Banco de Projetos

Ações Sustentáveis: a utilização de Educação Ambiental para a conscientização e sensibilização da população guairense sobre a importância da reciclagem de Resíduos Sólidos.

Ano / Edição: 2017
Município: Guaíra
Função de Governo: Gestão Ambiental

Administração Indireta:

Município de Guaíra

Diagnóstico

O município de Guaíra está localizado na região centro oeste do estado do Paraná, faz divisa com o estado de Mato Grosso do Sul e situa-se na fronteira entre o Brasil e o Paraguai contando atualmente com 32.784 habitantes, numa área de aproximadamente 560km² (IBGE, 2016). Além disso, o município conta com uma população denominada “flutuante”, que são turistas que trafegam pela BR-163 a fim de fazer compras no país vizinho. Em relação aos resíduos sólidos, estima-se a produção/geração de 32 toneladas diárias, cerca de 1 kg de resíduo por munícipe, além da contribuição dos resíduos deixados pela população “flutuante” os quais corroboram com esses números. Atualmente, quase todo Resíduo Sólido coletado é encaminhado para o aterro sanitário municipal, no entanto o município em consonância com o Desenvolvimento Sustentável, tão discutido nos dias de hoje, caminha rumo a uma Coleta Seletiva 100 % efetiva no município, visando atentar-se para estratégias que minimizem os impactos na área da saúde, e nos âmbitos ambiental, social e econômico causados pela quantidade de resíduos gerados pela comunidade. Por hora, Guaíra conta o trabalho de 32 famílias de catadores de reciclados, que fazem parte da Associação de Catadores Guairenses - ACG, um grupo de agentes ambientais que utilizam carrinhos de mão e carroças para o recolhimento de Resíduos Sólidos recicláveis e que são indispensáveis para a limpeza do município. Nessa perspectiva e acreditando na importância da luta pelo reconhecimento desse setor extremamente importante para a sociedade e para o município, acreditamos que a Educação Ambiental é uma das estratégias mais sólidas, efetivas e viáveis de sensibilização da população sobre a importância social e ambiental desses trabalhadores, uma vez que infelizmente ainda trata-se de um grupo em vulnerabilidade social e baixo reconhecimento. Além de visar melhorias nas condições de trabalho dos catadores de recicláveis do município e aumentar a sua renda, através de práticas de Educação Ambiental, tal projeto objetiva-se em promover a idéia da reciclagem e do tratamento dos Resíduos Sólidos gerados pela população, como uma alternativa de gestão desses resíduos, de maneira sustentável, tendo em vista os benefícios ambientais, sociais e econômicos de tais ações e atitudes, mobilizando primeiramente alunos da rede pública de ensino de Guaíra e refletindo em toda a sociedade.

Descrição

O projeto em questão trata-se de uma parceria do município de Guaíra com a Itaipu Binacional por intermédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, através do Convênio Linha Ecológica. Foram parceiros também a Secretaria Municipal de Educação, os gestores das escolas municipais envolvidas, a Universidade Paranaense - Unipar, o grupo de Formação de Educadores Ambientais - FEA e as famílias da Associação de catadores Guairenses - ACG. A primeira fase do projeto foi aprovada em 2015, e tendo em vista o seu sucesso de sua implantação e execução, foi novamente encaminhado e aprovado em 2017, com o investimento até o momento de 30.000 reais. Tal projeto tem o intuito de contemplar escolas da rede pública de ensino e órgãos públicos do município de Guaíra com a instalação de containers denominados “Ecopontos” ou “Pontos de entrega voluntária-PEV”, em locais do município considerados grandes geradores de Resíduos Sólidos recicláveis. Na primeira fase do projeto foram contempladas 14 (quatorze) escolas e Centros de Educação Infantil municipais, tanto de áreas rurais quanto urbanas. Jjá na segunda fase, foram adquiridos 15 (quinze) outros containers, dos quais 12 (doze) foram instalados em escolas públicas e outros 3 (três) em órgãos públicos como a Prefeitura Municipal, Centro Administrativo Municipal e Câmara Municipal, pontos considerados estratégicos para a entrega voluntária de Resíduos Sólidos no município. É necessário considerar que não se trata apenas da aquisição e instalação dos containers, uma vez que foi e está sendo feito todo um trabalho de conscientização da população guairense, a começar por alunos das escolas municipais de Guaíra sobre a importância da reciclagem e do tratamento de Resíduos Sólidos, ampliando o conhecimento sobre a importância desse tipo de ação na redução de impactos ambientais, sociais, econômicos e de saúde da comunidade, além de aumentar a inclusão social e valorização dos catadores de recicláveis, um grupo muito importante para a limpeza do município e para a sociedade. É válido ressaltar também, que a renda obtida pela entrega voluntária de Resíduos Sólidos nos pontos de instalação dos containers é destinada aos catadores de recicláveis da ACG, que regularmente faz a limpeza e o recolhimento dos resíduos, o que aumenta de maneira considerável a renda do grupo.

Objetivos

Gerais:

Sensibilizar a população guairense, a começar por alunos da rede pública de ensino, através da Educação Ambiental, sobre a importância de ações sustentáveis como a reciclagem e o tratamento de Resíduos Sólidos na diminuição dos impactos ambientais, sociais e econômicos causados pela quantidade de resíduos gerados pela comunidade, bem como da importância da valorização dos catadores de recicláveis, agentes ambientais indispensáveis para a limpeza pública do município e sociedade em geral.

Específicos:

1) Estimular a participação da população, sobretudo das com idade escolar, nas atividades voltadas à separação dos Resíduos Sólidos e reciclagem, para a conquista de um ambiente mais equilibrado e menos impactado, através da instalação dos containers de inserção voluntária dos Resíduos Sólidos gerados nas residências; 2) Contribuir para a estruturação e organização da coleta seletiva de materiais recicláveis levando informações nas escolas municipais, no sentido de aumentar o número de pessoas que fazem a separação correta do material reciclável em suas residências; 3) Gerar trabalho e renda para os membros da ACG, que são pessoas de baixa renda e em vulnerabilidade social, criando oportunidades para que o grupo alcance plena cidadania por meio da promoção do desenvolvimento da associação de reciclados, de modo a proporcionar-lhes aumento da capacidade produtiva e; 4) Minimizar impactos causados pela quantidade de Resíduos Sólidos gerados no município, tanto na área da saúde (diminuindo a quantidade de resíduos lançados no ambiente, diminuindo também a proliferação de vetores de doenças); quanto na área ambiental (dando destino ambientalmente correto aos resíduos e aumentando a vida útil do aterro sanitário municipal), social (aumentando a renda dos catadores de reciclados do município), e econômica.

Metas a atingir:

1) Sensibilizar e conscientizar todos os munícipes para a importância da reciclagem na diminuição de impactos ambientais, sociais e econômicos causados pela geração exarcebada de Resíduos Sólidos e por sua disposição final, através da Educação Ambiental; 2) Caminhar rumo a uma coleta 100% efetiva no município; 3) Atingir todas as escolas e Centros de Educação Infantil do município com a instalação de containers “PEV” ; 4) Atingir todos os órgãos públicos do município mantendo o projeto constante e freqüente; 5) Aumentar a renda dos catadores de recicláveis do município, incentivando a ACG e melhorando suas condições de serviço; 6) Efetivar o reconhecimento social dos catadores de recicláveis como agentes ambientais indispensáveis para a sociedade.

Cronograma

Físico:

1) Jan, Fev, Mar, Abr/2017: Formação do grupo de trabalho/equipe técnica do projeto; 2) Jan, Fev, Mar, Abr, Mai, Jun, Jul/2017: Delineamento dos locais a serem instaladas os containers “PEV”; 3) Ago, Set, Out, Nov e Dez/2017: Palestras educacionais nas escolas e Centros de Educação Infantil - CMEI contempladas com a instalação dos containers “PEV”; 4) Ago, Set, Out, Nov e Dez/2017 e efetivamente: Acompanhamento da destinação de resíduos na ACG.

Financeiro:

Os Recursos investidos na compra dos containers “PEV” são provenientes de uma parceria da Prefeitura Municipal de Guaíra, por intermédio da Secretaria de Agricultura de Meio Ambiente e a Itaipu Binacional, através do Convênio Linha Ecológica, sendo que após a aprovação das duas fases do projeto (2015 e 1017) os recursos foram ligeiramente repassados. A contrapartida do município é o trabalho de conscientização e mobilização da população feita pelo Departamento de Meio Ambiente, a começar com alunos da rede pública de ensino, através de palestras de Educação Ambiental.

Orçamento:

Os recursos destinados à aquisição dos containers “PEV” para a realização do trabalho de Educação Ambiental no município somam R$ 30.000,00, sendo repassados R$ 15.000,00 por fase/ano de projeto.

Beneficiários Diretos:

Toda a população guairense (32.784 habitantes) dotada de conscientização e sensibilização ambiental, social e econômica, adquiridas através das ações de Educação Ambiental, e tendo também uma alternativa para a entrega e destinação de seus resíduos reciclados favorecendo, sobretudo, a limpeza do município.

Beneficiários Indiretos:

São as 32 famílias que fazem parte da Associação de Catadores Guairenses - ACG, que se beneficiarão não só da renda gerada pela entrega de Resíduos Sólidos recicláveis pela comunidade nos conteiners “PEV”, como também com o reconhecimento da população guairense por seu trabalho e função social e ambiental.

Resultados:

Com a segunda fase do projeto pretende-se alcançar melhorias ainda mais significativas para a comunidade e para o meio ambiente através do conceito de Desenvolvimento Sustentável, apoiado nos modos de produção e consumo viáveis em longo prazo, de modo que contemplem as questões ambientais e sociais como:
1) Contribuir com a redução dos Resíduos Sólidos no aterro sanitário municipal, aumentando a sua vida útil;
2) Proporcionar melhores condições e reconhecimento da importância do trabalho dos catadores de materiais recicláveis;
3) Suprir a necessidade da população em apresentar uma solução para a separação dos Resíduos Sólidos, com destinação ecologicamente correta;
4) Proporcionar a melhoria na qualidade de vida e ambiental, contribuindo para a preservação e proteção do meio ambiente em geral;
5) Sensibilizar e iniciar o processo de Educação Ambiental das crianças, haja vista que eles serão os adultos do futuro e que poderão agir de modo distinto da geração de nossos pais e até mesmo a nossa.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos