Banco de Projetos

PROJETO SE-PA-RE

Ano / Edição: 2017
Município: Mariluz
Função de Governo: Gestão Ambiental

Administração Indireta:

Divisão do Meio Ambiente

Diagnóstico

Mariluz é um município localizado no noroeste do Estado do Paraná, com aproximadamente 10.541 habitantes. A problemática central deste projeto é a grande quantidade de resíduos recicláveis destinados para o Aterro Sanitário Municipal e a baixa conscientização de boa parcela da população mariluzense quanto a necessidade de promover em suas residências a correta separação dos resíduos sólidos domiciliares. No Município de Mariluz os resíduos sólidos domiciliares possuem dias da semana determinados para a coleta de resíduos orgânicos e não recicláveis e para a coleta seletiva de resíduos recicláveis, conforme disposto no anexo 1 deste projeto. Contudo este serviço público não está sendo corretamente usufruído pela população assistida, visto a constatação de que não está sendo realizada a separação dos materiais recicláveis e não recicláveis no âmbito domiciliar, fato que prejudica o alcance dos objetivos esperados com a implantação da coleta seletiva. Assim, boa parte dos resíduos que estão sendo dispostos no aterro sanitário poderiam ser reaproveitados através de processos de reciclagem, evitando a extração de matéria prima diretamente da natureza. De outra via, o material recolhido durante a coleta seletiva, por vezes não pode ser aproveitado pela Associação dos Recicladores de Mariluz que recebem esses resíduos para o reaproveitamento, tendo em vista a presença de resíduos orgânicos que acabam por contaminar os materiais recicláveis, acarretando seu descarte. Essas circunstâncias, além de demasiadamente prejudiciais ao meio ambiente, comprometem vultosos recursos públicos, que deixam de ser aplicados em políticas públicas voltadas ao bem-estar e a melhoria da qualidade de vida da população.
Diante disso, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente no ano 2016, desenvolveu o Projeto SE-PA-RE “Recicle suas ideias”, com o objetivo promover a separação dos materiais recicláveis produzidos no município, atuando diretamente com toda população, aumentando a vida útil do aterro sanitário, na reintegração dos materiais no ciclo produtivo, e aumento da renda dos catadores de materiais recicláveis.

Descrição

Para atingir os objetivos do Projeto SE-PA-RE “Recicle suas ideias”, inicialmente foram realizadas a sensibilização da população em relação ao valor de se separar os tipos de materiais, visando à importância da coleta seletiva de resíduos no Município.
Após a etapa inicial de conscientização dos moradores e do comércio, foram distribuídos gratuitamente para cada família um ECO-BAG de ráfia (confeccionados a partir de reaproveitamento de BIG-BAGS) com numeração individual, para acondicionamento dos resíduos recicláveis.
Juntamente com o ECO-BAG (Anexo 2) o morador recebeu um pequeno folder (Anexo 3) contendo os dias da semana que é efetuada a coleta em cada bairro e a lista de matérias que podem ser acondicionados no recipiente, como por exemplo: Plásticos, PET, papelão, sacolas, latinhas de alumínio, papel limpo e etc. Foi orientado o morador a deixar o ECO-BAG em frente à residência, onde é feita a coleta, então o resíduo é retirado do BAG e colocado novamente no portão para o morador recolher. A Prefeitura dispõe de um caminhão (Anexo 4) cedido pelo Instituto das Águas para o uso exclusivo da coleta seletiva, que recolhe o material reciclável porta a porta.
Além da distribuição dos ECO-BAGS, o projeto prevê a instalação de Postos de Entrega Voluntária em pontos estratégicos na avenida principal da cidade em razão do comércio e em locais públicos afim de melhorar operação da coleta seletiva.
Todo material proveniente do projeto é destinado ao barracão da Associação de recicláveis de Mariluz - AREMA, que fazem a separação de acordo com o tipo de material, com o intuito de tornar mais fácil e eficiente a sua recuperação, sendo posteriormente prensados, enfardados e comercializados, reintegrando os materiais no ciclo industrial, trazendo vantagens ambientais e econômicas. A Associação dos Recicladores de Mariluz, vem recebendo cursos de capacitação do projeto ECOCIDADÃO III DO PARANÁ (anexo 5), que tem como objetivo promover e estimular os processos de autogestão, boas práticas de convivência, incentivo a economia solidária entre o grupo, aliado sempre ao desenvolvimento sustentável.

Objetivos

Gerais:

Este projeto teve como objetivo principal promover a implantação da coleta seletiva no município, atuando diretamente com a população, com o intuito de aumentar a vida útil do aterro sanitário, a geração de emprego e renda para catadores de materiais recicláveis.

Específicos:

• Promover a separação dos materiais recicláveis produzidos no município, atuando diretamente com a população;
• Aumentar a quantidade de material reciclável coletado para melhoria para o município atuando de uma forma sustentável;
• Aumentar a vida útil do aterro sanitário;
• Gerar emprego e renda para catadores de materiais recicláveis;
• Conscientizar a população em relação ao consumo sustentável e a preservação do meio ambiente;
• Contribuir para a proteção do meio ambiente e para melhoria da qualidade de vida da população.

Metas a atingir:

Conscientizar toda população sobre a importância da Coleta Seletiva;
Diminuir a quantidade de resíduos recicláveis que vão para o Aterro Sanitário Municipal;
Educação Ambiental nas Escolas Municipal, Estadual;
Buscar novos parceiros para aquisição de equipamentos para a ASSOCIAÇÃO DOS RECICLADORES DE MARILUZ - AREMA;
Proporcionar o descarte correto de pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos, evitando a poluição do meio ambiente e a contaminação dos seres vivos com metais tóxicos e outros componentes poluidores;

Cronograma

Físico:

Na semana do Meio Ambiente do ano de 2016, foi realizado a distribuição dos ECO-BAGS, para população, bem como foram realizadas gincanas nas escolas municipais, afim de conscientizar as crianças sobre a importância da coleta seletiva (ANEXO 6). No dia 10 de Junho de 2016 a Prefeitura recebeu do Instituto das Águas um caminhão. No dia 05 de junho de 2017 a Prefeitura inaugurou o Barracão destinado para a Associação dos Recicladores de Mariluz – AREMA realizarem os serviços de acondicionamento e triagem dos resíduos recicláveis (Anexo 7). O Barracão está licenciado pelo Instituto Ambiental do Paraná. (anexo 8)

Financeiro:

O recurso investidos foi a construção do barracão para a associação AREMA é proveniente da captação de recursos municipal.

Orçamento:

Barracão a Associação dos Recicladores de Mariluz - AREMA : Aproximadamente 155.000,00 reais (recurso próprio);
Compra dos ECO-BAGS: Aproximadamente 5.000 reais, (recurso próprio);
Caminhão destinado para coleta seletiva: 250.000,00 reais ( Instituto das Águas);
Campanhas e folder para conscientização da população: 1.000 reais (recurso próprio);
Aluguel da prensa, pago pela Prefeitura: 1.500,00 reais;

Beneficiários Diretos:

Com o início do projeto SE-PA-RE, a coleta seletiva permitiu expandir recolhimento dos materiais recicláveis em todo perímetro urbano do município, garantindo assim o destino correto dos materiais gerados pela população mariluzense; Garantir a saúde dos 8 associados envolvidos na coleta seletiva; Envolvimento de toda a rede escolar (municipal, estadual) no processo de sensibilização da coleta seletiva e preservação do meio ambiente; Proporcionar renda digna para 8 associados num ambiente mais adequado, aumentando a qualidade de vida dos envolvidos; Aumento da vida útil do Aterro Sanitário Municipal.

Beneficiários Indiretos:

População mariluzense; Prefeitura de Mariluz; Associação dos Recicladores de Mariluz - AREMA; e o Meio Ambiente.

Resultados:

Com a implantação do Projeto SE-PA-RE " Recicle suas ideias" no início de 2016, constatamos a evolução significativa da coleta dos materiais recicláveis em toda região do município.
Houve um aumento na quantidade de materiais recicláveis, conforme os dados disponibilizados pela Associação dos Recicladores de Mariluz – AREMA, no ano de 2015 foram recolhidas aproximadamente 87 toneladas de materiais recicláveis, logo após um ano de projeto SE-PA-RE, foram recolhidas aproximadamente 257,65 toneladas.Consequentemente, a renda dos associados acompanhou a evolução do material recolhido, número de associados aumentou e a quantidade de resíduos recicláveis no aterro sanitário municipal diminui. Antes da implantação do projeto a Associação era em 5 associados e recebiam em média 450,00 reais por associado, a venda era realizada a cada 30 a 40 dias, dependendo da carga. Hoje com o aumento dos resíduos recicláveis a venda é feita 2(duas) vezes ao mês, recebendo em média 900 reais/mês. Vale lembrar, que o número de associados aumento para 8. (anexo 9)
Através do projeto, foi realizado no município a 1 Campanha do Lixo Eletrônico, uma vez que, esses resíduos eram destinados para o aterro municipal. Com a campanha, foram recolhidos 5 toneladas de resíduos eletrônicos receberam um destino correto(Anexo 10).

Anexos

Banco de Projetos