Banco de Projetos

LIMPA FOSSA

Ano / Edição: 2017
Município: Rio Negro
Função de Governo: Saneamento

Administração Indireta:

Izonel Carrara

Diagnóstico

- Atualmente 35% da área urbana do município não possui rede pública coletora de esgotos;
- Vila D' Emma e Vila São Judas Tadeu, ambas no bairro Volta Grande, localizadas no manancial do município, a montante do ponto de captação de água do rio Negro para abastecimento da sede do município, sendo os locais com maior necessidade, devido os muitos problemas decorrentes da falta de tratamento adequado e descarte irregular desses efluentes, inclusive com lançamentos a céu aberto.
Contam com 166 famílias de baixa renda cadastradas para receber o serviço.

Descrição

A área urbana do município (sede) possui 8.245 ligações de água, das quais 65% tem rede pública coletora de esgoto, faltando no entanto 35% de rede. No bairro Volta Grande, temos duas comunidades (Vila D' Emma e São Judas Tadeu) com 166 famílias cadastradas de baixa renda que desejam o serviço de limpa fossa, locais onde se constata o maior numero de lançamentos de esgoto a céu aberto no município, devido tratamentos inadequados e/ou ineficientes, inclusive por transbordo de fossas sépticas. Possuímos um trator equipado com uma pipa para a coleta, um tratorista e um ajudante já capacitados. Todas as pessoas que necessitam do serviço procuram a Secretaria Municipal de Assistência Social para o cadastramento, após aprovado o cadastro, os nomes são passados à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente para o atendimento.

Objetivos

Gerais:

Tratar e destinar de forma ambientalmente correta os efluentes domésticos;
Melhorar a qualidade dos rios;
Melhorar a saúde da população;
Atender as famílias de baixa renda com o serviço gratuito de limpa fossa.

Específicos:

Cadastrar através da Secretaria Municipal de Assistência Social os munícipes de baixa renda residentes na área urbana do município, não servidas por rede pública coletora de esgoto, e que necessitem de serviços de limpa fossa e atende-los, evitando que essas fossas transbordem e causem danos ambientais e à saúde da população.
Dar prioridade aos bairros mais carentes onde visivelmente há esgoto a céu aberto, atendendo de forma programada.
Atender toda a área urbana da sede do município com rede pública coletora ou com o serviço de limpa fossas.

Metas a atingir:

Destinar de forma correta todo o efluente doméstico da área urbana da sede do município;
Atender 100% dos cadastros feitos pela secretaria de Assistência Social para limpeza de fossas;
Atender o cronograma dos serviços de limpeza de fossas, feito para as comunidades de Vilas D' Emma e São Judas Tadeu, para o ano de 2017.

Cronograma

Físico:

Atender de forma eficaz todos os requerimentos aprovados, dando preferência aos bairros mais carentes, escolas e creches. Procurar atender os requerimentos em até 15 dias após o cadastro. A equipe é composta de um tratorista, um ajudante, um trator e uma pipa. O local de destinação é a estação de tratamento de esgoto da SANEPAR localizado no Bairro Estação Nova.

Financeiro:

Para o ano de 2017 há previsão de recursos para a estrutura de coleta no valor de R$ 20.400,00 assumidos pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Orçamento:

A previsão de gastos mensal é de: R$1.700,00, recursos da secretaria Municipal de Agricultura e Meio ambiente, com despesas de pessoal, óleo diesel e manutenção de equipamentos

Beneficiários Diretos:

Todas as famílias de baixa renda da área urbana da sede do município.

Beneficiários Indiretos:

Toda a população pelo fato que se deixa de poluir lençóis d'água, arroios e rios.

Resultados:

- 2013 = 149 atendimentos;
- 2014 = 53 atendimentos;
- 2015 = 64 atendimentos;
- 2016 = 48 atendimentos;
- 2017 = 66 atendimentos.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos