Banco de Projetos

Prêmio Gestor Público Paraná

CAMINHOS DE PEABIRU : HISTORIA , CULTURA E TURISMO

Ano / Edição: 2017
Município: Peabiru
Função de Governo: Cultura

Diagnóstico

O Município de Peabiru, emancipado em 14 de dezembro de 1952, situa-se na Mesorregião Centro-Ocidental do Estado do Paraná, local por onde passava o milenar Caminhos do Peabiru. Conta com uma população de 14-624 habitantes, sendo que 4.944 deste vivem em situação de pobreza. Embora tenha 1.806 alunos matriculados no ensino fundamental e 587 no ensino médio apresenta índice de 10,42% de analfabetismo, dentro de um IDH-M de 0,736 (IBGE, 2010; IPARDES, 2012).
Destes, 80,81% estão na área urbana e 19,19% na área rural. Assim caracteriza-se por um município de incipiente industrialização, cuja base econômica é estribada na produção agrícola e prestação de serviços. É Diante dos dados sócios-econômicos apresentados que projetos e acontecimentos culturais fazem necessário a comunidade local.
Logo, tendo em vista que o termo “Peabiru” remete ao milenar Caminho do Peabiru, tem-se o norte condutor de ações que é por meio do comprometimento do poder público com a política cultural que se pode realçar este riquíssimo imaginário histórico subjacente, fazer aflorar e estabelecer o entendimento e convivência do cidadão com o passado e assim se projetar para o futuro. Desta forma a identidade cultural do cidadão se afirma. Há um crescimento cultural, social de todos.
Entretanto antes do projeto Caminhos de Peabiru poucas pessoas sabiam da existência e importância destes caminhos para a cidade. Ao menos sabiam o significado do termo Tupi-Guarani (que vem de Peya beyu, “Caminhos Gramado Amassado”). O desconhecimento abrangia tanto crianças, como jovens e adultos. Desta forma o diagnóstico de pertencimento e de identidade histórico cultural nos cidadãos era nulo, inexistente mesmo com estabelecimento do Museu Municipal Caminhos de Peabiru, criado pela Lei Municipal n.º 563, de 06 de março de 2007, situando-se na Avenida Dr. Didio Boscardim Bello, n.º 977, nesta cidade .
Por outro lado a cidade de economia agrícola conta com muitos jovens e população economicamente ativa DESEMPREGADOS. Em 2016, segundo o site Peabiru numa região de 25 municípios estava em 19º lugar em geração de novos empregos e desta forma o Projeto Caminhos de Peabiru tem esta Verve na qual pela ação do Turismo pode-se gerar novos empregos e renda.
Desta feita, o Governo Municipal de Peabiru, norteado por uma gestão participativa, tem um comprometimento amplo com as políticas de cultura. Para tal as ações são contínuas, no desenvolvimento de diversos projetos culturais, buscando formas de fomentos externos, como na ligação do projeto com os programas e ações governamentais.

Descrição

Economicamente haverá o incremento da rede de restaurantes, hotéis, artesanato, comércio local entre tantos outros segmentos, além de que em seu redor e diante dos eventos nele realizado se gerará renda e empregos.

1 AÇÕES DE ESCOPO LEGAL

1-Formalizar grupo de trabalho, com portaria legalizando a Comissão pertinente.
2-Adequar-se ao Sistema Nacional de Cultura;
a)Buscar termo de Adesão;
b) Elaborar Plano de Trabalho para envio ao Ministério;
c)Elaborar lei de criação do Sistema Municipal de Cultura (contendo as regras do Conselho Municipal de Políticas Culturas, Plano Decenal de Cultura e Fundo Municipal de Cultura).
3- Tombar como patrimônio Histórico e Cultural e turístico os caminhos de Peabiru em Peabiru-PR;
4- Em médio prazo, prever o desmembramento da Secretaria de Educação, Cultura, esporte e Lazer ou a criação de fundação pertinente.
5-Prever na LDO e LOA os recursos locais para o projeto;
6-Elaborar lei de Tombamento dos monumentos já existentes;
7-Criar pacto ou tratado abrangendo os municípios da região de Peabiru-PR;
8-Apresentar Projeto para setores governamentais estaduais e federais, bem como para empresas privadas e organizações em fins lucrativos;

.2 AÇÕES DE ESCOPO ESTRUTURAL

1-Fortalecer as divisões de cultura, esporte e turismo, com aquisição de computadores, impressoras, data show, GPS, câmera fotográfica aparelho de gravação para coleta e registro de dados e fatos.
2-Estabelecer um servidor para trabalho exclusivo e constante no secretariado do projeto.
3- Captar recursos para Construção do Teatro Caminhos de Peabiru;
4-Estimular e promover estudos e Publicações de obras acerca do tema caminhos de Peabiru
5-Estruturação das trilhas locais com sinalização adequada;
6-Captar recursos para construção de centro de triagem e orientação de visitantes;
7-Construir portais na entrada da cidade acerca do tema;
8-Sinalizar com placas apropriadas as margens das rodovias de acesso a Peabiru;
9- Construção de Réplica Temática dos Caminhos de Peabiru;

3 AÇÕES DE ESCOPO INTELECTUAL E EDUCATIVO

1-Criar simpósio, encontros ou conferência:
a) em âmbito municipal (2º semestre de 2015);
b) em âmbito estadual (1º semestre de 2016);
c) em âmbito nacional (2017);
d) em âmbito internacional (2018).
2-Criar material didático (cartilha, jogos lúdicos-pedagógicos, etc) para ser estudadas nas escolas municipais;
3-Criar a logo do projeto.
4-Inserir em documentos oficiais timbre da logo sobre o Caminho;
5-Estabelecer como tema da Semana Pedagógica de 2016, o tema “Caminho de Peabiru”.
6-Realizar palestras em escolas municipais, estaduais, universidades, ONGs e empresas sobre a importância dos Caminhos de Peabiru;
7-Criar o Núcleo de Estudos e Pesquisas Caminhos de Peabiru –NEP focando os estudos pertinentes;
8-Reunir acervo bibliográfico e documental acerca dos Caminhos de Peabiru;
9-Inserir conteúdos dos Caminhos de Peabiru e História local nas questões dos testes seletivos e concursos de Peabiru-PR



4 AÇÕES DE ESCOPO HISTÓRICO-TURISTICO

1-Criar réplica do caminho dentro da cidade;
2-Criar percurso na zona rural;
3-Promover os monumentos municipais (com a construção dos portais com o tema e a integração dos existentes).
4-Revitalizar, reformar o Museu Municipal Caminhos de Peabiru;
5-Identificar, coletar, descobrir elementos históricos sobre o caminho e os conduzirem ao Museu Municipal Caminhos de Peabiru.
6-Criar acervo bibliográfico acerca do Caminho de Peabiru no Museu Municipal Caminhos de Peabiru.
7-Incorporar ao projeto inventário turístico
8-Estabelecimento de rota oficial dos Caminhos de Peabiru na cidade e região com mapeamento em parceria com a UNESPAR, Universidade Estadual do Paraná;
9-Realizar Trilhas, Caminhadas e Acqua Trekking dentro dos Caminhos de Peabiru valorizando nossas paisagens naturais como cachoeiras, vales, igrejas e comunidades rurais;
10-criar circuito regional dos caminhos de Peabiru com duração e caminhada de 4 dias;


.5 AÇÕES DE ESCOPO CULTURAL E ESPORTIVO

1-Promover eventos culturais e esportivos (semana do caminho, concurso de redações, de poesia, de musica, trilhas, etc)
2-Nomear os campeonatos de futebol com o nome “Taça Caminhos de Peabiru”;
3-Criar o Troféu Caminhos de Peabiru para premiação diversa;
4-Capacitar a Comissão do projeto por meio de intercâmbios e participação em eventos pertinentes
5-Montar Espetáculo Caminhos de Peabiru com alunos da rede estadual publica de ensino;
6- Inserir o tem caminhos de Peabiru no Carnaval de rua local;
7-Ampliar as oficinas de Historia e Literatura no evento Poema no Prato;

Objetivos

Gerais:

-Ressignificar por meio da difusão cultural, histórica, turística e ambiental os Caminhos de Peabiru, consolidando-o como patrimônio cultural material e imaterial local gerando emprego e renda bem como sentimento de pertencimento e identidade histórico cultural aos munícipes.

Específicos:

-Potencializar a força turística municipal, atraindo turistas trazendo para cidade renda e gerando emprego nos setores diversos de nossa economia, tais como artesanato, comercio e indústria turística.
-Criar alternativa de emprego e perspectivas de progresso humano e econômico a população;
-Atrelar o nome da cidade de Peabiru aos Caminhos de Peabiru, onde quer que ele seja ouvido.

-Fortalecer o senso de identidade histórica e cultural do cidadão peabiruense com o município, com o Paraná e com o Brasil-

-Criar um sentimento de pertença aos moradores de Peabiru;

-Incrementar a economia municipal, com a geração de empregos e renda;

-Promover a Integração entre as cidades da COMCAM, do Paraná e de outros estados e países por meio dos Caminhos de Peabiru;
-Cria espetáculo cultural que fale sobre os caminhos de Peabiru;
-Fazer comunicações e oficinas sobre a história local e dos caminhos aos alunos das escolas municipais, estaduais, ensino superior e entidade;
-Atrair, por meio de seus pontos culturais (museu, biblioteca, etc) turistas e estudiosos a nosso município;

-Reconhecer da paisagem do entorno dos prováveis caminhos do Peabiru;

Metas a atingir:

O Projeto Caminhos de Peabiru se desenvolve em 4 fases que se intersectam constantemente, não havendo termino de uma para começo de outra. Toadas as quatros fases são transversais e a todo instante estão sobrepondo-se:
1-FASE HISTÓRICA: Levantar dados por meio das fontes orais e achados arqueológicos e bibliografia relativas acerca dos Caminhos de Peabiru em Peabiru-Pr.
2-FASE CULTURAL: Inserir no imaginário local e nas suas construções teóricas o tema Caminhos de Peabiru por meio de eventos, festas populares como o Carnaval, Festa do Prato Típico, Festas Juninas, teatros, músicas, palestras e oficinas de historia e literatura aos alunos da rede municipal, estadual, professores, ensino superior, e entidades e empresas.
3-FASE TURÍSTICA: Divulgar o nome de Peabiru em todos meios, no sentido de atrair o turista e por consequência atrair o gasto do turista em nossa cidade. Gerar emprego e renda por meio do turismo, no feitio de caminhadas, trilhas ecológicas, acqua trekking, visitações de lazer e pesquisas ao museu e monumentos, bem como aos atrativos naturais tais como cachoeiras e montanhas.


4-FASE AMBIENTAL: Consolidar o senso ecológico e de preservação em todas faixas etárias por meio da cultura indígena e dos caminhos de Peabiru.



META EM CURTO PRAZO: Germinar na comunidade o senso de riqueza cultural e imaterial do caminho de Peabiru, por meio de ações pontuais como simpósios, palestras de informação e sensibilização, conferencias, trilhas ecológicas e históricas, festas populares, conteúdos em concurso publico municipal, encontros direcionados a população local, integrando crianças, jovens , adultos e cidadãos da melhor idade.


META EM MÉDIO PRAZO: Consolidação dos Caminhos de Peabiru como vetor de crescimento econômico, cultural, social e turístico, bem como concretização de um imaginário cultural que fomente a atração de novos investimentos para cidade, por meio de Feiras Artesanais e Literárias de autores indígenas, exposições, congressos, simpósios em nível regional, estadual e nacional.

META EM LONGO PRAZO: Consolidar a cidade de Peabiru nacional e internacionalmente como centro cultural, turístico, histórico e de pesquisa do caminho de Peabiru, erigindo monumentos, replica do caminho na zona urbana e rural, alicerçando assim a economia e o senso de pertencimento dos peabiruenses, fortalecendo o comercio local, a rede hoteleira, os restaurantes, o artesanato local gerando emprego e renda a comunidade local.

Cronograma

Físico:

2015: valores inseridos no cotidiano orçamentário da Divisão de Cultura e Secretaria de Turismo para Material de Expediente e Mídia Virtual
2016: valores inseridos no cotidiano orçamentário da Divisão de Cultura e Secretaria de Turismo para Material de Expediente e Mídia Virtual

2017: Mediante a Lei n.º 1153 de 05 de junho de 2017 foi previsto o valor de R$ 50.000,00 para Materiais de Consumo e Outros Serviços de Pessoa Jurídica na fonte livre do TCE na rubrica orçamentaria 08.003.23.695.0.010.2.062 3390.30.00 e 08.003.23.695.0.010.2.062 3390.39.00. A Mídia Virtual acontece transversalmente.

Financeiro:

2015: valores inseridos no cotidiano orçamentário da Divisão de Cultura e Secretaria de Turismo
2016: valores inseridos no cotidiano orçamentário da Divisão de Cultura e Secretaria de Turismo

2017: Mediante a Lei n.º 1153 de 05 de junho de 2017 foi previsto o valor de R$ 50.000,00 para Materiais de Consumo e Outros Serviços de Pessoa Jurídica na fonte livre do TCE na rubrica orçamentaria 08.003.23.695.0.010.2.062 3390.30.00 e 08.003.23.695.0.010.2.062 3390.39.00

Orçamento:

O grande diferencial do projeto é seu enquadramento nos princípios da economicidade e a eficiência com o uso dos equipamentos já existentes da Prefeitura Municipal de Peabiru, tais como servidores da administração da área, material de expediente e material visual digital, o que não onera o erário.
No planejamento inicial não se vislumbra custos, uma vez que os orçamentos municipais se encontram destinados. Desta feita, projetou-se o incremento na dotação orçamentária da Secretaria de Turismo em 2017 de R$ 50.000,00 a serem destinados neste sentido.

Beneficiários Diretos:

São 13.624 habitantes de Peabiru.

Beneficiários Indiretos:

Por conseguinte o Projeto Caminhos de Peabiru Inicialmente pretende-se atingir os 14.324 habitantes de Peabiru, e a posteriori, atingir os 300 mil habitantes da Comunidade dos Munícipios da região de Campo Mourão. Em seguida, atingir o estado Paraná e com desdobramentos nacionais e internacionais.

Resultados:

Incremento ao Turismo, a economia municipal e por consequência enriquecimento das matizes Culturais locais,

-Fortalecimento da economia local. Como no depoimento do empresário José Carlos Aveiro, da Panificadora Master Pão no centro da cidade “ é bom que tenham mais trilhas e caminhadas, pois nessa manhã recebi 60 visitantes de Maringá para a trilha consumindo no meu estabelecimento”;

-Nome da cidade na mídia, o que traz respeito, confiança, e visibilidade não só na questão turística, mas na questão de investimentos gerais, revistas, jornais, mídia eletrônica e TV, inclusive o Programa Meu Paraná da RPC em 08 de outubro de 2016 falando sobre o Projeto num todo (programa anexado em vídeos);

-Atuação nas escolas com oficinas de Historia, e Poesia atingindo 05 escolas municipais urbanas, 01 escola rural, 136 alunos; (vídeo em anexo)

-Espetáculo Caminhos de Peabiru utilizando 60 alunos do ensino fundamental e médio do Colégio Estadual Olavo Bilac (colégio) publico. Para atuarem estes alunos atores passam por oficinas de História dos Caminhos de Peabiru e história local

-Caminhadas Eco Históricas pelos Caminhos de Peabiru: foram realizadas cerca de 40 caminhadas, envolvendo cerca de 80 caminhantes por evento, totalizando cerca de 3.200 visitantes de Peabiru, Maringá, Curitiba, Engenheiro Beltrão, Fênix, Quinta do Sol, Araruna, Iretama, São Paulo-SP, Jacareí-SP, Primavera do Leste-MT, Nova Orleans-EUA, entre outros.

-Visitas de 06 escolas municipais ao Núcleo de Estudos Caminhos de Peabiru-NEP;
-Marca Caminhos de Peabiru no imaginário local, sendo tal fato de fácil constatação nas conversas com a população, o que revela o efeito no fortalecimento do senso de pertencimento e RG Histórico e Cultural nas Crianças;

-Condução de diversas escolas as trilhas e monumentos de Peabiru, como o Colégio Terra, de Terra Boa-Pr (vídeo em anexo)

-Realização de 36 palestras acerca do tema, no sentido de fazer conhecer e sensibilizar os alunos. Realizadas em escolas municipais e estaduais de Peabiru, Polo presencial de Engenheiro Beltrão da UEM, Semana Internacional de Historia na UEM, Congresso Internacional de Museologia na UEM, apresentação para entidades, em escolas de Campo Mourão (colégio Santa Cruz, Oswaldo Cruz, Jaelson Biaccio, etc) e Maringá (Colégio Gerardo Braga e Colégio Estadual Branca da Mota Fernandes).(video em anexo)
-Entrega pessoalmente do projeto em 22 de março de 2017 ao então Ministro da Cultura Roberto Freire e Ministro do Turismo Marx Beltrão em Brasilia-DF do projeto Caminhos de Peabiru.

-Inserção de questões atinentes aos Caminhos de Peabiru em conteúdo de Concurso Público realizado em 20 de maio de 2017 em Peabiru;

-Estabelecimento do tema Caminhos de Peabiru no carnaval de Rua 2016 e 2017

Anexos

Banco de Projetos