Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Grupo Municipal de Dança Ponta do Pé

Ano / Edição: 2017
Município: São Jorge do Ivaí
Função de Governo: Cultura

Administração Indireta:

Direta

Diagnóstico

O município de São Jorge do Ivaí, por ser de pequeno porte e por ter poucas atividades culturais, percebeu-se através de pesquisa feita na rede pública de ensino a necessidade de se criar atividades relacionadas a dança, sendo ela um diferencial para as alunas(o) que acabam sendo lapidadas(o) por esta arte. A pesquisa mostrou que o ballet foi o mai citado, a partir daí, construi-se um espaço adequado e equipado para acontecerem as aulas, com o objetivo de envolver um grande número de alunas(o).

Descrição

O projeto não encontra problemas sociais, mesmo atendendo a todas as alunas(o)das diferentes classes sociais. As principais ações desenvolvidas são as apresentações em festas do município e uma apresentação de final de ano com todas as alunas(o). Os recurso se dão através das confecções das roupas de apresentação para toas as alunas(o) e a contratação de uma professora de ballet clássico com DRT. O projeto iniciou-se com 35 alunas e atualmente conta com 105 alunas(o) a partir dos quatro anos de idade.

Objetivos

Gerais:

O objetivo geral é atender todas as crianças e adolescentes do município matriculados na rede pública de ensino

Específicos:

Desenvolver na criança e no adolescente a aptidão musical, em especial por músicas clássicas,*Oportunizar a criatividade e a expressão corporal, *Trabalhar a importância do coletivo, dentro da dança e em todos os aspectos da vida, *Desenvolver a alto estima e lapidar o que tem de melhor cada participante das aulas de ballet, *Trabalhar a disciplina dentro e fora das aulas de ballet, *Construir sua própria identidade cultural, aprimorando suas aptidões pelas artes.

Metas a atingir:

A final dos nove anos do curso, as alunas (o) saiam certificadas (0) como bailarinas(o), possibilitando caminhos para uma vida profissional.

Cronograma

Físico:

As aulas acontecem em horário de contra- turno, durante três dias da semana (terças, quintas e sextas-feiras ) das 08:00 as 11:00 e das 13:00 as 17:00 horas, sendo que cada aula tem o tempo de uma hora e dividido de acordo com a faixa etária.

Financeiro:

Os valores despendidos são atingidos com o pagamento da profissional, manutenção da escola, viagens, confecção de roupas e de adereços de apresentação

Orçamento:

O projeto tem um orçamento anual aproximado de R$ 58.382,00 distribuído entre pagamento da pagamento da professora, energia elétrica, manutenção da escola, roupas de apresentação.

Beneficiários Diretos:

O Grupo Municipal de Dança Ponta do Pé atende a 105 alunas(o) no Centro Educacional Professora Vilma Panont Barbosa, sito à rua Benedito José Muniz.

Beneficiários Indiretos:

O município de São Jorge do Ivaí tem aproximadamente 5.700 habitantes.

Resultados:

Uma das metas atingidas foi a participação na Mostra Paranaense de Dança (2016) na seletiva de Marialva - Pr. ( 04/05/2016 )saindo desta seletiva classificados para a Mostra Final no Teatro Guaíra em Curitiba - Pr. (02/06/2016 )
Em 16/07/2017 o Grupo Municipal de Dança Ponta do Pé, participa da Mostra Paranaense de Dança na seletiva de Arapongas-Pr, saindo classificado para a Mostra Final no Teatro Guaíra em Curitiba – Pr. (16/06/2017).
O Grupo Municipal foi convidado a participar da Noite de Solo da Academia Marcia Angeli no dia 30/06/2017 no Teatro Barracão em Maringá – Pr.
No dia 01/07/2017 o Grupo de Dança Municipal de Dança Ponta do Pé apresentou a sua 1ª Noite de Solos de repertório no Centro Cultural Profª Maria Aparecida Moreno Picoli.

Anexos

Banco de Projetos