Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Projeto de Combate a Dengue Todos contra a Dengue

Ano / Edição: 2017
Município: Guaporema
Função de Governo: Saúde

Administração Indireta:

Secretaria Municipal de Saúde

Diagnóstico

INTRODUÇÃO

A Dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que cresce assustadoramente no verão causando epidemias e surtos que preocupam os Órgãos de Saúde e toda população.

A doença pode se apresentar na forma clássica, ou mais grave como a hemorrágica que pode levar o paciente a morte em poucas horas.

O agente etiológico da doença é um vírus que apresenta quatro sorotipos: DENV 1, DENV 2, DENV 3 e DENV 4 (Ministério da Saúde 2008 in: Amaral 2011), a forma de transmissão da doença é através da picado do vetor infectado em uma pessoas sadia.

Os principais sintomas são: febre, dores de cabeça, dores atrás dos olhos, nas articulações podendo se espalhar pelo corpo, vômito, diarreia, prostação ou exantema associados ou não a hemorragia (Ministério da Saúde, 2010), a pessoas que apresentar um ou mais sintomas, principalmente de estiver em área de epidemias ou risco devem procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima.

Segundo o Ministério da Saúde (2008) a Dengue é considerada um dos maiores problemas públicos, uma vez que o Brasil é um país tropical, cuja condições favorecem o desenvolvimento do mosquito Aedes Aegypti, agravado pela falta de conscientização da populações que mantem criadouros do mosquito dentro de suas residências.

A fêmea do mosquito é exigente gosta de água parada e limpa para se reproduzir qualquer lugar pode virar um criadouro por isso é preciso prestar atenção em alguns pontos como:
Pneus; garrafas vazias; caixa d’água destampada; entulhos nos quintais; calhas; reservatório da geladeira; tampinhas; e outros.

Sendo o Mosquito Aedes Aegypti o causador de várias doenças graves que podem levar a morte e tendo o município enfrentado uma epidemia no ano de 2010, o presente projeto é de grande relevância para a conscientização da população em especial das crianças que são os maiores disseminadores de informações para o combate a Dengue, que tem por finalidade promover através de um concurso de desenho que melhor represente o combate a dengue com a mudança de hábitos para a prevenção da doença e sua contínua atuação dentro das escolas, com iniciativas que combatam ano a ano essa doença e as outras que poderão aparecer decorrentes desde mosquito como: a febre chikungunya e o perigoso Zika vírus.


DIAGNÓSTICO
O município de Guaporema possui atualmente 2.420 habitantes segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, embora pequena, é uma população que sofreu uma epidemia do vírus da Dengue devido a hábitos que provocaram a manifestação da doença causando uma grande preocupação para os gestores municipais.
Em 2013, o município de Guaporema pela segunda vez sofreu uma epidemia causada pelo vírus da Dengue, a população não tinha total conhecimento da gravidade do risco da doença e que seus hábitos poderiam interferir significamente na redução desses dados.
A partir de então o trabalho de conscientização vem sendo realizado constantemente com a população, as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde é interruptivo e com a ação deste projeto pretende-se reduzir em 80% o índice de pessoas contaminadas pelo vírus.

Descrição

O combate à Dengue sempre foi uma prioridade da Gestão do Prefeito Marcão Barranco, e a conscientização da população o trabalho que é realizado pela Secretaria Municipal da Saúde é um fator chave para que consiga atingir excelentes resultados.
Devido à epidemia que o município sofreu em 2011 e 2013, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte e a Agencia de Correios do Município começaram a se mobilizar, realizando trabalhos nas escolas, divulgações e palestras e para despertar o interesse e a criatividade dos alunos foi elaborado o concurso do melhor desenho relacionado ao Combate à Dengue, onde o vencedor ganhará destaque no selo que percorrerá o mundo.
O projeto será elaborado com a parceria de todos os segmentos já nominados onde cada representante mostrará suas ideias contribuindo para o estabelecimento dos critérios e da metodologia que será adotada para o lançamento do concurso.
Em seguida a Secretaria Mun. de Educação, Cultura e Esporte, juntamente com a Secretaria Mun. de Saúde, Prefeitura Municipal e Correio de Guaporema, lançará o Concurso do melhor desenho relacionado à prevenção e combate a dengue, dirigido aos estudantes da Escola Municipal Monteiro Lobato Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano), o desenho selecionado pela comissão julgadora será transformado em um selo personalizado e ganhará o mundo.
O concurso foi inspirado no Projeto “Na Terra do Sol Poente, a turma do Combate se Torna Agente”, que esta sendo desenvolvido pela coordenadora da dengue junto as agentes da unidade básica de saúde.
Após exposição do Projeto e do lançamento do Concurso de desenho relacionado ao tema de combate a dengue, será feita a leitura do regulamento para que todos tomem ciência das condições para participar, sendo disponibilizada uma cópia para o professor de cada turma trabalhar posteriormente.
A Secretaria Mun. de Saúde através das Agentes de Combate a Dengue fará palestras informativas que auxiliarão os alunos na elaboração dos desenhos. Também serão fornecidos folders informativos disponibilizados pela Regional de Saúde.
A Gerente do Correio de Guaporema fará uma exposição dos trabalhos realizados nos Correios em especial os selos e como o desenho selecionado poderá se transformar em um selo e ganhar o mundo.
Após o trabalho de informação e divulgação da importância do combate a dengue os alunos farão o desenho em sala de aula, sem intervenção do professor de acordo com sua criatividade.
Os desenhos serão avaliados e julgados no dia 6 de Novembro de 2013. Os critérios julgados serão: originalidade e criatividade dos desenhos ao tema proposto.
Aos jurados caberá a seleção de 10 (dez) desenhos finalistas, sendo um por sala, entre este serão escolhidos os 03(três) melhores desenhos, distribuídos em 1º (primeiro), 2º(segundo) e 3º (terceiro) lugar. Lembrando que apenas o 1º lugar se tornará um selo personalizado, levando em consideração a pratica do cuidado com o meio ambiente, pois seu desenho estará vinculado à limpeza de seu quintal.
Os alunos autores dos desenhos vencedores nas três primeiras colocações receberão prêmios, conforme regulamento. Os demais finalistas serão comtemplados com brindes educativos. Todos os desenhos selecionados e avaliados serão divulgados por mídia locais. Os professores dos alunos vencedores serão certificados pela participação.
Nos anos subsequentes serão organizadas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, com os alunos promovendo palestras e arrastões como prática efetiva para promoção da saúde e prevenção de doenças.
Promover a Campanha da Coletiva Seletiva dentro da Escola, com intuito de fortalecer a Cooperativa dos Catadores de material Reciclável, além de formar a Patrulha Defensora do Meio Ambiente com os alunos mais participativos e atuantes na Campanha.
Os alunos serão premiados na Feira do Produtor e receberão um Boton, que identificará sua posição como agente de defesa do meio Ambiente e combate a Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

Objetivos

Gerais:

Conscientizar, sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar para importância da prevenção da dengue, despertando valores positivos e responsabilidade de cada um.

Específicos:

- Fornecer informações sobre a dengue à toda polução;
- Eliminar possíveis criadouros do vetor da dengue;
- Diminuir a incidência da doença na comunidade;
- Incentivar através do concurso a prática de prevenção e combate a dengue.

Metas a atingir:

Mudança de atitude e conscientização dos alunos e suas famílias para a necessidade de combater o mosquito Aedes Aegypti e realizar a coleta seletiva do lixo.

Cronograma

Físico:

ANO 2013
Atividades Objetivos Local Participantes
Conversa sobre o projeto Expor as ideias para criação do projeto. Secretaria de Educação Secretaria de Educação, secretária de saúde e gerente do correio julho
Criação e estruturação do projeto Construir o projeto de combate a dengue Secretaria de Educação Secretaria de Educação, secretária de saúde e gerente do correio julho agosto
Apresentação do Projeto ao Prefeito Municipal Buscar apoio do poder público para desenvolver o Projeto. Prefeitura
Municipal Secretaria de Educação, secretária de saúde e gerente do correio setembro
Apresentação do Projeto a Direção da Escola Municipal Buscar apoio para executar o Projeto Escola Municipal Monteiro Lobato E. F. Secretaria de Educação, secretária de saúde e gerente do correio setembro
ANO DE 2014
Conversa sobre a ampliação do projeto de combate a dengue Expor as ideias para ampliar e continuar o projeto Secretaria de Educação Secretaria de Educação, Secretária de Saúde e Sec. do Meio Ambiente
Escola Mun.

ANO DE 2015
Conversa sobre a ampliação do projeto de combate a dengue Expor as ideias para ampliar e continuar o projeto Secretaria de Educação Secretaria de Educação, Secretária de Saúde e Sec. do Meio Ambiente Escola Mun.
Feira da Saúde
Abordando entre outros o tema: combate a Dengue, Zika Virus e Chikungunya
Mobilizar toda a população para o combate ao mosquito Aedes Secretaria de Saúde Comunidade em Geral Setembro
Arrastão de combate a Dengue Vistoriar os quintais, identificando e eliminando possíveis criadouros do mosquito. Equipe da Saúde e pátio municipal. Moradias na cidade e vila rural Novembro
Compra de peixes para colocar na piscina do clube e servir de distribuidora de locais de possíveis criadouros. Eliminar as larvas do mosquito Piscina o clube de Guaporema. Possíveis criadouros Rotina
ANO DE 2016

Conversa sobre a ampliação do projeto de combate a dengue Expor as ideias para ampliar e continuar o projeto Secretaria de Educação Secretaria de Educação, Secretária de Saúde e Sec. do Meio Ambiente Escola Mun. Março
Atualização de RG para inclusão do novo conjunto habitacional nas visitas de rotina Vistoriar os quintais, identificando e eliminando possíveis criadouros do mosquito. Agente de controle endêmico da saúde Moradias no jardim Canaã. Rotina
Contratação de uma agente de controle endêmico. Ajudar no desenvolvimento das atividades. Município Moradias e locais públicos Rotina
Feira da Saúde
Abordando entre outros o tema: combate a Dengue, Zika Virus e Chikungunya Mobilizar toda a população para o combate ao mosquito Aedes Aegypti Secretaria da Saúde Comunidade em Geral Setembro
Palestras com brinde sobre o combate a dengue e ao mosquito Aedes Aegypti Mobilizar as crianças para combater a dengue e levar as informações até seus familiares Equipe da Saúde nas Escolas Escola Municipal Monteiro Lobato, CMEI Pequeno Príncipe e Colégio Estadual Arnaldo Busato Novembro
Arrastões de Combate a Dengue Vistoriar os quintais, identificando e eliminando possíveis criadouros do mosquito. Equipe da saúde e pátio municipal. Residências do município e vila rural Semestral
Entrega de peixes em possíveis criadouros como bebedouro de animais, reservatório de água parado. Eliminar as larvas do mosquito Equipe da saúde e pátio municipal Possíveis criadouros como bebedouro de animais, reservatório de água parado. Rotina
Participação em capacitação pra leitura de larvas em microscópio. Identificar as larvas do mosquito Agentes de controle endêmico Cianorte Agosto
Palestra com o grupo de Gestantes sobre dengue, Zika e Chikungunya e suas formas de prevenção. Prevenir as gestantes sobre os perigos do mosquito Aedes Aegypti. Equipe da saúde. Grupo de Gestantes Novembro
2017
Atividades Objetivos Local Participantes
Enumeração de quarteirões na cidade. Organizar as visitas de rotina. Município de Guaporema. Quarteirões Abril
Lançamento do Projeto para as professoras e alunos Expor o projeto e lançar o concurso Escola Municipal Monteiro Lobato Professores, alunos e funcionários Agosto
Construção dos desenhos Estimular para o combate a dengue Escola Municipal Monteiro Lobato E.F. Alunos Agosto
Escolha dos desenhos Escolher os desenhos que melhor representam o combate a dengue Escola Municipal Monteiro Lobato E.F Secretaria de Educação, secretária de saúde e gerente do correio Setembro
Premiação Incentivar pelo esforço Secretaria de Educação, secretária de saúde e gerente do correio, prefeito municipal Setembro
Palestra Informativa sobre a dengue Informar sobre os perigos e os cuidados que dever ter para combater a dengue Escola Municipal Monteiro Lobato E.F. Agente de Combate a dengue, alunos e professores. Setembro
Feira da Saúde
Um dos tema: Combate a Dengue, Zika e Chikungunya. Mobilizar a comunidade para a importância de continuar combatendo o mosquito Equipe da Saúde, profissionais da saúde e equipe da Prefeitura Comunidade em Geral. Novembro
Confecção do banner com o desenho premiada para servir de slogan da campanha de combate a dengue no município. Incentivar o combate ao mosquito Aedes Aegypti. Feira de saúde, Feira do Produtor e Eventos da Saúde Comunidade em Geral Novembro
Arrastão de combate a Dengue Vistoriar os quintais, identificando e eliminando possíveis criadouros do mosquito. Equipes da Saúde Residências no município e vila rural. Novembro
Visitas das Agentes da Combate a Dengue Vistoriar os quintais, identificando e eliminando possíveis criadouros do mosquito. Equipe de combate a Dengue do município Residências no município e vila rural. Periódico

Financeiro:

Produto Valor (R$) Mês Ano
Toalhas Personalizadas - Combate a Dengue 5.000,00 2016
Bolsas Ecológicas – Combate a Dengue 2.100,00
Contratação Agente 2016
Postagem via Correios – Folder informativo do Combate a Dengue 1.500,00 2017

Orçamento:

Ano 2013
Material Quantidade Valor Total
sulfite 200 3,45 6,90
Lápis de cor 134 ********* Do aluno
Maquina fotográfica 01 500,00 Emprestada
Premiação 3 58,00 174,00
Selos 50 ****** 1.596,51
Divulgação 2 40,00 80,00

Ano 2015
Botons 22 7,95 175,00

2016
Brindes- toalhinha personalizada
Brinde- bolsa personalizada

2017
Banner com o desenho premiado 01 R$ 160,00 R$ 160,00

Beneficiários Diretos:

Baixíssimo índice da doença na população de Guaporema, trazendo tranquilidade aos moradores.
Conscientização e mudança de hábito de toda a população.

Beneficiários Indiretos:

Redução dos possíveis criadouros do mosquito nas residências e locais públicos.
Limpeza da cidade

Resultados:

O Projeto surgiu da necessidade de mobilizar a comunidade para a prevenção e o combate a Dengue, depois de sua elaboração o projeto foi apresentado ao Prefeito Municipal que reconheceu neste uma ferramenta de incentivo e controle da doença em nosso município.
O concurso foi lançado na Escola Municipal Monteiro Lobato e bem aceito por alunos e professores que se prontificaram em participar respeitando o regulamente e principalmente começando de imediato a limpeza em suas casas e quintais, uma vez que o desenho estava relacionado com a limpeza do quintal.
O concurso mobilizou toda a comunidade, alunos e familiares se empenharam em mudar a realidade do município, prevenindo e combatendo os possíveis criadouros evitando assim o aparecimento de focos do mosquito.
A premiação dos três primeiros lugares aconteceu na Feira do Produtor que aproveitou a oportunidade e fez uma Palestra ministrada por um profissional da Regional de Saúde mostrando mais uma vez a toda população a necessidade de combatermos a dengue.
O desenho que ganhou o primeiro lugar se transformou em selo e passou a circular em todas as correspondências oficiais da Prefeitura Municipal de Guaporema.
O projeto de Combate a Dengue do Município de Guaporema não parou com o final do concurso em 2013, com a repercussão e os resultados satisfatórios, este foi apresentado a mais de duzentos municípios do estado do Paraná na finalização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na Universidade Estadual de Maringá em 2013.
O presente projeto também foi selecionado para ser exposta no Encontro Macrorregional do Programa Saúde na Escola em Maringá, como um exemplo de prevenção de doença e promoção da saúde dentro da escola, parceria esta que segundo o programa deve acontecer para que se tenham sucessos nas atividades propostas.
Diante disso, o projeto continua em andamento e alicerçado em suas parcerias promoveu um Arrastão de Combate a Dengue percorrendo todo o município e chegando a Vila Rural Sol Nascente, com esse trabalho de prevenção e combate a dengue o município conseguiu diminuir os casos da doença em 2013 e este índice vem caindo anualmente seguindo informações da Unidade Básica de Saúde.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos