Banco de Projetos

É criando que se preserva: implantação de lixeiras sustentáveis em áreas públicas do Municipio de Iretama - Pr.

Ano / Edição: 2017
Município: Iretama
Função de Governo: Gestão Ambiental

Administração Indireta:

Mauricio Flores

Diagnóstico

A falta de água potável e de esgotamento sanitário são responsáveis por 80% das doenças e 65% das internações hospitalares. Além disso, 90% dos esgotos domésticos e industriais são despejados sem qualquer tratamento nos mananciais de água. Os lixões, muitos deles estão situados às margens de rios e lagoas, sendo outro foco de problemas.
Os resíduos sólidos urbanos, mais conhecidos por lixo urbano, são resultados das atividades diárias do homem em sociedade, sua matéria varia de acordo com a população dependendo de sua atividade econômica e hábito de vida, podendo ser encontrado nos estados sólido, liquido e gasoso. Como exemplo de lixo pode ser citado os plásticos, papel, papelão, vidro, metais, matéria orgânica, entre outros.
Existem outros tipos de resíduos tóxicos, que necessitam de um destino especial para que não contaminem o meio ambiente e os seres que habitam nele, como pilhas, baterias, lâmpadas, restos de medicamentos e outros.
No entanto, como pensar na tipologia de cada resíduo é importante, torna-se importante também pensar nos compartimentos ao quais estes materiais devem ser armazenados, assim, devem-se planejar medidas em prol da elaboração de lixeiras eficazes que além de despertar a atenção dos munícipes os motivem a cuidar do bem público.
Iretama, como inúmeros outros municípios do interior do Paraná, sofre com problemas voltados a gestão, armazenamento, coleta, disposição final dos resíduos. O mesmo sofre ainda com falta significativa de lixeiras no ambiente público, fator este que contribui para o lançamento de resíduos sólidos nas ruas e calçadas.
O Município de Iretama – Pr, conta com um total de 10.622 habitantes, e uma área territorial de 570,459 km² de acordo com dados do IBGE. Atualmente a maior parte da população encontra-se concentrada em área urbana, necessitando assim de técnicas municipais para coleta do lixo domiciliar.
De acordo com informações da Secretária de Meio Ambiente, o município arrecada por mês cerca de aproximadamente, 80 mil toneladas de resíduos. Este volume em sua maioria é composto por materiais que podem ser reciclados, no entanto, poucas vezes isto ocorre.
Desta forma, o presente projeto busca minimizar este problema presente no município, através do incentivo de munícipes que trabalham na própria prefeitura a construir lixeiras sustentáveis, através da reutilização de pneus inservíveis oriundos das borracharias presentes na cidade.
O projeto após sua implantação beneficiará todos os munícipes, principalmente os moradores da área urbana, que poderão depositar seu lixo em um local adequado, o mesmo trará beneficio ainda para a população que visitam a cidade, visto que esta conhecerá a idéia e poderá levá-la para sua cidade de origem disseminando assim a preservação ambiental.

Descrição

O município de Iretama conta com a presença de cinco borracharias no município destas, todos os restos de pneus é encaminhado para ao setor de obras viárias, para a destinação dos resíduos a empresa Reciclanip em Curitiba, visto que as borracharias não conseguiram implantar a política de logística reversa, caindo assim à responsabilidade da destinação final dos pneus á prefeitura.
Este problema se intensifica, quando os pneus são jogados, junto em áreas de lixão, ou nas rodovias, causando graves danos ao meio ambiente, alem de ser um agente difusor de mosquitos como Aedes aegypti .
Em meio a estes problemas e a intensa falta de lixeiras instaladas no município que contribui para o lançamento de lixo nas ruas por parte dos munícipes, surge à possibilidade de unir dois problemas em uma solução, a partir da construção de lixeiras sustentáveis, elaboradas com pneus.
Assim, o projeto visa à elaboração de lixeiras com baixo custo, utilizando matéria prima e mão de obra presente na própria prefeitura além da motivação dos munícipes a pratica da sustentabilidade sendo desta forma capaz de beneficiar, todos os munícipes e o público externo que visitam a cidade.

Objetivos

Gerais:

Confeccionar lixeiras de pneus inservíveis (estilo galões)para implantação em áreas públicas do município de Iretama – PR.

Específicos:

• Desenvolver lixeiras a partir de materiais recicláveis em prol da conscientização da população;
• Demonstrar que é possível transformar “lixo” em objetos úteis a sociedade;
• Confeccionar de pneus (estilos galões) para serem depositados na praça e no lago municipal;
• Confeccionar para serem distribuídas nas escolas municipais;
• Incentivar a criação de objetos com resíduos recicláveis;
• Minimizar os gastos gerados com a destinação correta dos pneus, aos centros de reciclagem em Curitiba, proporcionando ações úteis aos munícipes;
• Utilizar funcionários do setor de obras para a confecção das lixeiras, trabalhando com estes a importância da reciclagem.

Metas a atingir:

1- Desenvolver nos funcionários o pensamento critico frente a importância da reciclagem;
2- Incentivar a reciclagem;
3- Confeccionar 130 lixeiras provenientes da reutilização de pneus inservíveis;
4- Proporcionar a minimização dos gastos com a compra de lixeiras, visto que estas serão produzidas através da reciclagem.
5- Incentivar o pensamento e ações sustentáveis pelo município.

Cronograma

Físico:

ATIVIDADES/2017 MAIO. JUN. JUL. AGOS. SET. OUT.
Pesquisa sobre diferentes tipos de lixeiras x
Confecção de 4 lixeiras X x
Pintura das lixeiras com funcionários do Pátio x X
Implantação das primeiras lixeiras no calçadão da praça X
Desenvolvimento das outras 20 lixeiras x x
Pintura das lixeiras com alunos do Contra - Turno X X
Implantação das lixeiras nas áreas públicas da cidade x
Finalização das atividades e analise dos resultados x

Financeiro:

O cronograma encontra-se em anexo.

Orçamento:

Materiais Valor da Unidade
Pneus sucateados 130
Arame liso 1 rolo
*Furadeira -
Maquina Tico – Tico 256,00
Tinta óleo 20,00 lata de 1 l.
Tiner 13,00 lata
Pincel 6,00 a 9,00 cada
Faca 10,00
Parafuso 1,40 cada
*Saco de lixo tamanho 100 De acordo com a demanda.
*Mão – de – Obra -
* Estes materiais não necessitaram de compra, visto que o município já possuía.

Beneficiários Diretos:

População moradora da área urbana composta por 6.121 habitantes, sendo estes, homens, mulheres e crianças que frequentam a praça.

Beneficiários Indiretos:

Os beneficiários indiretos podem ser compreendidos como aqueles que vão até a cidade para realizar alguma atividade, assim pode-se verificar como sendo os beneficiários indiretos, os moradores da área rural 4.481 habitantes assim como pessoas que vem até a cidade visitar.

Resultados:

Em maio de dois mil e dezessete ocorreu o inicio do projeto lixeiras sustentáveis, neste momento ocorreu inicialmente uma conversa com os funcionários do Setor de Obras Viárias, visando à compreensão destes sobre a importância da reciclagem, e como que os inúmeros pneus vistos até então como um problema por eles, são na realidade fonte de matéria prima para construção de inúmeros objetos.
Após a conversa iniciou-se a seleção dos pneus, neste momento um dos funcionários trabalhou na seleção dos pneus que tinham a mesma forma e tamanho, visando à padronização das lixeiras, após a seleção, ocorreu o corte dos pneus.
Em primeiro momento apenas um funcionário se dispôs a ajudar, porém com o desenvolver do projeto, outros funcionários foram se interessando pelo assunto, e começaram a ajudar. Neste momento ocorreu o principal resultado do projeto, que é desenvolver a curiosidade da população sobre como fazer, tal ação. Visto que a curiosidade é capaz de levar o individuo a querer construir em sua casa, além de ajudar a cuidar dos que forem instalados.
Após os pneus serem cortados, foram realizados quatro furos nas bordas com uma furadeira, após a perfuração, os pneus foram costurados um no outro com um arame, esta ação fez com que os pneus permanecessem em formato de tambor.
Após a montagem, as mesmas foram pintadas com tinta óleo, o período de secagem demorou cerca de quatro dias, visto que os trabalhos iniciaram-se em período de chuva, momento em que os funcionários encontrava-se com poucas atividades a serem realizadas. Após a secagem identificou-as de lixeiras e foram fixadas na praça municipal.
Com o projeto ocorreu à confecção de nove lixeiras que foram implantadas no centro do município, proporcionando a minimização dos gastos com a compra de lixeiras.

Anexos

Banco de Projetos