Banco de Projetos

Programa Troca Verde

Ano / Edição: 2017
Município: Iretama
Função de Governo: Gestão Ambiental

Diagnóstico

O índice de resíduos sólidos urbanos (nome que recebe uma classe de lixos que é produzida pelos utilizadores finais ou quase-finais dos bens de consumo) vem aumentando a cada dia no município em questão, com isso são desperdiçadas matérias primas que poderiam ser utilizadas para confecção de novos produtos. Os materiais além de serem desperdiçados acabam não tendo uma disposição adequada, contribuindo para a poluição do ambiente.
No ano de 2008 foi implantando o Projeto "Troca-Verde", onde é possível arrecadar materiais recicláveis e trocar por verduras orgânicas, a qual além de contribuir para um ambiente sustentável contribui também para a saúde da população, através de uma alimentação saudável. Assim, no ano de 2016 a atual gestão está dando continuidade ao programa, visto que estava desativado, no período de 2013 á 2016.
Por compreender esta ação como a solução para o controle da geração dos resíduos sólidos urbanos, visto que esta temática exige cada vez mais a importância da mudança de hábitos e mentalidade da sociedade como um todo. É preciso não apenas separar o lixo a ser coletado, mas também economizar matérias-primas e gerar menos resíduo.Para tanto, valem as ações baseadas nos princípios dos 5 Rs: recusar, repensar, reduzir, reutilizar e reciclar.
Como a população é pequena, esta ação obteve no passado, grandes resultados, pois, juntamente com o projeto esta ocorrendo ações de educação ambiental visando conscientizar a população sobre a forma correta de segregação e a importância desta ação.
Assim, uma comunidade consciente, passa a cooperar com o projeto, reduzindo os custos de implantação e aumentando a quantidade e a qualidade dos materiais recicláveis separados, onde a relação custo-benefício positiva desta alternativa é social e ambiental, e não gera lucro econômico em curto prazo, onde o princípio fundamental é desenvolver uma consciência da população que resulte em mudanças de comportamento para uma melhor qualidade de vida.
É importante ressaltar que os resultados do programa de Coleta Seletiva aparecem em longo prazo, portanto, as divulgações e publicidade devem ser contínuas, juntamente com os trabalhos desenvolvidos na escola, que servem de alavanca para o andamento do programa.
A busca da Educação Ambiental para a Sustentabilidade está diretamente ligada à mudança de atitudes da população, e para que isso aconteça faz-se necessário a implantação de projetos ambientais.
Com a Coleta Seletiva é possível evitar o desperdício, minimizar a poluição, gerar renda, e aumentar a vida útil do Aterro Sanitário.
Portanto, a proposta de trabalho para a obtenção de Recursos para o Projeto Troca-Verde só tem a estimular ações de investimento econômicos, sociais e ambientais voltados para a ocupação produtiva, além da construção de um mundo mais consciente, pois o resultado de um futuro melhor depende de um presente mais responsável.

Descrição

Iretama é um Município pobre, sua economia é voltada para a agricultura, destacando-se na produção de milho (14.600 t) e soja (13.500 t), pecuária (65.452) (IPARDES), com produção de 14.000 litros de leite por dia, casulos do bicho da seda (72.900 ton. anual); possui pouco destaque na área da indústria (indústria e comércio de madeira, estofados e laticínios)
A população, segundo senso de 2007, é de 11.335 habitantes, sendo 6.156 habitantes da área urbana e 5.179 habitantes da zona rural. A população economicamente ativa totaliza 4.877, sendo aproximadamente 3.600 famílias, tendo um IDH de 0,699, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), a taxa de pobreza é de 43,50%, havendo 1.397 famílias pobres. O índice de analfabetismo de pessoas a partir de 25 anos é de 31,52%. Quanto ao Programa Bolsa Família, há o total de 1.024 bolsas (jan/2009), sendo a arrecadação total do município no valor de R$ 82.914,00, valor médio por família de R$ 80,97; há 1.283 cadastros ativos a partir do mês julho/2007 até a presente data e 259 cadastros de famílias que não recebem.
A população de baixa renda vive em situação precária, enfrenta os mais variados tipos de problemáticas, tais como: desemprego, moradia precária, baixa escolaridade ou inexistência da mesma, falta de documentação pessoal, etc. Uma significativa parcela tem a mulher como chefe da família e um número médio de quatro crianças. Todas estão cadastradas no Programa Bolsa Família do Governo Federal, porém, nem todas são beneficiárias.
O maior agravante dessas problemáticas é a baixa-estima de todos os membros da família. Os pais, já sem perspectiva de melhora de condição de vida acabam acomodados em suas moradias, não buscam capacitação profissional, não incentivam os filhos para os estudos e nem mesmo se preocupam com o meio ambiente em que estão inseridos.
Desta forma, o Projeto Troca-Verde que consiste na troca de materiais recicláveis por verduras, onde cada cidadão pode trocar 3 sacolas de materiais recicláveis por 1 sacola de verduras variadas, com isso é possível incentivar as pessoas a separarem o seu resíduo, além de proporcionar uma alimentação saudável a todos os participantes do Projeto. Vale ressaltar, que as verduras trocadas no projeto são produzidas no próprio Centro de Produção Animal e Vegetal, com a utilização mínima possível de fertilizantes. Esta ação atinge a sociedade como um todo, e principalmente a população mais carente que vê o projeto muitas vezes como uma forma de ter hortaliças em suas casas.

Objetivos

Gerais:

Incentivar a segregação adequada dos resíduos sólidos recicláveis assim como sua troca por hortaliças incentivando desta forma a reciclagem e uma alimentação adequada aos munícipes de Iretama.

Específicos:

 Promover a educação ambiental para a Sustentabilidade a todos os munícipes;
 Divulgar a importância da Coleta Seletiva para o maior número de pessoas possível;
 Promover ações para a geração de emprego e renda a população, aliados a preservação ambiental;
 Proporcionar às famílias inseridas no projeto, capacitação especifica permanente, bem como iniciação e ou continuidade de seus estudos;
 Atingir de forma consciente 100% da coleta dos materiais recicláveis;

Metas a atingir:

Atingir 100% da coleta dos materiais recicláveis gerados e separados nas residências e/ou estabelecimentos comerciais no Município de Iretama. Sendo sua execução de forma gradativa, atingindo a meta num prazo máximo de 4 anos.

Cronograma

Físico:

O Cronograma físico encontra-se em anexo.

Financeiro:

Devido ao fato, das hortaliças ser produzida no Centro de Produção Vegetal e Animal, em grande quantidade, visto que atende não só o projeto troca verde, mas também as escolas, hospital, asilo entre outros estabelecimentos, não é possível estipular quanto é gasto com o projeto, visto que a única despesa do projeto seria no processo produtivo das verduras.

Orçamento:

Os gastos com o projeto, são provenientes da produção das hortaliças que são entregues à população, no entanto, estas hortaliças são produzidas exclusivamente para o projeto, ou seja, são plantadas grandes quantidades para ser entregue as escolas, hospital, asilo entre outros locais. Desta forma, não tem como realizar uma estimativa adequada da quantidade de gastos que o projeto gera.

Beneficiários Diretos:

Pode-se compreender como principal beneficiário cerca de 3.000 habitantes, moradores da área urbana, o meio ambiente, a cooperativa que coleta estes resíduos e o destina de forma correta, e o município como um todo.

Beneficiários Indiretos:

Pode ser compreendido como aproximadamente cerca de 8.335 habitantes, visto que quanto mais resíduos é encaminhado de forma correta para a reciclagem, menos está sendo encaminhado ao aterro municipal ampliando assim sua vida útil, e minimizando os gastos com limpeza pública.

Resultados:

O Projeto “Troca Verde” está apresentando grandes resultados, no que concerne ao destino adequado dos resíduos sólidos urbanos do Município de Iretama. A população tem aderido ao projeto, através da segregação e entrega dos recicláveis no dia das trocas.
Assim para conferir os resultados, estão sendo realizados relatórios, constando a data, o local, a quantidade de recicláveis coletados, bem como a quantidade de hortaliças destinadas ao evento. É também realizado um relatório fotográfico, como forma pratica de acompanhar e vistoriar o andamento da execução do projeto.
Até o momento foram coletados no centro de Iretama cerca de aproximadamente 1.069 kg de materiais recicláveis, no Distrito do Marilu 381 kg, e no Distrito de Águas de Jurema 288 kg de recicláveis.

INICIO DO PROJETO 21/02/2017 EM IRETAMA

1ª Troca Verde no Município de Iretama
Data: 21/02/2017
Horário: A partir das 09h00min horas
Local: Praça Euclides Pepino
Total de Verduras Trocadas: 63 caixas de verduras variadas
Total arrecadado na troca: 158 kg de materiais recicláveis

2ª Troca Verde no Município de Iretama
Data: 21/03/2017
Horário: A partir das 09h00min horas
Local: Praça Euclides Pepino
Total de Verduras Trocadas: 36 caixas de verduras variadas
Total arrecadado na troca: 138 kg de materiais recicláveis

3ª Troca Verde no Município de Iretama
Data: 18/04/2017
Horário: A partir das 09h00min horas
Local: Praça Euclides Pepino
Total de Verduras Trocadas: 96 caixas de verduras variadas
Total arrecadado na troca: 234 kg de materiais recicláveis

4ª Troca Verde no Município de Iretama
Data: 30/05/2017
Horário: A partir das 09h00min horas
Local: Praça Euclides Pepino
Total de Verduras Trocadas: 9 caixas de verduras variadas
Total arrecadado na troca: 100 kg de materiais recicláveis

5ª Troca Verde no Município de Iretama
Data: 20/07/2017
Horário: A partir das 09h00min horas
Local: Praça Euclides Pepino
Total de Verduras Trocadas: 88 caixas de verduras variadas
Total arrecadado na troca: 179 kg de materiais recicláveis

6ª Troca Verde no Município de Iretama – IRETAMA COMUNIDADE JOÃO DE BARRO
Data: 08/08/2017
Horário: A partir das 09h00min horas
Local: Praça Euclides Pepino
Total de Verduras Trocadas: 36 caixas de verduras variadas
Total arrecadado na troca: 139 kg de materiais recicláveis

7ª Troca Verde no Município de Iretama
Data: 21/08/2017
Horário: A partir das 09h00min horas
Local: Praça Euclides Pepino
Total de Verduras Trocadas: 60 caixas de verduras variadas
Total arrecadado na troca: 121 kg de materiais recicláveis

TROCA VERDE NOS DISTRITOS

1ª Troca Verde no Município de Iretama: Aguas de Jurema
Data: 20/04/2017
Horário: A partir das 09h00min horas
Local: Praça da Igreja São Francisco de Assis
Total de Verduras Trocadas: 18 caixas de verduras variadas
Total arrecadado na troca: 138 kg de materiais recicláveis

2ª Troca Verde no Município de Iretama – Distrito de Águas de Jurema
Data: 30/05/2017
Horário: A partir das 09h00min horas
Local: Praça da Igreja São Francisco de Assis
Total de Verduras Trocadas: 24 caixas de verduras variadas
Total arrecadado na troca: 150 kg de materiais recicláveis

3ª Troca Verde no Município de Iretama: Marilu
Data: 30/03/2017
Horário: A partir das 09h00min horas
Local: Praça
Total de Verduras Trocadas: 22 caixas de verduras variadas
Total arrecadado na troca: 128 kg de materiais recicláveis

4ª Troca Verde no Município de Iretama: Marilu
Data: 20/04/2017
Horário: A partir das 09h00min horas
Local: Praça
Total de Verduras Trocadas: 16 caixas de verduras variadas
Total arrecadado na troca: 138 kg de materiais recicláveis

5ª Troca Verde no Município de Iretama: Marilu
Data: 16/08/2017
Horário: A partir das 09h00min horas
Local: Praça
Total de Verduras Trocadas: 21 caixas de verduras variadas
Total arrecadado na troca: 115 kg de materiais recicláveis

Anexos

Banco de Projetos