Banco de Projetos

Trabalho Consciente ... Futuro Permanente!

Ano / Edição: 2017
Município: São Jorge do Ivaí
Função de Governo: Saneamento

Diagnóstico

O Município de São Jorge do Ivaí institui o Plano de Gestão integrada de Resíduos Sólidos com o intuito de atender toda a população e destinar ambientalmente e correto todos os resíduos gerados por eles.

Descrição

As principais ações desenvolvidas pelo plano é a coleta porta a porta dos matérias acondicionando os mesmo até sua destinação ambiental correta; e educação ambiental nas escolas com os alunos para demonstrar a importância da destinação correta dos resíduos (domésticos, recicláveis e compostagem).

Objetivos

Gerais:

Atender toda a população do Município com o destino correto dos resíduos para que o meio ambiente não sofra as consequências futuras.

Específicos:

- Criar uma política para o gerenciamento adequado de Resíduos;
- Destinar os resíduos de forma compatível com a saúde publica e a conservação do meio ambiente;
- Possibilitar a reciclagem dos resíduos;
- Envolver a sociedade na construção de um modelo de gestão dos RSU.

Metas a atingir:

Reciclar pelo menos 80% dos materiais coletados e destinar de forma correta os rejeitos, conscientizando a população sobre a importância do trabalho coletivo para uma melhor qualidade de vida a todos;
Aquisição de caçambas com separação e destino correto dos matérias oriundos da construção civil, para não prejudicar o solo com seu contato direto.

Cronograma

Físico:

A coleta seletiva acontece durante 3 dias na semana (2ª, 4ª, 6ª) e a coleta do reciclável (material) acontece durante 2 dias (4ª e 5ª)

Financeiro:

Os valores despendidos são atingidos com o pagamento de funcionários/motoristas/manutenção dos equipamentos/destinação final.

Orçamento:

o Projeto de resíduos sólidos tem um orçamento anual de 636.110,29 R$

Beneficiários Diretos:

Toda a população

Beneficiários Indiretos:

Toda a População

Resultados:

Uma das metas atingidas foi a coleta porta a porta de 100% da população e também a separação do material reciclável com apenas 10% de rejeito

Anexos

Banco de Projetos