resultado;
# “Leve, leia e devolva”. É uma extensão do Projeto “Vem Ler” que tem como objetivo expandir o gosto literário através de empréstimos de livros que são realizados de maneira democrática em ambos os terminais de ônibus coletivos de Guarapuava. Os livros estão em locais estratégicos dos terminais. Ao escolher seu livro e realizar o empréstimo, o leitor deve efetuar a sua devolução no mesmo local, assim que concluir sua leitura. Promovendo dessa forma, a circulação desses livros.

Objetivos

Gerais:

Despertar o gosto e o prazer pela leitura, incentivando a criatividade e a vivência do mundo do “faz –de- conta”, de maneira lúdica e prazerosa.

Específicos:

. Incentivar o gosto pelo literário;
. Promover o empréstimo de livros na biblioteca pública;
.Oportunizar aos leitores um bate – papo informal com escritores regionais na biblioteca;
. Estimular o desejo de novas leituras.

Metas a atingir:

Atender alunos das escolas Municipais, Particulares, Centros Municipais de Educação Infantil e da comunidade local.

Cronograma

Físico:

Utilizará uma sala equipada e montada com as atividades concernentes ao tema juntamente com a Biblioteca Municipal Padre Ruiz de Montoya anexos à Casa da Cultura, situada à Rua Alcione Bastos, 211, Centro.O Projeto acontecerá de fevereiro a novembro de 2017,sob o pré -agendamento de data disponível e do transporte necessário para o translado dos alunos.Foram dois temas selecionados para o ano de 2017: Alice no País das Maravilhas e Bumba, Meu Boi Bumbá.Anexo cronograma com datas pertinentes as atividades desenvolvidas no decorrer do ano.

Financeiro:

Não existe.

Orçamento:

Aproximadamente R$ 300,00 em materiais para ornamentação do ambiente onde acontece a contação.

Beneficiários Diretos:

Beneficiários diretos somam-se desde 2013 aproximadamente 43.000 alunos das escolas Municipais, Particulares, Centros Municipais de Educação Infantil e da comunidade local.No ano de 2017, até o momento já foram atendidas o total de 8.515 alunos das respectivas instituições acima citadas.

Beneficiários Indiretos:

Professores, funcionários e comunidade local.

Resultados:

Houve um aumento significativo no empréstimos de livros na Biblioteca Pública Municipal, bem como a procura por agendamentos para participarem da contação de história pelas instituições escolares em geral.

Anexos

Banco de Projetos