Banco de Projetos

HORTA DA ESCOLA

Ano / Edição: 2017
Município: Guaporema
Função de Governo: Agricultura

Administração Indireta:

ESCOLA

Diagnóstico

O contato com a natureza faz com que as crianças percebam as consequências das ações humanas no meio ambiente e aprendam a importância de cuidar a natureza para ter uma vida saudável.
No contexto atualmente a Educação Ambiental é um dos tópicos mais importantes a serem absorvidos pelas crianças, explorar sua relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar no ambiente, se tornam fundamentais para a construção de uma consciência ecológica capaz de preservar o meio ambiente e seus recursos naturais. É neste sentido que o projeto de horta escolar se insere, ele aproxima os estudantes da realidade, fazendo com que as crianças criem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos.
Como objeto de estudo interdisciplinar a horta possibilita aos estudantes trabalhar temas como alimentação, nutrição e ecologia que aliados ao trato com a terra e cultivo de plantas, geram situações de aprendizagem reais e diversificadas.
Entre os benefícios que poderão ser alcançados com o projeto horta escolar, destacam-se a produção e consumo de alimentos naturais pelos educandos, atividades ligadas à culinária na escola, troca de conhecimentos, inserção de assuntos como a economia doméstica, a influência nas escolhas alimentares, melhoria do processo de ensino aprendizagem, formação de hábitos e práticas alimentares, além de apresentar na prática as consequências das ações do homem no meio ambiente.
As hortas também podem inserir a comunidade, trazendo para o projeto os pais e familiares dos educandos. As crianças servem de multiplicadores, porque levam o que aprendem na escola para casa e, deste modo, a influência da horta não se restringe à escola.
Portanto, ao serem criadas na escola situações em que as crianças possam lidar com a terra, regando- a todos os dias e acompanhando o seu crescimento, caminha-se em uma trilha educacional que extrapola as paredes da sala de aula. Além disso, a prática do professor aproxima-se de uma perspectiva de educação mais ampliada e integradora, que tenta superar uma visão reducionista e fragmentada do processo de ensino- aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento pleno do educando.

Descrição

DESENVOLVIMENTO
O Projeto Horta “Da Escola” é um projeto interdisciplinar que acontecerá na Escola Municipal Monteiro Lobato Ensino Fundamental com alunos do 1º ao 5º ano em período de contraturno.
Inicialmente a equipe da Prefeitura irá preparar o espaço que será utilizado para a construção da horta escolar, deixando as condições adequadas para o cultivo de plantas.
Em seguida os alunos terão uma palestra com o representante da Emater de Guaporema o Senhor Leônidas que abordará o tema: Agricultura, manejo da terra e cultivo de plantas, para introduzir o projeto e preparar os alunos e professores para a importância de trabalhar a horta na escola.
Após este período os alunos do contraturno começarão a realizar as atividades na horta, o trabalho será divido por turmas, assim cada dia da semana terá uma turma responsável por cuidar da horta, fazendo a manutenção, aguando, plantando e colhendo os produtos que estiverem na época da colheita.
Os produtos oriundos da horta poderão ser utilizados na escola e também serem doados aos próprios alunos e funcionários que estão diariamente cuidando da horta, como forma de incentivo e valorização do trabalho realizado.
Por ser uma atividade interdisciplinar caberá aos professores a oportunidade de desenvolver atividades e trabalhar conteúdos sistematizados de forma concreta e prazerosa garantindo o sucesso do desenvolvimento de seus educandos.

Objetivos

Gerais:

OBJETIVO GERAL
Conscientizar para a importância da preservação do meio ambiente e consequências das ações humanas, promovendo mudanças de valores e atitudes cotidianas capazes de transformar a comunidade a sua volta.

Específicos:

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conscientizar os educandos para as consequências das ações do homem no meio ambiente;
- Promover experiências de integração com a natureza, despertando o gosto pelo cultivo de plantas;
- Mobilizar a comunidade escolar para a construção da horta escolar;
- Despertar hábitos de alimentação saudável e atitudes ecologicamente corretas;
- Mobilizar os professores para a importância de uma educação interdisciplinar para o desenvolvimento pleno dos educandos;
- Ensinar o ofício da Agricultura, manejo da terra e cultivo de plantas, valorizando o homem do campo;
- Envolver a comunidade escolar e civil por meio dos educandos de forma a ampliar o projeto e promover mudança

Metas a atingir:

METAS
Meta 1- Criar a horta escolar com plantio de verduras, hortaliças e plantas medicinais;
Meta 2- Promover a mudança de atitudes e valores garantindo preservação do meio ambiente;
Meta 3- realizar uma educação interdisciplinar buscando integrar os conteúdos sistematizados as práticas de cultivo na horta.
Meta 4- Melhorar o índice do ensino-aprendizagem, da disciplina e do desempenho escolar dos educandos do ensino fundamental.
Meta 5- Ensinar o ofício da Agricultura, despertando o gosto pelo cultiva da terra.

Cronograma

Físico:

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Atividade Objetivo Local Período
Palestra com o técnico da Emater Leônidas. Transmitir conhecimento específico sobre a agricultura e a criação da horta. Escola Municipal
Alunos do 1º ao 5º ano. 14 de agosto
Criação e manutenção da horta escolar. Promover uma educação interdisciplinar e despertando o gosto pela agricultura. Escola Municipal Alunos do 1º ao 5º ano em contraturno.
Início em agosto
Plantio de verduras e hortaliças, cuidados com a horta. Despertar o gosto pela agricultura. Escola Municipal Alunos do 1º ao 5º ano em contraturno.
Agosto a dezembro
Colheita de verduras da horta, os educandos poderão levar os produtos para casa, contribuindo para o orçamento doméstico. Estimular o cuidado dos educando com a horta, reconhecendo o fruto do seu trabalho. Escola Municipal Alunos do 1º ao 5º ano em contraturno Agosto a dezembro

Financeiro:

CRONOGRAMA FINANCEIRO
RECEITA DESPESA PERÍODO
RECURSO MUNICIPAL SEMENTES, ADUBOS, ÁGUA, SOMBRITE, MANGUEIRA, MADIRITE, RECADORES, PÁS; ETC... AGOSTO A DEZEMBRO

Orçamento:

ORÇAMENTO
PRODUTO VALOR R$ PERÍODO
SEMENTES VARIADAS Agosto
ADUBOS Agosto
MANGUEIRA Agosto
15 RECADORES Agosto
15 PÁS DE JARDIM Agosto
SOMBRITE Agosto
MADEIRITE CERCA Agosto
15 BOTAS DE BORRACHA

Beneficiários Diretos:

ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO

Beneficiários Indiretos:

COMUNIDADE EM GERAL

Resultados:

Espera-se como resultado do projeto Horta “Da Escola” alunos mais conscientes que levam para a vida ensinamentos ecológicos, amplificando a necessidade de uma mudança de postura que é preciso implantar na sociedade com relação à natureza.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos