Banco de Projetos

Avaliação Nutricional de Escolares da Rede Municipal de Ensino do Município de Capanema/Paraná

Ano / Edição: 2013
Município: Capanema
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

Desconhecimento da situação nutricional dos escolares da rede municipal de ensino de Capanema/Paraná.

Descrição

Serão convidados a participar do projeto, nove alunos do curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Rocha Pombo. Estes serão devidamente capacitados e supervisionados pela Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação a fim de realizarem as medidas antropométricas dos escolares (peso e altura). Para otimizar o trabalho dos estagiários será elaborada ficha para anotação das medidas obtidas. Nesta constará: nome da Escola ou Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), turma, nome do aluno, sexo, data de nascimento, peso e estatura. Após a capacitação dos estagiários e a confecção das fichas será feita divisão das turmas por trios Além de definição da data e horário da avaliação antropométrica. A Nutricionista acompanhará as avaliações e fornecerá aos estagiários, através da Secretaria Municipal de Educação, certificado com o total de horas utilizadas durante o trabalho. Ao término das avaliações será entregue todo o material à Nutricionista a fim desta interpretar os dados obtidos e produzir gráficos com o resultado da avaliação antropométrica. Ressalta-se que este material, após finalizado, será encaminhado às Escolas e CMEI´s.

Objetivos

Gerais:

Realizar a avaliação antropométrica dos escolares da rede municipal de ensino de Capanema/Paraná através da aferição de peso e estatura associados com a faixa etária e sexo.

Específicos:

 Selecionar nove estagiários para auxiliarem na operacionalização da avaliação antropométrica;  Realizar treinamento dos estagiários selecionados quanto às técnicas de aferição do peso e estatura nas diferentes idades;  Elaborar fichas de avaliação antropométrica por escola e por turma;  Separar as turmas a serem avaliadas entre os trios de estagiários;  Acompanhar e supervisionar a avaliação antropométrica;  Interpretar os dados obtidos na avaliação antropométrica, através dos programas Anthro e Anthro Plus;  Preparar material a ser enviado às escolas e CMEI´s com gráficos produzidos por turma a fim de demonstrar o estado nutricional dos escolares;

Metas a atingir:

Avaliar o maior número possível de escolares da rede municipal de ensino de Capanema/Paraná.

Cronograma

Físico:

uma Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação e nove estagiários do curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Rocha Pombo.

Financeiro:

* Transporte para os dias da avaliação antropométrica; * Materiais de expediente (folhas A4, tinta para impressão, canetas, réguas, pranchetas); * Data show e sala própria para a realização de treinamento dos recursos humanos; * 3 balanças digitais (semelhantes às de banheiro); * 3 fitas métricas (fitas de costura); * 3 esquadros grandes de acrílico;

Orçamento:

Total: R$ 600,00

Beneficiários Diretos:

Diagnóstico nutricional dos escolares da rede municipal de ensino de Capanema/Paraná; encaminhamento para atendimento nutricional dos escolares em risco nutricional (sobrepeso, obesidade, baixo peso); elaboração de cardápio escolar baseado na situação nutricional de cada entidade.

Beneficiários Indiretos:

Diminuição do número de escolares em situação de risco nutricional (sobrepeso, obesidade, baixo peso).

Resultados:

Manter um padrão nutricional adequado à curva de desenvolvimento coerente com a faixa etária e sexo.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos