Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Projeto Social Só Pra Elas

Ano / Edição: 2017
Município: Marilândia do Sul
Função de Governo: Desporto e Lazer

Administração Indireta:

Saúde e Bem Estar

Diagnóstico

O município de Marilândia do Sul possui 8.863 habitantes. Está localizada no Vale do Ivaí a cerca de 337 Km de Curitiba. Por ser um município proeminente agrícola, torna-se perceptível o desnível social, fato esse comprovado pelo seu IDH de 0,69. A Prefeitura de Marilândia do Sul, consciente das necessidades da população se esforça constantemente para reverter essa situação, como altos investimentos em educação, saúde e esporte. No esporte, os investimentos são para o esporte educacional fundamentado em valores como totalidade, coeducação, emancipação, participação, cooperação e regionalismo.

Descrição

Projeto Só Pra elas, teve inicio em setembro de 2015 pela secretaria de Esporte e Turismo de Marilândia do Sul, tendo como objetivo principal “O bem Estar Feminino “
O Projeto Só Pra elas, conta com 150 mulheres da faixa etária entre 6 e 90 anos. Elas praticam atividades esportivas três vezes por semana que são: aulas de zumba, exercícios físicos, alongamentos e fortalecimentos dos membros.
Os trabalhos são acompanhados por médicos da Secretaria de Saúde que realizam exames periódicos para verificar a saúde e se elas estão aptas para praticar esportes.
Também são assistidas por Profissionais de Educação Física habilitados. Só pra Elas tem reuniões e palestras com psicólogos a cada dois meses para tratar assuntos de interesse das participantes.

A partir dos trabalhos realizados elas adquiriram habito de praticar várias atividades esportivas que promovem saúde física e mental, sendo elas:
• Perda de peso e fortalecimento muscular;
• Exercícios e danças
• Ambiente exclusivamente Feminino para que nossas alunas tenham mais privacidade;
• Atendimento médicos /Psicólogos.

Objetivos

Gerais:

O projeto tem como objetivo principal o bem estar e qualidade de vida para o público feminino feminino, através da prática da atividade física diária.

Específicos:

Tonificação e enrijecimento muscular;
Melhorar condicionamento físico;
Mais disposição para enfrentar o dia a dia;
Aumentar autoestima;
Reduzir o estresse;
Melhorar a qualidade de Vida;
Criar momentos de lazer para as mulheres.

Metas a atingir:

Agregar ao grupo mais mulheres de Marilândia e região com o objetivo de:
*prevenir doenças como: osteoporose, diabetes, hipertensão,enfartes, entre outras;
*Melhorar a capacidade de se cuidar, aumentando a auto-estima;
*Aumentar a capacidade funcional, melhor postura, imunizar ás infecções, promover sono com qualidade e desempenho fisiológico
*Reduzir, dores, obesidade, fadigas, incontinência, dependência de alguns medicamentos, solidão , entre outras.

Cronograma

Físico:

O Projeto Social Só Pra Elas, é continuo que são trabalhos realizados médio e longo prazo, visando à melhoria da qualidade de vida da mulher.
Treinamento:
O local do treinamento: Estádio Municipal: pista de Atletismo, terreno não tem elevação, o tamanho ideal, para os treinos de fortalecimentos e exercícios físicos , caminha e treino de corrida;
Quadra coberta do Estadio Municipal no período ( verão) com aula de Zumba fortalecimento , alongamento
Centro Municipal da Cultura, utilizamos no Inferno por ser fechado, alas de zumba
Treinos acontecem nos dias :
SEG: Aula de zumba e alongamento Horário: 18:30 as 19:30
Quar :Exercícios físicos , fortalecimento alongamento Horário: 18:30 as 19:30
Sex : Aula de zumba e alongamento Horário: 18:30 as 19:30 .

Financeiro:

Os gastos estão previsto no orçamento da Secretaria de Esporte e Turismo , objetivando cobrir despesas, salario do profissional , materiais esportivos , manutenção do local , despesas de água e Luz entre outros.

Orçamento:

O orçamento previsto é de aproximadamente R$ 3.500.00 ( três mil e quinhentos reais) com despesas: salario do profissional , materiais esportivos , manutenção do local , despesas de água e Luz entre outros.

Beneficiários Diretos:

Público feminino de Marilândia 4.363 mulheres.

Beneficiários Indiretos:

São muitos os beneficiários indiretos com a pratica de esportiva de exercícios físicos praticados pelas mulheres entre eles : Família , trabalho , Centro de Saúde, entre outros.
Com a prática de exercícios físicos ,ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse, além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima , na redução da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depressão e no convívio social.

Resultados:

Os resultados do projeto social só pra elas , ate o presente momento esta sendo muito importante as mulheres estão satisfeita e felizes . Os benefícios percebidos pelas nossas alunas foram :perda de peso, condicionamento físico, disposição para enfrentar o dia a dia, aumento da auto-estima, redução do estresse, melhora na qualidade de Vida, e o convívio social.

Anexos

Banco de Projetos