Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Educar para Transformar - Pequeno Artista e Atleta Cidadão

Ano / Edição: 2016
Município: Assaí
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

Os índices de vulnerabilidade social, entre as crianças e adolescentes, numa região vazia em atendimento, necessitando de implantação de projetos direcionados à promoção e defesa da dignidade humana. Desta constatação se originou o Projeto, que busca promover a educação e esporte como forma de cidadania por meio de atividades que se traduzem num esforço concentrado de experiência e enriquecimento da perspectiva de vida, contrapondo-se ao cotidiano empobrecido, a drogadição e violência.

Descrição

A identidade do projeto é extremamente importante. A ideia de um local alegre, saudável, feliz e extremamente afetuoso torna o Projeto um ambiente chamativo para as crianças e adolescentes, que convivem em harmonia, independentemente de suas historias de vidas.
A articulação com as escolas do Município e a Secretaria de Educação que desenvolve o Projeto também é um diferencial. Com o decorrer do tempo, percebemos quão positivo e significativo é o vínculo desse tripé; escola, aluno/família e Secretaria de educação. Nessa perspectiva, iniciamos um trabalho de divulgação das oficinas dentro das escolas, promovendo um contato direto com os educandos, pais ou responsáveis, oferecendo vagas em modalidades diversificadas que atenda os gostos e que pode ajudar nas dificuldades dos alunos. Os professores responsáveis pelas oficinas realizam reuniões junto as escolas, promove visitas às famílias, o que possibilita um vínculo bastante consolidado. O relacionamento com as famílias, que participam ativamente e que apoiam as decisões tomadas pela instituição no que se refere às ações de desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, possibilitam a permanência dessas crianças e adolescentes num espaço saudável e de aprendizado.
Em todas as atividades desenvolvidas no Projeto é estimulado que nossos educandos busquem ajudar aos colegas, fortalecendo assim seus vínculos de amizade, confiança e respeito às diferenças existentes. Dessa forma,, permite-se também que os valores aprendidos no Projeto não sejam apenas transmitidos pelos educadores, e sim de forma horizontal, entre pares. Essa atuação promove o pensamento crítico e o desenvolvimento da criatividade em diferentes momentos. Nas oficinas são apresentadas situações específicas de cooperação e resolução de problemas em conjunto, por exemplo, na oficina de karatê, a todo momento são apresentados competições cooperativas onde, para chegar ao êxito, é necessário a participação ativa e efetiva de todos os integrantes do grupo. O Projeto oferece oficinas diversas como; karatê, jiu-jitsu, bale clássico, Ginástica Rítmica, Street dance, aula de violão, literatura, informática e língua inglesa.
Aos educandos atendidos são oportunizados a circular em diversas esferas da comunidade, criando novos vínculos de amizade e companheirismo que passa a refletir positivamente nas famílias dos educandos estreitando laços de cidadania, os valores são prolongados na medida que essas famílias passam a tomar conta dos colegas de seus filhos dentro da comunidade. Acreditamos que somente através de um diálogo aberto e do trabalho em rede, apresentando aos educando o que a escola pode oferecer é que poderemos criar espaços de transformação social.

Objetivos

Gerais:

O Objetivo é de garantir um espaço de proteção às crianças e adolescentes da região, possibilitando a permanência no espaço escolar, personalizando o trabalho da educação através do Projeto, potencializando o trabalho da escola através das oficinas diversificadas que visa o desenvolvimento integral do educando.

Específicos:

- Melhora no desempenho escolar, diminuindo o índice de reprovação e de evasão escolar.
- Oferecer oportunidades que promovam a convivência, o respeito e a valorização do educando como cidadão.
- Promover a inclusão social da criança e do adolescente por meio do ensino e do acesso a atividades artísticas, culturais , esportivas e pedagógicas.
- Incentivar a socialização e o desenvolvimento pessoal, a cooperação, a integração e os valores éticos.
- Atender, por intermédio de projetos específicos, a criança/adolescente em suas necessidades básicas.
-Incentivar a matrícula e a permanência da criança/adolescente na escola.

Metas a atingir:

Promover oportunidades às crianças e adolescentes de circulação em outros espaços da comunidade, podendo revelarem o seu potencial, nos campeonatos regionais e estaduais através do esporte, nas apresentações e exposições artísticas através da arte, da dança, e da musica. Esse Projeto tem como meta principal o desenvolvimento integral da criança e do adolescente , de envolver a família, a escola e a comunidade em uma ação conjunta de valorização, de manter um espaço de convivência esportivo-artístico e social, onde os educandos ocupem parte de seu tempo livre vislumbrando perspectivas de melhoria da qualidade de suas vidas. Que as atividades desenvolvidas sejam pautadas em princípios sócios-educacionais como meio de formação de indivíduos, que através de valores desenvolvidos dentro do esporte, sejam multiplicadores da não violência e da ética na vida. Que o respeito e a responsabilidade, tenha como forma direta a melhoria nos níveis de interesse dos educandos pela escola e por seus estudos. Que a Arte através da pintura, da dança, e da musica, seja o objeto de encantamento dos nossos alunos, de suavidade, de descobertas pautadas em experiencias lúdicas e culturais contribuindo na melhoria de sua qualidade de vida, no desenvolvimento de potencialidades como formas de expansão, interação, aprendizagem e a sociabilidade. Tem a intenção de promover o bem-estar, e melhorar o processo de ensino-aprendizagem em seus aspectos cognitivo, emocional e social.

Cronograma

Físico:

A Secretaria de Educação do Município se organizou de maneira que 80% dos alunos estão matriculados no período da matutino, ficando o período da tarde destinado as oficinas e reforço escolar.
O turno matutino começas as 07h45 às 11h45 podendo os alunos escolherem as suas oficinas de acordo com a preferencia, somado ao reforço escolar no turno vespertino.
As oficinas acontecem no ambiente escolar com a orientação e supervisão da equipe técnica pedagógica da própria escola, durante o ano letivo. São atendida alunos da educação infantil e fundamental I.

Financeiro:

Contratação de profissionais (oficineiros) capacitados, Alimentação, uniformes e materiais necessários para o desenvolvimento de cada modalidade.
Conforme documentos e contratos em anexos.

Orçamento:

Para 2016 pagamento para os profissionais (oficinas) ao ano.
Uniformes
Alimentação
Transporte.
Documentos em anexo.

Beneficiários Diretos:

São atendidos por volta de 1200 alunos - nas oficinas de; Karatê, Balé, hip hop, aula de violão, jiu-jitso , língua inglesa e Literatura.

Beneficiários Indiretos:

As famílias, a comunidade bem como os profissionais da educação.

Resultados:

Participação em competições com grandes sucesso; ganho de medalhas, troféus, prêmios e destaques para alunos, instituição e município, conforme documentos em anexo.
Apresentações artístico culturais.
Exposições; vernissagens e participação em concursos.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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