Banco de Projetos

PROJETO PROTEÇÃO DE FONTES - PROTEGENDO QUALIDADE DE VIDA

Ano / Edição: 2017
Município: Porto Barreiro
Função de Governo: Gestão Ambiental

Administração Indireta:

NAO

Diagnóstico

Após diversas reuniões com as famílias da zona rural do município juntamente com o poder publico, secretaria de agricultura, saúde e administração, chegamos a conclusão que é de extrema importância a elaboração do referido projeto.

Descrição

É de senso comum que o consumo de águas contaminadas é dos principais causadores de contaminações e doenças na nossa sociedade. E por meio de analises realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde do município de Porto Barreiro, constatou a presença de coliformes fecais acima do padrão permitido nas propriedades rurais de nossa cidade. Além deste fator, percebemos através de visitas realizadas em algumas propriedades, que muitos moradores não protegem adequadamente suas fontes de água, evidenciando a necessidade de orientação e de medidas corretas de conservação destas nascentes.
Segundo a OMS e a UNICEF apud Vanier (2008) cerca de 1,4 bilhões de pessoas e todo o mundo não tem acesso a água limpa, própria para o consumo humano, e como resultado deste índice cerca de 30% das mortes são causadas pela ingestão de águas contaminadas.
Entre as doenças causadas pela ingestão de água contaminada podemos citar a leptospirose, salmonelose, hepatite, giardíase, gastrenterite, febre tifóide e amebíase. Já as doenças causadas pelo contato com água contaminada destacam-se a sarna, tracoma, verminoses e esquitossomos. Uma folha que cai na fonte de agua após sete dias e o suficiente para contamina-la.

Objetivos

Gerais:

O objetivo geral deste projeto é promover a adequada proteção de fontes em residências de comunidades rurais do município de Porto Barreiro. Pretende-se também, promover uma conscientização nos moradores a respeito da importância da conservação das nascentes de água, promovendo benefícios na qualidade de vida da população atendida pelo projeto.
Com sua efetivação, o projeto realizará a análise química das águas das nascentes, identificando possíveis microorganismos patogênicos, que não são visíveis nem identificados a olho nu. Entre os resultados obtidos pela proteção de fontes, está:
- Manter ou melhorar a qualidade da água de nascentes e cursos de água.
- Regularizar a vazão das nascentes, principalmente no que se refere a possíveis períodos de estiagem.
- Manter ou melhorar a saúde da população.
- E pleitear recursos financeiros que venham a colaborar na realização Projeto Casa Familiar Rural de Porto Barreiro.

Específicos:

O projeto em si consiste na proteção de fontes, consistindo em Mapeamento de Minas Naturais e Realização de estudo de viabilidade; conscientização das famílias beneficiadas; elaboração do projeto de preservação com a participação da família ou da comunidade; essa proteção será no sistema solo cimento o que envolve assistências técnicas as famílias, limpeza do local, e o plantio de mudas de arvores nativas.

Metas a atingir:

Proteger 200 (duzentas) nascente fonte de agua ate o fim fevereiro de 2019.

Cronograma

Físico:

ANO 2017
Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
x 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 x



ANO 2018
Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
x 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 x

100 por ano. total de 200.

Construção da cerca para proteção da nascente. Plantio de seis mil mudas de árvores nativas e frutíferas doadas pela ENGIE BRASIL.

Financeiro:

ITENS INCLUSOS PARA CADA FONTE PROTEGIDA.
1,5 m3 de Pedra Detonada Tipo Rachão.
01 caixa de agua 500 litros (plástico).
Kit de Cano 32mm (exclusivo para fonte).
02 ou 03 sacas de cimentos.

OU SEJA:

Orçamento:

150 ( cento e cinquenta mil reais).

Beneficiários Diretos:

200 famílias da zona rural.

Beneficiários Indiretos:

300 famílias que captam agua nas fontes protegidas.

Resultados:

Oferecer agua potável a cem por cento das famílias beneficiadas.

Anexos

Banco de Projetos