Banco de Projetos

PROJETO DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM GADO LEITEIRO

Ano / Edição: 2017
Município: Porto Barreiro
Função de Governo: Agricultura

Administração Indireta:

Não

Diagnóstico

Porto Barreiro é um município de pequeno porte localizada na região do Centro-Sul Paranaense. Sua população possui forte apelo por atividades rurais, sendo 95% das propriedades de mini e pequenos produtores, e uma das atividadesque mais se destaca é a pecuária leiteira. O projeto de inseminação artificial faz parte da Secretaria de Agricultura, a qual permite, principalmente os pequenos produtores, a multiplicarem seu rebanho com a escolha de raças e genética de qualidade por um preço acessível.
O projeto atende cerca de 400(quatrocentas) famílias, e são feitas cerca de 2100(duas mil e cem) inseminações artificiais por ano.
O projeto possui grande aceitação pela população e faz-se necessário para o crescimento do Município, sendo a pecuária leiteira a principal renda para maioria das famílias habitantes de Porto Barreiro-PR.

Descrição

O projeto de Inseminação Artificial de gado leiteiro gerenciado pela Secretaria de Agricultura de Porto Barreiro tem como prerrogativa fornecer ao pequeno produtor genética de qualidade para aumento e aprimoramento de seu rebanho, podendo ser de sua escolha a raça de gado a ser aplicada no processo.
Esta ação engloba todos os produtores pertencentes ao Município de Porto Barreiro.
Um dos principais problemas enfrentados pelo projeto discorre acerca do deslocamento de seus profissionais, que precisam ir até as propriedades as quais forem requisitados. O trajeto conta quase que exclusivamente com estradas rurais cascalhadas com distâncias variáveis, propensas a causarem danos aos veículos e elevando o custo de manutenção dos mesmos.
Os recursos financeiros despendidos para tal projetos são provenientes de recurso próprio da prefeitura municipal

Objetivos

Gerais:

Trazer aos produtores da pecuária leiteira do Município, amparo assistência técnica e veterinária da Secretaria de Agricultura para principalmente, aumentarem, tanto em quantidade quanto em qualidade as suas respectivas produções.
Isso afeta toda a comunidade, pois em sua maioria, são estes produtores que movimentam a economia local.

Específicos:

Fornecer possibilidades de crescimento aos beneficiários, partindo do pressuposto de que a qualidade associada à quantidade forme uma ponte entre os produtores e a movimentação da economia local do Município.

Metas a atingir:

Melhorar a divulgação da técnica, para podermos alcançar um melhor índice de prenhes e assim evitar gastos desnecessário com locomoção ate a propriedade.

Cronograma

Físico:

O cronograma e definido pela demanda dos produtores, tendo sempre a disposição um técnico, inclusive aos fins de semana e feriados.
Em media são realizadas 175 inseminação mês.

Financeiro:

A inseminação custa em media R$70,00(setenta reais) por animal inseminado, sendo R$ 10,00(dez reais) e de contra partida do produtor, dentre esses gastos estão inclusos... Luvas,bainhas, sêmen utilizado, nitrogênio, combustível, salários dos funcionários, entre outros

Orçamento:

Indeterminado.

Beneficiários Diretos:

Mais de 400(quatrocentas) famílias são beneficiadas todos os anos

Beneficiários Indiretos:

A população como um todo se beneficia da cadeia leiteira do município, através de recolhimento de impostos oriundo dessa atividade que retorna ao município em diversas formas.

Resultados:

Vacas de alta produtividade, ótimo custo beneficiam, sanidade animal, leite e derivados com mais qualidade,rebanhos com alta carga genética.

Anexos

Banco de Projetos