Banco de Projetos

SAMU ATIVO

Ano / Edição: 2016
Município: Guarapuava
Função de Governo: Saúde

Administração Indireta:

DRº JEAN PAULO FERREIRA

Diagnóstico

No Brasil, mais de 1/3 das mortes decorre de causas cardiovasculares, que perfazem 300.000 casos anuais. Já nos Estados Unidos, estimam-se 250.000 mortes súbitas de causa coronariana por ano. A rapidez e a eficácia das intervenções adotadas são cruciais para que haja melhor resultado no atendimento de qualquer situação de emergência, sobretudo em casos de parada cardiorrespiratória (PCR) O atendimento da PCR é estruturado numa sequência de intervenções aplicadas de forma integrada e contínua. Esta sequência é chamada de corrente da sobrevivência do atendimento cardiovascular de emergência; nela, a falha em qualquer elo da cadeia compromete o resultado do atendimento como um todo. O primeiro elo envolve o reconhecimento precoce da PCR e o chamado do sistema de emergência disponível. O segundo elo é caracterizado pelo suporte básico de vida e o terceiro é a desfibrilação precoce.
Avaliação do nível de consciência (responsividade), - Chamado para ajuda, pedindo o desfibrilador, - Reanimação cardiopulmonar (RCP), - Realizar a desfibrilação elétrica e cuidados após a reanimação.
Portanto, pretende-se com este projeto, contribuir para que se diminua as mortes por PCR sem assistência, em um primeiro atendimento imediato por leigos ou pessoas treinadas por este projeto, que desenvolve estratégias que realmente prestam as informações necessária a população em nosso município, sendo que atualmente o SAMU atende 89 casos relacionado a problemas cardiovascular mês sendo que em media destes 15 são PCR.

Descrição

O SAMU GUARAPUAVA foi implantado em setembro de 2010 onde vem desenvolvendo atividades no atendimento pré hospitalar, conta com uma base no bairro Trianon , onde fica a central de regulação médica, e também uma ambulância de suporte avançado, uma suporte básico e um carro administrativo,e outra base descentralizada no bairro primavera com uma equipe de suporte básico, visando diminuir o tempo resposta nos atendimentos, além de se fazer o que e preconizado pelo ministério da saúde e seguir portaria 2048/02 e 1864/03, o SAMU GUARAPUAVA desenvolve outras atividades e projeto, como SAMU nas academia, SAMU na praça de alimentação onde e dado treinamento de primeiros socorros “suporte básico de vida”, projeto SAMUZINHO com crianças de 4º e 5º ano do ensino publico e privado onde e feito orientações de primeiros socorros básicos, como solicitar serviço de emergência e também a orientação em não passar trote, também em parceria com a fundação Osvaldo cruz e oferecido cursos para nossos profissionais, e estamos desenvolvendo este projeto SAMU ATIVO em parceria com ESCOLA ESTADUAL ANA VANDA BASSARA, que e um projeto de estrema importância para a nossa população de Guarapuava, que e a orientação como agir frente a uma parada cárdio respiratória pois todos sabem que uma pessoa em parada se não atendida o mais rápido possível a reversão deste quadro quanto mais se passa os minutos mais difícil se torna a reversão da parada.
A parada cardiorrespiratória (PCR) é responsável por uma morbimortalidade elevada, mesmo em situações ou locais que possam garantir um atendimento ideal ao indivíduo vítima de PCR. A assistência de urgência, nos ambientes pré e intrahospitalar, exigem dos profissionais de saúde e população em geral uma ação imediata e eficaz para a obtenção de sucesso nesse atendimento. Entende-se que um atendimento rápido, coeso e multidisciplinar pode garantir uma maior sobrevida ao indivíduo (PAZIN FILHOet al, 2003; REIS & SILVA, 2012). Na PCR o risco de lesão cerebral irreversível e morte aumentam a cada minuto à medida que cessa a circulação para os órgãos vitais, como o cérebro. Durante o tempo que o evento transcorre, o diagnóstico de PCR deve ser dado e, posteriormente, realizados as medidas imediatas para retomar o bombeamento da circulação sanguínea (REIS & SILVA, 2012). É frequente o fato das pessoas comuns não conseguirem identificar a PCR, em um caso de ocorrência fora do ambiente hospitalar, contudo, é imprescindível a assistência em tempo hábil. Os profissionais de saúde “e a população em geral” precisam estar preparados para reconhecer e tomar decisão para as devidas intervenções nos casos de PCR (LUZIA & LUCENA, 2009). O procedimento emergencial padrão para assistência do paciente vítima de PCR, denominado “Reanimação Cardiopulmonar” (RCP), envolve uma série de medidas realizadas com o fim de promover a circulação do sangue oxigenado ao coração, cérebro e outros órgãos vitais. Para que sejam realizados os procedimentos necessários para o atendimento de vítimas de PCR é preciso que a população seja capacitada, tenham conhecimentos, sempre visando o alcance do sucesso no atendimento do paciente (ALMEIDA et al, 2011). Cada minuto de atraso na assistência pode além de diminuir o tempo de sobrevida, aumentar as chances de sequelas irreversíveis. Mesmo, que a grande maioria dos pacientes acometidos por uma PCR não consiga chegar ao hospital com vida, os que conseguem necessitam de um atendimento rápido, efetivo e eficiente. E isso é algo imprescindível para a manutenção da sua vida, que nem sempre acontece, devido a vários fatores, sejam eles humanos ou estruturais (GONZALEZ et al, 2013).
Apesar de avanços nos últimos anos relacionados à prevenção e a tratamento, muitas são as vidas perdidas anualmente no Brasil relacionado à parada cardíaca e a eventos cardiovasculares em geral. O Suporte Básico de Vida envolve o atendimento às emergências cardiovasculares principalmente em ambiente pré-hospitalar, enfatizando reconhecimento e realização precoces das manobras de ressuscitação cardiopulmonar com foco na realização de compressões torácicas de boa qualidade, esses aspectos são de fundamental importância e pode fazer diferença no desfecho dos casos como sobrevida hospitalar sem sequelas neurológicas.
Com este projeto SAMU ATIVO, treinando a população, empresas e divulgando o atendimento em situação de PCR pretendemos reduzir as mortes por PCR, reduzir as sequelas em pacientes com PCR, reduzir o tempo de internamento dos pacientes e com isto também reduzindo custos aos cofres públicos.

Objetivos

Gerais:

Contribuir para que se reduzam os números de morte por PCR em Guarapuava, através de ações em parceria SAMU E CAVB;
Melhorar a comunicação dos alunos do curso Técnico de Enfermagem para agir com a população frente a atendimento de urgência e emergência.;
Dar treinamentos em empresas e estabelecimentos comerciais sobre Reanimação Cardiopulmonar;
Treinamento e orientações a população em geral.

Específicos:

Melhorar habilidade técnica em urgência e emergência;
Orientar a população leiga para parada cardiorrespiratória;
Explicar fluxo de serviço do SAMU para a população, empresas e entidades afins, que solicitarem o serviço;
Atingir o maior público possível e explicar a forma correta de proceder frente uma Parada Cardiorrespiratória, com isto fazendo o primeiro atendimento imediato diminuindo o numero de pessoas com sequelas pós PCR ,e reduzindo o tempo de internamento destas vitimas.

Metas a atingir:

Diminuição da mortalidade por PCR sem assistência, e reduzir numero de sequelas pós PCR e reduzir dias de internamentos, treinar maior numero de pessoas para que estejam capaz de realizar um atendimento "manobras de RCP".

Cronograma

Físico:

O projeto SAMU ATIVO teve seu inicio em Fevereiro de 2016, em uma parceria SAMU E ESCOLA ESTADUAL ANA VANDA BASSARA ( CAVB) que dispõe curso profissionalizante, onde SAMU disponibiliza equipe e matérias para treinamento e CAVB alunos do curso técnico em enfermagem, e em julho teve inicio dos alunos do curso Agente Comunitário de saúde, totalizando em media 300 alunos onde são separados em grupo de 10 a 12 e treinados com teoria e pratica sobre PCR e RCP , para posterior orientações a população e entidades, estes encontros acontecem toda quanta feira em uma sala do CAVB , e nos sábado em local de alto fluxo de pessoas, onde estes alunos e equipe do SAMU fazem abordagem a população para orientações e demonstrações de técnicas de RCP, também são agendadas empresas para treinar seus funcionários para eventual ocorrência de PCR.

Financeiro:

Como o projeto e desenvolvido SAMU, Secretaria Municipal de Saúde – Escola estadual Ana Vanda, a mão de obra que e os instrutores o SAMU disponibiliza, e a Escola disponibiliza os alunos para serem treinados, e local para teoria e prática com os alunos, tendo gasto somente com a divulgação do PROJETO SAMU ATIVO sendo:
Material didático, Barraca, Camisetas, baners, isto girando em torno de R$ 50, 000,00 ano.

Orçamento:

SEM ORÇAMENTO

Beneficiários Diretos:

A população em geral,em especifico a que recebe o treinamento, alunos do curso técnico em Enfermagem.

Beneficiários Indiretos:

População que não recebeu treinamento que por ventura venham a necessitar de cuidados ,e agente comunitário de saúde, empresas.

Resultados:

Em cinco meses de projeto observa-se o interesse dos alunos em participar do projeto, para seu conhecimento e formação, mas sim também para multiplicar informações conhecimentos para a população leiga, É possível observar o encantamento dos mesmos e a manifestação de admiração pelas atividades propostas, e também o interesse em empresas que nos procuram para receber estes treinamentos, e a participação da população a curiosidade em saber atender, ajudar alguém que precise, podendo ser alguém ate mesmo da família, foram em media 300 alunos separados em grupos para participar do projeto, e também vemos o entusiasmo da população em ajudar salvar vidas.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos