Banco de Projetos

Reedificando a Didática na Educação Infantil

Ano / Edição: 2017
Município: Porto Barreiro
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Prefeitura

Diagnóstico

Notamos que ao longo da caminhada escolar e da prática pedagógica, nossos professores estão chegando às instituições de ensino um pouco despreparados em relação à didática. Diante dessa visão percebeu-se a necessidade da Secretaria Municipal de Educação intervir gerencialmente nesse contexto, buscando resgatar e incentivar a troca de experiências entre o magistério.

Descrição

O Projeto é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação do município, reunindo-se uma vez a cada mês para trocar experiências com os profissionais do magistério.

Objetivos

Gerais:

O projeto Reedificando a Didática na Educação Infantil é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, desenvolvido pela Equipe Pedagógica da mesma. Tem por finalidade promover a troca de experiências entre os professores da rede municipal com os professores novos de concurso municipais. Os Encontros acontecem uma vez por mês com os professores da Educação Infantil, com menos experiência no magistério e vai muito além dos muros da escola, resgatando metodologias e experiências que vêm dando certo. Nesses Encontros os professores se reúnem em duplas para ministrar cada Formação. São produzidos materiais para serem levados à sala de aula, estudado sobre as fases de desenvolvimento e revista a diversas didáticas utilizadas que estão dando certo nas turmas. Com esse diálogo foi possível perceber que os professores começaram a se encontrar com a profissão escolhida e o melhor de tudo é que as crianças estão entusiasmadas com as aulas, pois o professor vai para a sala de aula seguro do que está fazendo, passando essa sensação para os alunos, que acabam demostrado com resultados positivos.

Específicos:

Proporcionar aos professores de Educação Infantil uma melhor compreensão sobre a didática e metodologias utilizadas em sala de aula que estão dando certo; Instigar a troca de experiências entre professores do quadro funcional da educação; Estimular a confecção de materiais para serem utilizados em sala de aula; Propiciar um momento de reflexão sobre as práticas pedagógicas; Incitar momentos de reconstrução da didática em sala de aula.

Metas a atingir:

Melhorar a qualidade na educação e dessa forma os professores sentirem-se bem na sua profissão. Com a troca de experiências promover ainda mais a proximidade entre os profissionais do magistério

Cronograma

Físico:

Reuniões mensais durante o ano de 2017. Durante a noite, em contra turno ao horário de trabalho, com duração de 4 horas.

Financeiro:

Auxílio na alimentação desses profissionais durante a formação.

Orçamento:

Auxílio na alimentação desses profissionais durante a formação e materiais utilizados para a confecção de rotinas.

Beneficiários Diretos:

Professores

Beneficiários Indiretos:

Alunos e familiares

Resultados:

Os 15 novos profissionais da educação estão fazendo a formação e muitos professores que já estão há algum tempo na profissão fazem essa troca de experiências. Está surtindo bastante efeito pois é possível perceber na sala de aula com o entusiasmo dos alunos.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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