Banco de Projetos

PROJETO LAZER ATIVO: “VIDA DE 1ª QUALIDADE PARA A 3ª IDADE”

Ano / Edição: 2017
Município: Sengés
Função de Governo: Desporto e Lazer

Administração Indireta:

Prefeitura de Sengés

Diagnóstico

Com o aumento da expectativa de vida de nossa população, cresce no Brasil o número de idosos. Segundo dados do IBGE, em 2030 o Brasil terá a sexta maior população de idosos no mundo. Com o envelhecimento da população, os gastos com a saúde se tornam cada vez maiores.
Em nosso município, segundo o DATAPÉDIA, a população com 80 anos ou mais, cresceu 107% de 1991 até 2000, e o crescimento foi de 30% de 2000 até 2010, considerando que em 2010 a população de 60 a 80 anos ou mais é de 1.637 pessoas.
É comprovado cientificamente e evidenciado nos importantes congressos na área médica que a prática regular de atividade física e mental é o melhor remédio para se ter uma boa saúde, principalmente na população acima de 60 anos viabilizando assim a chegada aos 80 anos ou mais com “Vida de 1ª Qualidade”.

Descrição

O Projeto Lazer Ativo: “Vida de 1ª Qualidade para a 3ª Idade”, será desenvolvido durante o ano de 2017 com as seguintes programações:
• Atividades físicas e recreativas:
Reuniões semanais, as quais permitirão que o idoso participe três dias na semana com atividades físicas e recreativas, com profissional da área de Educação Física.

• Atividades de socialização com as crianças da rede Municipal de Educação:
Realizar atividades recreativas com a coordenação do profissional de Educação Física com uma turma de alunos da rede de ensino e os idosos, uma vez por mês, no espaço de Convivência da 3ª idade.

• Atividades de Canto Coral:
Ensaio de Canto Coral realizado uma vez por semana.

• Comemoração especial para o Idoso / Semana do Idoso (25/09/17 a 01/10/17):
1º dia – Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo / Departamento de Cultura: “Contar nossos dias, para que encontremos corações sábios”, preparar Memorial de fotos contando a história de vida dos Idosos; Apresentação de teatro, danças, poesias, Canto Coral, etc.
2º dia – Secretaria Municipal de Saúde: “A saúde na 3ª Idade”, ações voltadas à Saúde do Idoso com Palestras, exames, etc.
3º dia – Secretaria Municipal de Assistência Social “A beleza da 3ª Idade”, Conversação sobre autoestima; realização de cortes de cabelo, unha, distribuição de Kit’s de beleza com cremes, materiais de higiene, etc.
4º dia – Secretaria Municipal de Educação “Pedagogia da maior idade”, com a participação da 3ª idade, efetuar ensinamentos através de histórias de como eram as brincadeiras do tempo da vovó, depois realizar algumas das brincadeiras ensinadas com as crianças. Apresentação pelas crianças de esquetes teatrais, declamação de poesias, distribuição de cartões de felicitação ao dia do idoso, etc...
5º dia - Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo / Departamento de Esportes “Vigor é o que interessa, com o mais não temos pressa”, diversas atividades esportivas e recreativas com o enfoque de possibilitar novas atividades desenvolvidas no “tempo” do idoso.
6º dia - Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo / Departamento de Turismo “A Natureza já tem milhares de anos, mas nunca perde sua beleza”, com o olhar voltado ao tempo que passa, mas que é renovado através de novas gerações; passear com os idosos para conhecer e explorar os pontos turísticos do município, fazendo a trilha das 7 cachoeiras, adaptada ao idoso.
7º dia – Secretarias em Rede “Hoje o dia é meu!”, oferecer um almoço aos idosos e depois promover um Desfile de Beleza para eleger a “Rainha da Maior Idade”, após finalizar a Semana do Idoso com um baile para comemorar o “DIA DO IDOSO”.

Objetivos

Gerais:

Promover benefícios à saúde da Terceira Idade, através de atividades físicas e recreativas, pois com o envelhecimento biológico o ser humano perde organicamente e funcionalmente a eficiência do organismo que tem a tendência de se atrofiar em seus músculos.
Possibilitar ações em parceria com as outras Secretarias, para que o idoso seja participativo e consciente do curso natural do envelhecimento.
Sensibilizar a comunidade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.

Específicos:

• Ganhar qualidade de vida;
• Levar o idoso a praticar regularmente atividades físicas;
• Melhorar a condição aeróbia e reduzir os efeitos danosos do sedentarismo;
• Combater doenças, dentre elas as cardiovasculares, principal causa de morte na Terceira Idade;
• Reduzir o risco de quedas e fraturas;
• Promover maior fiação de cálcio nos ossos através do fortalecimento dos músculos, prevenindo e tratando da osteoporose;
• Conquistar novas amizades e uma melhor interação social evitando a depressão na 3ª idade;
• Elevar a autoestima dos idosos através dos resultados das programações nos aspectos físicos, psicológicos e sociais que as atividades proporcionam.
• Promover a Semana do Idoso para fortalecer a socialização e interação entre os agentes da comunidade e os agentes municipais da promoção da saúde física e mental com os idosos.

Metas a atingir:

FEVEREIRO e MARÇO - META: Plano de trabalho estruturado
MARÇO a DEZEMBRO - META: Projeto Monitorado
ABRIL a DEZEMBRO - META: Idosos com hábitos de práticas físicas
AGOSTO a NOVEMBRO - META: Crianças preparadas para conviver com idosos
ABRIL a DEZEMBRO - META: Apresentação de Canto Coral
SETEMBRO a OUTUBRO - META: Trabalho em rede das Secretarias em favor da Terceira Idade
ABRIL a DEZEMBRO - META: Pesquisa e Avaliação concluída

Cronograma

Físico:

INÍCIO: Fevereiro/2017
TÉRMINO: Dezembro/2017

FEVEREIRO e MARÇO - AÇÃO: Estruturação do Projeto
MARÇO a DEZEMBRO - AÇÃO: Gestão e Monitoramento do Projeto
ABRIL a DEZEMBRO - AÇÃO: Atividades Físicas e Recreativas
AGOSTO a NOVEMBRO - AÇÃO: Atividades de Socialização com crianças
ABRIL a DEZEMBRO - AÇÃO: Ensaio Canto Coral
SETEMBRO a OUTUBRO - AÇÃO: Semana do Idoso
ABRIL a DEZEMBRO - AÇÃO: Acompanhamento e Avaliação do Projeto

Financeiro:

O desembolso financeiro será disponibilizado no mês de Setembro, para a realização da Semana do Idoso, e para o desenvolvimento das outras atividades não haverá disponibilização de recursos financeiros. Para o andamento do Projeto não haverá custos com Recursos Humanos, pois estes serão cedidos pelas Secretarias Municipais envolvidas.

Orçamento:

Estima-se o Valor de R$ 7.500,00(Sete mil e quinhentos reais) para o desenvolvimento do Projeto Lazer Ativo: “Vida de 1ª Qualidade para a 3ª Idade”, distribuído para todas as ações como: aquisição de camisetas personalizadas para o projeto, alimentação, distribuição de Kit’s de beleza, premiação para a Rainha da Maior Idade, propaganda, etc.

Beneficiários Diretos:

Terceira Idade, contando aproximadamente 150 pessoas participantes.

Beneficiários Indiretos:

Comunidade e famílias dos participantes do Projeto Lazer Ativo: “VIDA DE 1ª QUALIDADE PARA A 3ª IDADE”.

Resultados:

Pretendemos alcançar resultados satisfatórios por intermédio da constatação de hábitos saudáveis de vida adquiridos na velhice.

Anexos

Banco de Projetos