Banco de Projetos

BANDA MUNICIPAL DE SANTA MARIANA

Ano / Edição: 2016
Município: Santa Mariana
Função de Governo: Cultura

Administração Indireta:

Secretaria de Cultura

Diagnóstico

Santa Mariana é um município que na década de 1970 teve como atração cultural a banda municipal, um grupo que durante muitos anos foi responsável em proporcionar a pequena população marianense momentos de alegria e orgulho, contudo essa manifestação cultural se perdeu com o passar do tempo, se desfazendo seja por falta de incentivo financeiro ou motivação. Muitas tentativas foram realizadas no intuito de resgatar esse patrimônio cultural local, uma das tentativas foi realizada por volta do ano de 1998, o projeto surgiu com novas características, mas devido as mudanças na gestão pública permaneceu somente até o ano 2000.
Porém o desejo esse patrimônio histórico cultural não foi esquecido, assim como o anseio em fazer com que as novas gerações conhecessem através da música um pouco da história do nosso pequeno município. No ano de 2013 através de uma nova visão na gestão pública de Santa Mariana, a Secretaria Municipal de Cultura iniciou um grande trabalho de resgate histórico das manifestações culturais e dentre elas a música.
Assim surge o projeto “BANDA MUNICIPAL DE SANTA MARIANA”, que diferente da primeira formação tem hoje como objetivo principal proporcionar a juventude marianense o contato com a música, incentivando o surgimento de novos talentos ao mesmo tempo em que valoriza a promoção humana.

Descrição

O projeto conta com 30 vagas para a integração da banda (número de instrumentos disponibilizados) e não possuí limite de vagas para a participação das aulas teóricas. Os ensaios e aulas teóricas são realizados as terças e sextas-feiras com duração total de 2 horas. Cada aluno participante possui uma pasta com as partituras das músicas a serem estudadas, ensaiadas e apresentadas. A Secretaria Municipal de Cultura fornece aos alunos participantes lanche ao final de cada aula, bem como o transporte aos alunos residentes nos distritos de Panema e Quinzópolis. Além das aulas e ensaios realizados na sede do projeto os alunos participam também de ensaios em espaços públicos e pequenas apresentações em eventos, como por exemplo, inaugurações e exposições.

Objetivos

Gerais:

Formação da Banda Municipal de Santa Mariana, com característica de projeto educativo e cultural.

Específicos:

Resgatar o patrimônio imaterial de Santa Mariana, promover o desenvolvimento cultural local, incentivar o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos através da música, promover a interação social através de atividades culturais.

Metas a atingir:

Aumentar o número de participantes do projeto em 50%.
Promover a participação da Banda Municipal de Santa Mariana, bem como de seus integrantes em eventos culturais do setor musical, assim como em festividades de outros municípios.
Assegurar que o Projeto “BANDA MUNICIPAL DE SANTA MARIANA”, tenha continuidade mesmo após o ano de 2016.

Cronograma

Físico:

PROJETO BANDA MUNICIPAL DE SANTA MARIANA
Ano Ação Especificações
2015 - Pregão Presencial para contratação de empresa executora do projeto. - Contratação de profissional capacitado para a execução das aulas (teóricas), bem como ensaios.
2015 - Aquisição de instrumentos musicais e acessórios. - Audição com os interessados. - Período de divulgação do projeto e seleção dos participantes.
2015 - Início das Atividades. - O projeto terá como sede o prédio do Centro de Convivência da Família. - Terças e sextas-feiras, das 15horas até 17horas.
*Além das aulas e ensaios na sede, serão realizados ensaios em espaços públicos com o objetivo de promover o projeto e incentivar a participação da população.
* No ano de 2016 o projeto passou a ter como sede a Casa da Cultura “Diva Vogas dos Santos”.

Financeiro:

PROJETO BANDA MUNICIPAL DE SANTA MARIANA
Ação Investimento (ano de 2015)
1. Empresa especializada na prestação de serviços para desenvolvimento de projeto de iniciação instrumental. - 2.580,00
2. Aquisição de instrumentos musicais e acessórios. - 13.183,00
3. Alimentação. - 290,00
Total - 16.053,00
* Item 2 é referente a pagamento único.
* Itens 1 e 3 são referentes a valores mensais.

Orçamento:

ÁREA DE APLICAÇÃO INVESTIMENTO FONTE DE RECURSO
1. Empresa especializada na prestação de serviços para desenvolvimento de projeto de iniciação instrumental. - 30.960,00 - Recurso Próprio .
2. Aquisição de instrumentos musicais e acessórios. - 13.183,00 - Recurso Próprio.
3. Alimentação. - 3.500,00 - Recurso Próprio.
TOTAL - 47.643,00
* Orçamento previsto para a execução do projeto durante 12 meses.

Beneficiários Diretos:

30 alunos sendo, 12 moradores do Distrito de Panema, 8 moradores do Distrito de Quinzópolis e 10 moradores de Santa Mariana (sede do município).

Beneficiários Indiretos:

Familiares dos alunos participantes, gestão pública do município e sociedade em geral.

Resultados:

O projeto conta com a participação de 30 integrantes, sendo eles residentes da sede e distritos do município.
A Banda conta com mais de 10 apresentações no currículo (somente no município).
Repertório com mais de 20 músicas de gêneros variados que vão desde clássicos, atualidades e hinos do município e nacional.
Recebeu inúmeros convites para apresentações em outras localidades.
Realização de diversos ensaios públicos.
Execução do Projeto “BANDA MUNICIPAL DE SANTA MARIANA” assegurado no Plano Municipal de Cultura.

Anexos

Banco de Projetos