Banco de Projetos

Cidade Limpa, Cidade Joia

Ano / Edição: 2017
Município: Pérola
Função de Governo: Gestão Ambiental

Administração Indireta:

Meio Ambiente

Diagnóstico

Na atualidade o município de Pérola tem o destaque do cenário econômico na produção industrial, predominante nas fábricas de roupas, mais precisamente na confecção de jeans, onde através do projeto de lei estadual 343/2013, ficou denominada de Capital Paranaense do Jeans. Também está em ascensão a Fruticultura, onde predomina o plantio e cultivo da acerola. Nos últimos 10 anos, Pérola possui o 4º PIB do Paraná em evolução, conforme reportagem do jornal Folha de Londrina. Isto fez com que a população total da cidade aumentasse mais a cada dia, devido a ter vagas de emprego sobrando no município nos anos de 2013 e 2014. Mediante esta situação, percebemos antes mesmo de assumirmos a administração do município em 2013, que a coleta do lixo orgânica e reciclada, bem como a limpeza da cidade em geral estava muito a desejar, pois quando não se tem um serviço competente e organizado em determinadas áreas, a tendência é de que até as pessoas que cumprem sua obrigação corretamente se canse e começe a não cumprir mais com as leis, no que se refere a limpeza da cidade.

Descrição

O projeto Cidade Limpa, Cidade Joia, existe desde 2015. Sendo assim, a cidade foi dividida em duas partes, das quais vamos chama-las de Setor 1 (cores Vermelho e Azul) e Setor 2 (cores Amarelo e Laranja) conforme arquivo do calendário em anexo. A divisão acontece entre as avenidas Café Filho, Dona Pérola Byington e Costa e Silva. Nessas três avenidas a coleta de lixo orgânico e reciclado é realizada todos os dias. Já no setor 1 e 2 a coleta de lixo orgânico e reciclado acentece em dias alternados. No setor 1 - é recolhido nas segundas, quartas e sextas. E no setor 2 - é nas terças, quintas e sábados. Todas as quartas-feiras tem um veículo recolhendo folhas e gramas, já ensacadas pelos moradores, que estiverem em frente as residências. Pois a população sempre ensacou as folhas das árvores e também as gramas e os coletores não recolhiam. A partir deste projeto, além de recolher, não é levado as referidas folhas e gramas juntamente com o lixo, pois estaríamos diminuindo a vida útil do aterro ao misturar com o lixo. Assim sendo, estamos aproveitando este material e repassando para a Associação dos Fruticultores para fazer a compostagem, pois serve de adubo para eles, uma vez que eles tem um gasto enorme por ano com esterco. Desta maneira, a limpeza da cidade começa a ter sustentabilidade. As quatro novas áreas, com suas cores características, têm o seu mês específico para que aconteça a limpeza dos entulhos. Os moradores que residem na área do mês indicado para limpeza no calendário, têm do dia 01 ao dia 10 do mês para fazerem a limpeza de seus quintais e colocarem em frente de suas casas todo o entulho gerado, como corte de galhos e árvores. Após este período a Prefeitura passará recolhendo todo o lixo referente a limpeza dos quintais dos moradores, e também pintando o meio fio das calçadas entre os dias 11 e 30 de todo mês. No período de limpeza de cada área o município tem fiscais nos outros três trechos onde não está autorizada a limpeza. Caso haja desobediência ao calendário partindo de algum morador, que insista em colocar materiais em frente a sua residência, o mesmo será multado conforme código de postura do município. Para realização do serviço de coleta de lixo, é utilizado 2 caminhões coletores de lixo e duas equipes de coletores, e também tem uma equipe de 8 homens limpando o trecho definido no calendário para realização da limpeza dos entulhos e galhos de árvores, com uma camionete para transportar os objetos de trabalho, um trator, uma máquina bob cat e um triturador de galhos, que também leva o galho triturado para a compostagem.

Objetivos

Gerais:

Conscientizar o senso de organização em relação ao lixo da cidade, como também a limpeza dos quintais das casas, fazendo com que os moradores saibam que existe uma data específica para limpar o seu quintal e também para colocar o seu lixo em frente a residência, resultando em uma cidade limpa e organizada, literalmente uma cidade joia, fazendo jus ao seu nome "Pérola".

Específicos:

Padronizar a coleta do lixo orgânico e reciclado; Ter um calendário a ser obedecido para se colocar entulhos em frente as residências; Utilizar o serviço de limpeza e coleta como uma forma de utilizar as folhas, gramas e galhos triturados em compostagem, transformando aquele lixo que seria descartado de maneira a prejudicar o meio ambiente em adubo para plantas e frutas; Exercer a população o dever de cidadania, transformando um povo desunido de uma cidade suja, em uma população unida para deixa a cidade limpa, bonita e organizada.

Metas a atingir:

Até 30 de novembro de 2017 cada setor ter sido limpo e pintado uma vez, fazendo com que a população veja o resultado e faça cada vez mais a sua parte; Até 30 de novembro de 2017 ter somente efetuado notificações a população, sem precisar aplicar multas por desobediência, como também colher sugestões da população para melhoria do projeto, antes de entregar a nova folhinha (calendário) de 2017 da execução dos serviços para toda população. Acompanhar mês a mês os serviços, buscando sempre a evolução na realização dos mesmos.

Cronograma

Físico:

Segue anexo mapa de execução do projeto como também uma cartilha explicativa dos mesmos. O pagamento dos serviços prestados são efetuados até o dia 10 do mês subsequente.

Financeiro:

Para realização dos serviços de Coleta de lixo orgânico e reciclado, varrição automática das ruas através de carreta reboque de varrer, pintura de toda sinalização horizontal da cidade (faixas, quebra-molas e sinalização de trânsito) e pintura dos nomes de ruas nos postes de esquina de toda cidade, o valor do contrato conforme segue anexo é: R$386,204,40; Para realização da limpeza dos entulhos, corte de galhos de árvores, trituração dos galhos, pintura de meio-fio e outros relacionado a limpeza urbana é: R$242.837,50; Ambos os serviços tem periodicidade semestral. Aquisição de Geomembrana para manutenção do aterro conforme contrato anexo geralmente é para um período anual, com o valor de: R$25,500,00, totalizando um investimento anual de aproximadamente R$654,541,90.

Orçamento:

Contratos dos serviços das empresas em anexo.

Beneficiários Diretos:

Toda a população do município.

Beneficiários Indiretos:

Visitantes e população temporária.

Resultados:

• Redução do volume de lixo para a disposição final no aterro sanitário;
• Diminuição da exploração e do desperdício de recursos naturais;
• Diminuição da poluição do solo, água e ar;
• Possibilitou a reciclagem de materiais que antes eram descartados no lixo, aumentando a vida útil do aterro sanitário;
• Diminuição dos custos de produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias;
• Geração de emprego e renda pela comercialização dos recicláveis;
• Melhoria da qualidade de vida da população;
• Diminuição da proliferação de animais vetores de doenças.

Anexos

Banco de Projetos