Banco de Projetos

Programa Reciclinho

Ano / Edição: 2013
Município: Bituruna
Função de Governo: Gestão Ambiental

Diagnóstico

Os aterros sanitários são equipamentos para acondicionamento dos resíduos sólidos urbanos onde todo o lixo produzido pelas cidades é disposto sem nenhum tipo de classificação.Grande parte do lixo que vai para o aterro poderia ser reaproveitado, aumentando sua vida útil e gerando renda para famílias que buscavam seu sustento como catadores de recicláveis. O desafio da correta destinação das 6 toneladas diárias de lixo produzidas no perímetro urbano de Bituruna, juntamente com a observação da legislação ambiental vigente, é uma demanda passível de ser atendida se aliarmos uma campanha educacional de sensibilização para a separação do lixo domiciliar para ser encaminhado para uma unidade de triagem onde a parte orgânica é submetida à compostagem e o lixo reciclável é destinado à indústria de reaproveitamento.

Descrição

A partir da implantação do Programa Reciclinho, ocorre a separação do lixo orgânico (úmido) e reciclável (seco), para a compostagem e produção de composto orgânico a partir dos resíduos orgânicos e a venda do material reciclável, com lucro revertendo em prol da Associação de Catadores São João, criada especialmente para gerenciar todo o processo.

Objetivos

Gerais:

Promover a correta destinação do lixo urbano.

Específicos:

Sensibilizar para a separação e correta destinação do lixo; Separar o lixo orgânico e reciclável; Aumentar da vida útil do aterro sanitário municipal; Preservar o meio ambiente; Reaproveitar o potencial econômico do lixo com geração de emprego e renda para a Associação de Catadores São João;

Metas a atingir:

Reduzir a quantidade de lixo descartado no aterro sanitário em até 70%, separando o que pode ser reaproveitado. Explorar o potencial econômico do lixo urbano para geração de emprego e renda. Promover através da Associação de Catadores de Recicláveis São João a independência econômica e o empreendedorismo de 20 famílias em situação vulnerável. Promover a participação da população na separação do lixo e na preservação do meio ambiente.

Cronograma

Físico:

Duração: 12 meses - Segunda a sábado Funcionários: 20 Local: Barracão para separação e acondicionamento de recicláveis e pátio para compostagem do lixo orgânico.

Financeiro:

Barracão: 20.000,00 Pátio: 5.000,00 Cozinha, vestiários, sanitários e refeitório: 150.000,00 Depósito: 5.000,00

Orçamento:

Dotação orçamentária 02.03.2.043 Valor: 100.000,00

Beneficiários Diretos:

Ambientais: Maior envolvimento da sociedade na temática ambiental, com a separação do lixo. Sociais: Resgate de famílias em vulnerabilidade. Econômicos: Aumento da vida útil do aterro sanitário.

Beneficiários Indiretos:

Melhoria da limpeza urbana, com a correta destinação e o reaproveitamento do lixo. Melhoria das condições de saúde pública e saneamento, com a eliminação de animais e chorume nas áreas de aterro sanitário. Preservação da água e do solo no entorno do Centro de Triagem e Compostagem.

Resultados:

Diminuição do lixo encaminhado ao aterro sanitário; Venda de recicláveis e composto orgânico revertendo em renda aos associados; Maior preservação do meio ambiente, água e solo no entorno da unidade.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos