Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

FOTOGRAFANDO O FUTURO & REVELANDO A BELEZA DA GESTAÇÃO!

Ano / Edição: 2017
Município: Pinhais
Função de Governo: Saúde

Administração Indireta:

Não

Diagnóstico

O objetivo do acompanhamento pré-natal é assegurar o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável, sem impacto para a saúde materna, inclusive abordando aspectos psicossociais e as atividades educativas e preventivas. Talvez o principal indicador do prognóstico ao nascimento seja o acesso à assistência pré-natal. A unidade básica de saúde (UBS) deve ser a porta de entrada preferencial da gestante no sistema de saúde. É o ponto de atenção estratégico para melhor acolher suas necessidades, inclusive proporcionando um acompanhamento longitudinal e continuado, principalmente durante a gravidez. A atividade de organizar as ações de saúde na Atenção Básica, orientadas pela integralidade do cuidado e em articulação com outros pontos de atenção, impõe a utilização de tecnologias de gestão que permitam integrar o trabalho das equipes das UBS com os profissionais dos demais serviços de saúde, para que possam contribuir com a solução dos problemas apresentados pela população sob sua responsabilidade sanitária.
Foi observado na área de abrangência da unidade Ana Nery a baixa adesão ao grupo de gestante, somente 10 gestantes por grupo e consequentemente no pré-natal, devido a isso pensou em motivar as gestantes através do projeto.

Descrição

Grupo de gestante é uma estratégia que é preconizada pelo Ministério da Saúde e já existia na Unidade de Saúde Ananeri, mas o grande desafio era conseguir que as gestantes participassem. Através dos Agentes Comunitários de Saúde, foi entregue a todas as gestantes vinculadas agendamento para o dia do grupo. Elas receberam um agendamento com dia e horário, como se fosse consulta agendada, com isso a adesão foi grande. Então era preciso, chamar a atenção das gestas para que cumprissem com todo o pré-natal, foi quando deu-se início no projeto. Todas as gestantes no terceiro trimestre, com pré-natal em dia, ganharia um ensaio fotográfico e três fotos impressas em porta retrato, confeccionado pela equipe.
Cada ensaio fotográfico, confeccionamos um banner com as fotos das gestantes, que será exposto na Unidade de Saúde.
Vale ressaltar que neste projeto, não foi preciso nenhum recurso extra visto que as fotos foram tiradas por um servidor da unidade, foram reveladas pelo departamento de comunicação e os porta-retratos foram confeccionados pela equipe e com material de uso da unidade de saúde. Lembrando que todas as gestantes da área de abrangência da unidade são beneficiadas, pois podem participar do projeto, somente há necessidade de cumprir com o pré natal desde a vinculação, até a consulta de puerpério. Com isso a equipe também foi beneficiada, desde o ACS até os médicos, pois podemos acompanhar melhor as pacientes.

Objetivos

Gerais:

 Aumentar a adesão ao pré-natal e ao grupo de gestantes;

Específicos:

 Despertar o interesse das gestantes à participarem do grupo de gestantes;
 Aumentar a adesão ao pré-natal;
 Realizar atividades fora do consultório, que visem educação, orientações e compartilhamento de informações;
 Contribuir para diminuir as taxas de mortalidade materna e infantil.

Metas a atingir:

Adesão das gestantes no grupo em 60% em relação ao número de gestantes vinculadas na USF Ananeri;
Conclusão de 90% do pré natal em relação ao número de gestantes vinculadas na USF Ananeri;

Cronograma

Físico:

Salão de uso da comunidade e unidade de saúde Ananeri

Financeiro:

Este projeto não necessitou de nenhum aporte financeiro extra, somente o que já existia no serviço:
Recursos humanos;
Materiais de papelaria para confecção dos porta-retratos;
Banner confeccionado pelo departamento de comunicação;
Material de mídia (notebook, projetor);
Vídeos, Textos;
Alimentos: sucos, bolachas...(já programado para os programas da ESF).

Orçamento:

Fonte 495

Beneficiários Diretos:

Gestantes da área de abrangência da USF Ananeri

Beneficiários Indiretos:

População como um todo e servidores da USF Ananeri

Resultados:

Houve um aumento significativo na adesão ao grupo de gestantes, antes contávamos com a participação de 10 gestantes por grupo, hoje contamos com a participação em média 35 pessoas, entre gestantes, pais e ou familiares.
A participação de familiares foi observado que trouxe impacto positivo para as gestantes.
Houve também uma maior assiduidade no pré-natal, visto que com as orientações e com a perspectiva de participar do ensaio fotográfico, motivou as gestantes a não faltarem nas consultas.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos