Banco de Projetos

Qualidade em Educação

Ano / Edição: 2013
Município: Serranópolis do Iguaçu
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes

Diagnóstico

No município de Serranópolis do Iguaçu, os professores da rede municipal, são do quadro efetivo, na maioria, com formação acadêmica e especialização nas diversas áreas do conhecimento. Esses profissionais trabalham no município há vários anos o que possibilita conhecer as particulares referentes a aprendizagem dos educandos, podendo enfocar o trabalho específico em sua defasagem. O município está em fase de desenvolvimento na área industrial e muitas famílias vêm de outros municípios para trabalhar neste campo. Com isso recebe também muitos alunos, no decorrer do ano, com defasagens de aprendizagem, dessa forma é necessário um trabalho diferenciado, a fim de manter a qualidade do ensino.

Descrição

Para manter a qualidade educacional e aumentar o índice de desenvolvimento da educação o Projeto oferece aos alunos da rede municipal de ensino: APOIO PEDAGÓGICO Alunos com defasagem de aprendizagem participam de apoio pedagógico no contra turno escolar. Esse apoio é organizado duas vezes por semana com duração de 4 horas, sendo que a professora é orientada pela coordenação pedagógica, trabalhando conteúdos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO A coordenação pedagógica faz acompanhamento intensivo nas turmas para verificar o desenvolvimento dos conteúdos do ano, a prática pedagógica do docente, com foco no aluno, detectando dificuldades e incentivando potencialidades, bem como, recursos utilizados para exploração de conteúdos, empenho e agilidade por parte dos alunos. A mesma deverá registrar as observações fazendo as orientações necessárias, destacando que a Língua Portuguesa deve-se dar ênfase a leitura, interpretação (de textos escritos e imagens), ampliação do vocabulário, gêneros e tipologias textuais. Na área da Matemática dar enfoque na interpretação e resolução de situações problemas, geometria, sistema de numeração decimal, quatro operações (contextualizadas), tratamento da informação (gráficos e tabelas) e medidas. REVISANDO CONHECIMENTOS Essa atividade contribui para revisão, fixação, ampliação e socialização de conhecimento nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. O desenvolvimento é através de perguntas relacionadas aos conteúdos das disciplinas citadas, apresentadas em multimídia para visualização de todos para leitura, resposta e justificativa. É realizada no Centro de Cultura, por turmas no decorrer do período letivo. Acompanhada por direção, coordenação pedagógica e professora da turma, fazendo observações, análises e registros, verificando a assimilação dos conteúdos e quais deverão ser retomados para que haja assimilação. ACOMPANHAMENTO INDIVIDUAL Os alunos no período letivo são contemplados com auxiliar de classe para os mesmos receberem atendimento individual, visando contribuir na assimilação dos conteúdos. A docente auxiliar recebe orientações da professora regente de classe para o desenvolvimento do trabalho com eficiência e qualidade. O objetivo da auxiliar é atender os alunos de forma individual diante das necessidades de aprendizagem. LEITURA NA BIBLIOTECA É proporcionado aos alunos um momento de leitura e registro na biblioteca. Essa atividade consiste em utilizar 45 minutos para leitura de acervos como: livros de literatura diferenciados, em outro momento disponibilizar o livro igual para todos (Projeto DPascoal), entregar também revistas e jornais. Semanalmente será disponibilizado um acervo dos citados para que o aluno proceda a leitura e realize as atividades com alguns destaques extraindo informações como: Revista: exploração da capa extraindo nome, edição, mês, ano, manchete de capa. Na parte interna escolher uma reportagem destacando a página, nome da reportagem e extrair a ideia central. Jornal: identificar o nome, número, origem (cidade), data, ano. Extrair do mesmo uma notícia (onde, quando, o que, com quem), ou reportagem destacando o título e a ideia central, autor (quando tiver). Livros de Leitura: explorar capa, autor, ilustração, título, coleção, extrair a ideia central. DESENVOLVENDO A LINGUAGEM ORAL Trabalhar com a linguagem oral, buscando desenvolver a capacidade de se expressar oralmente em diferentes situações destacando os elementos: ênfase, entonação, pronúncia, ritmo, confiança, postura, articulação, dicção e expressão corporal. TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO ENSINO Além das ações já propostas, para o ano de 2013, serão desenvolvidas com os alunos, atividades pedagógicas em laboratório de informática, ministradas por profissional com conhecimentos em informática e que tenha formação em docência. As atividades desenvolvidas neste espaço serão de acordo com os conteúdos aplicados em salas de aula nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, no contra turno escolar. AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO ESCOLAR Realiza-se anualmente a Avaliação de Rendimento Escolar Interna, nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, elaboradas, aplicadas e corrigidas por profissionais dessas áreas que realizam cursos aos docentes durante o ano letivo no município. De acordo com os resultados obtidos, os professores recebem orientações para reencaminhamento dos conteúdos, contribuindo na qualidade educacional.

Objetivos

Gerais:

Manter a qualidade educacional e aumentar o índice de desenvolvimento da educação no Município de Serranópolis do Iguaçu.

Específicos:

Valorizar os conhecimentos adquiridos e ampliar os mesmos; Utilizar tecnologia digital em favor do desenvolvimento da aprendizagem; Revisar e fixar conteúdos básicos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática; Ampliar a qualidade do processo de ensino - aprendizagem dos educandos.

Metas a atingir:

Melhorar os aspectos na qualidade da educação, garantindo que os resultados de aprendizagem reconhecidos e mensuráveis sejam alcançados e que o conhecimento faça a diferença na vida escolar, profissional e social dos educandos.

Cronograma

Físico:

O projeto é desenvolvido na Escola Municipal Serranópolis do Iguaçu, com alunos matriculados nessa rede de ensino, durante o período letivo.

Financeiro:

São contratados profissionais por processos de licitação nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática e profissionais do quadro do magistério para trabalhar o Apoio Pedagógico, auxiliar de classe e no laboratório de informática.

Orçamento:

Para possibilitar o desenvolvimento e execução do projeto são disponibilizados profissionais concursados da área do magistério para o atendimento aos educandos e licitação de profissional para formação continuada dos professores e Avaliação de Rendimento Escolar.

Beneficiários Diretos:

O Projeto está beneficiando diretamente 100% dos alunos da Escola Municipal de Serranópolis do Iguaçu, que atualmente possui 520 alunos.

Beneficiários Indiretos:

As famílias e a população de aproximadamente 4.568 habitantes.

Resultados:

O Projeto está beneficiando diretamente 100% dos alunos da Escola Municipal e que os alunos apresentam um melhor aproveitamento dos conteúdos trabalhados em sala, aqueles que frequentam o Apoio Pedagógico superam as defasagens de aprendizagem. Dessa maneira, observou-se um bom resultado no processo de ensino-aprendizagem, porém por se tratar do campo educacional, é necessário que seja um processo contínuo.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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