Banco de Projetos

PGP-PR Tecnologia e Inovação

ANÁLISE DE MÉTODOS QUANTITATIVOS DE CÁLCULO DE PREVISÃO DE DEMANDA PARA O GERENCIAMENTO DE ESTOQUES DE MEDICAMENTOS DE UM MUNICÍPIO

Ano / Edição: 2016
Município: Londrina
Função de Governo: Administração

Diagnóstico

Um bom planejamento das atividades logísticas dentro da cadeia de suprimentos depende da estimativa acurada do fluxo de produtos e serviços a serem veiculados em períodos futuros (BALLOU, 2006).
As previsões integram a parte do planejamento dos negócios. É no planejamento que se projetam os cursos de ações futuras, obtendo-se estimativas das necessidades de recursos, como o dimensionamento das capacidades de instalações e equipamentos, a capacidade de mão-de-obra necessária para as operações, a quantidade de recursos financeiros etc. (GONÇALVES, 2010).
A assistência farmacêutica compreende os processos que visam a garantir à população o acesso e o uso racional de medicamentos. Falhas no abastecimento farmacêutico podem ocasionar inúmeros prejuízos à população (CIPRIANO, 2009).
Este trabalho tem por objetivo testar a aplicação de alguns métodos quantitativos de previsão de demanda para o consumo de alguns medicamentos em um município. Utilizou-se, para esse fim, pesquisa bibliográfica e documental.

Descrição

A pesquisa foi realizada considerando dados do abastecimento farmacêutico de um município com aproximadamente 500 mil habitantes. Sua estrutura de abastecimento farmacêutico conta com uma central de armazenamento e distribuição, que estoca medicamentos, materiais hospitalares e odontológicos e os encaminha às Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento e Clínicas Odontológicas municipais.
As compras de medicamentos são realizadas através de licitação, em grande maioria na modalidade Pregão, utilizando-se o sistema de registro de preços, com validade máxima de um ano. Deve-se haver a previsão da quantidade máxima que poderá ser demandada nesse período de um ano. Pelo sistema de registro de preços, não há a obrigação de o ente federativo contratar a quantidade prevista no edital. Pode o ente, ao longo da vigência da ata de registro de preços, no entanto, contratar quantidade inferior à prevista no edital, porém, há limitações para contratações de quantidades acima do previsto.
Após a ata de registro de preços assinada, é necessária a emissão de um Empenho para solicitar ao fornecedor os produtos licitados no pregão. Não há limites de empenhos ao longo do período da ata. Entretanto, atualmente, os empenhos são solicitados pedindo-se a quantidade suficiente para aproximadamente quatro meses de abastecimento, considerando-se a média móvel aritmética simples do consumo de um período aproximado de um ano.
Após os produtos serem solicitados, recebidos e estocados, há o encaminhamento dos medicamentos e materiais hospitalares às unidades de saúde. Como, geralmente, as unidades não têm espaço suficiente para armazenar grandes quantidades de estoque, nem pessoal disponível para realizar seus cuidados, o abastecimento das unidades de saúde é mensal – ou, em alguns casos, quinzenal ou semanal. Assim, há a necessidade de se saber o consumo médio mensal das unidades.
Em suma, a central de abastecimento farmacêutico tem a necessidade de saber o consumo esperado para três períodos distintos: a) o consumo geral do município para um ano (para programar a quantidade a ser licitada); b) o consumo geral do município para quatro meses (para programar as quantidades a serem empenhadas) e; c) o consumo de cada unidade de saúde para o próximo mês (para fazer a distribuição das quantidades a serem utilizadas).
Para esta pesquisa, foram utilizados métodos quantitativos de previsão de demanda, pois para o medicamento analisado, há registros de consumo por períodos que possibilitem avaliar seu comportamento.
O primeiro método utilizado foi o que atualmente é utilizado pela prefeitura para previsão de consumo, o método da Média Móvel Simples.
Também, serão utilizados os métodos dos mínimos quadrados ordinários (MQO), que realiza a previsão da demanda através de regressão linear e o modelo ARIMA , que é a combinação linear entre a média móvel dos períodos utilizados e os valores passados, sua memória, isto é, regredir valores a períodos determinados (MORETTIN, 2011). Utiliza-se uma equação de média móveis com valores auto regressivos, que ao decorrer do tempo podem estar condicionados ao mesmo comportamento.
O MQO é um método causal, que, segundo Gonçalves (2010), configura uma relação mútua entre duas variáveis. Neste caso específico, foi considerada a relação entre a variável independente tempo (X), considerada em meses, e a variável dependente consumo (Y), que varia em função daquela.
Para a avaliação das séries temporais, será utilizado um modelo ARIMA, além da avaliação das médias móveis que já está sendo realizado pela prefeitura.

Objetivos

Gerais:

Descrever os principais métodos de previsão de demanda para planejamento de estoques e avaliar sua aplicação no abastecimento farmacêutico de um município.

Específicos:

a) Verificar os principais métodos de previsão de demanda;
b) Selecionar alguns métodos para testar sua aplicação em um caso prático;
c) Avaliar quais dos métodos analisados foram considerados adequados para utilização no planejamento da demanda do medicamento selecionado.

Metas a atingir:

Otimização de previsão de demanda.
Reduzir faltas de medicamentos por previsão de demanda subestimada.
Reduzir perdas de medicamentos por compras de quantidades excessivas.

Cronograma

Físico:

Sob demanda.

Financeiro:

O desenvolvimento próprio, a manutenção e a implementação de novas soluções sob demanda é realizada pela própria equipe de informática em conjunto com os gestores dos módulos de trabalho/atendimento.

Orçamento:

Não requerido - Processo interno.

Beneficiários Diretos:

Prefeitura do Município de Londrina e usuários de medicamentos do serviço publico de saúde.

Beneficiários Indiretos:

Profissionais da rede pública, Servidores Municipais (gestores).

Resultados:

Foi possível verificar que os métodos específicos contêm menor erro de previsão. O modelo integrado de médias móveis com valores auto regressivos (ARIMA) foi estatisticamente mais eficiente (no intervalo de confiança de 90%).
O modelo de mínimos quadrados ordinários (MQO) com inclusão da variável de sazonalidade possui maior erro de previsão quando comparado ao ARIMA, porém menor que o modelo implementado de médias móveis.
Mesmo assim, o método da Média Móvel, um dos mais simples utilizados, dependendo do comportamento da demanda – se ela não apresentar tendência ou sazonalidade – pode ser uma técnica eficiente visto que para esta aplicação, a compra de tais medicamentos pela prefeitura é realizada anualmente e que em sua soma esta previsão foi a única que não absorveu a demanda por completo, isto é, não errou por escassez.
Ainda, há de se frisar que a escolha de um método quantitativo para previsão não dispensa o olhar de um especialista para verificar os possíveis comportamentos da demanda analisada, além de avaliar fatores qualitativos que podem modificar o padrão de consumo do item em questão.
Em especial no ramo de abastecimento farmacêutico, um bom planejamento das necessidades de materiais pode tanto gerar benefícios à população com o aumento da qualidade de vida que a disponibilização dos medicamentos pode ocasionar – e evitar os sérios problemas ocasionados pela falta de medicamentos –, quanto com a diminuição de recursos públicos mal utilizados, pelas compras indevidas devido a previsões mal elaboradas.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos