Banco de Projetos

Amigos da Alimentação - De Mãos Dadas Com a Saúde

Ano / Edição: 2017
Município: Apucarana
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Autarquia Municipal de Educação de Apucarana

Diagnóstico

O projeto Amigos da Alimentação – De Mãos Dadas Com a Saúde vem com uma proposta de intervenção no ambiente escolar para controle do peso e melhora dos hábitos alimentares dos alunos da rede municipal. Com a intenção de prevenir e controlar o ganho de peso corporal entre os alunos no ambiente escolar com extensão para o ambiente familiar, uma vez que a Organização Mundial de Saúde mostra aumentos preocupantes de excesso de peso para os próximos anos, principalmente entre as crianças em período escolar.
Esta fase pré-escolar e escolar, o cmei e escola acabam acolhendo a criança como segundo lar, pois acaba sendo uma realidade na vida de uma grande parcela das crianças, além de permanecerem neste ambiente por um longo período, somente retornando para a casa no final do dia, principalmente no município de Apucarana que oferece o período integral. O ambiente escolar também contribui com o papel de auxiliar as famílias a fornecer uma alimentação nutricionalmente adequada e balanceada, priorizando os alimentos in natura e o fortalecimento da agricultura familiar, onde os alimentos servidos são sempre frescos e de boa qualidade.
No entanto, conforme apontam dados da OMS, a obesidade é uma patologia que cresce anualmente sendo uma desordem nutricional caracterizada como uma epidemia mundial tanto nos países em desenvolvimento como nos desenvolvidos.
Em virtudes disto aproximadamente 12.000 alunos matriculados na rede municipal serão atendidos pelo projeto.

Descrição

METODOLOGIA

População

Será realizado um estudo com os alunos, do sexo feminino e masculino, que se encontram na faixa etária de 6 meses a 11 anos, matriculadas na rede de ensino do município de Apucarana.

Critérios de inclusão e exclusão

Os critérios de inclusão para participação deste trabalho serão todas as crianças do sexo masculino e feminino, em idade pré-escolar, escolar e ensino fundamental, na rede de ensino do município.

Avaliação antropométrica.

As crianças serão submetidas a uma avaliação antropométrica, sendo que a mensuração do peso corporal será realizada em balança eletrônica digital com capacidade de 150 kg e precisão de 0,1kg, com o mínimo de vestimentas e descalços. A estatura será determinada em um estadiometro fixo de parede de 2m e precisão de 1mm, os participantes se colocaram em posição ereta, com os braços pendentes ao lado do corpo, pés unidos, procurando pôr em contato com o instrumento de medida as superfícies posteriores do calcanhar, cintura pélvica, cintura escapular e região occipital e olhar na linha do horizonte, como orientado no plano de Frankfurt. Estes dados serão coletados por nutricionista, equipe das unidades básicas de saúde e estagiárias de nutrição.

Local da pesquisa

As avaliações antropométricas e aulas de educação física serão realizadas na própria escola, já as palestras serão realizadas nas escolas ou em local estipulado pela Autarquia Municipal de Educação.


Análise estatística

Para caracterização da amostra e disposição dos resultados será tabulado os dados de P/I (peso para idade), E/I (estatura para idade) e P/E (peso para estatura), no Excel, como orientado em avaliações antropométricas pela organização mundial da Saúde.

a. Protocolo de execução com os resultados obtidos

Após os resultados obtidos, será feito uma triagem para identificar alunos com riscos nutricionais como baixo peso, sobrepeso e excesso de peso e direcionar a ação específica para cada caso, como consulta especializada de nutricionistas do programa NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família em parceria com a Autarquia Municipal de Saúde e também para atendimentos individuais com as nutricionistas da Autarquia Municipal de Educação. Serão realizadas palestras sobre temas diversos, como alimentação adequada, grupos de alimentos, transição nutricional, alimentação e qualidade de vida, saúde do coração com diversos profissionais da saúde, direcionado tanto para os alunos quanto para os educadores, adoção de práticas de atividade física regular, iniciação esportiva como as corridas de ruas já existentes e criação de hábitos alimentares saudáveis.

Parcerias

Autarquia Municipal de Educação em parceria com a Autarquia Municipal de Saúde e Faculdade de Apucarana - FAP executarão o projeto, promovendo a elevação de informações relacionadas a saúde e garantindo qualidade de vida dos alunos.






Secretarias e Profissionais envolvidos

Autarquia Municipal de Saúde:

• Nutricionistas: Avaliação e diagnóstico de risco nutricional e conduta dietoterápica.
• Profissionais da Saúde: Palestras direcionadas aos alunos, professores, coordenadoras e diretoras.

Autarquia Municipal de Educação

• Educadores Físicos: Realização de práticas de atividade física regular, assim como incentivo a iniciação esportiva.
• Nutricionistas: Avaliação e diagnóstico de risco nutricional e conduta dietoterápica.
• Professores: Educação nutricional indireta aplicada às matérias já existentes.

Faculdade de Apucarana - FAP

• Estagiarias de Nutrição: Auxilio na avaliação e tabulação antropométrica.

Objetivos

Gerais:

Realizar avaliações antropométricas nas crianças matriculadas na rede de ensino do município de Apucarana.

Específicos:

• Identificar o perfil nutricional dos alunos.
• Adquirir medidas preventivas para alunos com perfil nutricional inadequado;
• Controlar o estado nutricional juntamente com as Unidades Básicas de Saúde;
• Melhorar o aparecimento precoce de patologias e de doenças degenerativas;
• Incentivo a prática de atividade física;
• Incentivar o conhecimento e as práticas sobre uma alimentação saudável, por meio de estratégias de educação nutricional adaptadas para cada faixa etária.

Metas a atingir:

Diagnóstico e controle geral do perfil nutricional dos alunos.
Ter ações preventivas para alunos com perfil nutricional inadequado;
Redução do aparecimento precoce de patologias e de doenças degenerativas;
Prática de atividade física regularmente;
Práticas de uma alimentação saudável.

Cronograma

Físico:

2016 / 2017
- 3 meses de avaliação antropométrica
- 3 meses de atividades de educação nutricional
- 10 meses de atendimento com multiprofissionais
- 10 meses de atividade física incentivado por profissional responsável

Financeiro:

- Para o levantamento de dados, foram utilizados os equipamentos disponíveis da Autarquia Municipal de Educação de Apucarana. Houve demanda de recursos humanos já efetivos.

Orçamento:

- Não há necessidade de orçamento

Beneficiários Diretos:

Alunos matriculados na rede municipal de ensino.

Beneficiários Indiretos:

Comunidade em geral e familiares dos alunos, assim como professores e funcionários das escolas e cmeis.

Resultados:

Através da avaliação antropométrica, foi possível identificar o perfil nutricional dos alunos da rede municipal de Apucarana, que se encontra em 67% eutroficos, 18 % sobrepeso , 13% obesidade e 2 % magreza. Também foi possível identificar que através das atividades de Educação Nutricional os alunos acabam se interessando pelo assunto e tentam se corrigir quando há uma inadequação na alimentação ou na sua conduta diária, podemos observar isto, através dos relatos destes alunos nas atividades de educação alimentar e nutricional subsequente e comportamento no ambiente escolar. Esta mudança de comportamento acaba atingindo os país de alunos e consequentemente trazendo como benefícios práticas que previnem as patologias relacionadas a alimentação. Também é importante salientar que o cardápio elaborado para o ambiente escolar seguem os princípios de uma alimentação nutricionalmente adequada, que também gera reeducação alimentar.
Incentivar a prática de atividade física também gerou bons resultados, visto que é realizada no período em que os alunos estão no ambiente escolar, sendo assim tornando-se uma rotina diária.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos