Banco de Projetos

FORMANDO AGENTES MIRINS DE SAÚDE - Prevenindo Doenças, Promovendo Saúde e Educando para o autocuidado

Ano / Edição: 2013
Município: Assaí
Função de Governo: Saúde

Administração Indireta:

Secretaria Municipal de Educação

Diagnóstico

A Estratégia Saúde da Família encontra grandes dificuldades para atingir os indivíduos da comunidade assistida, fato este agravado pelo grande contingente de atividade das pessoas que impossibilita que os profissionais encontre-os em casa. A falta de sensibilização e conscientização destes indivíduos os coloca em uma posição de grande vulnerabilidade às doenças e agravos de saúde, isto porque a falta de informações ou a não execução de medidas de prevenção é o principal agravante das questões de saúde hoje no Brasil. No que se refere à saúde pública, grandes dificuldades são encontradas para conscientização da prevenção de doenças, prova disto é a grande dificuldade de controle da dengue que é um grande problema de saúde coletiva, mas que para seu controle é necessário medidas simples, porém contínuas e executadas coletivamente. O município de Assaí não é diferente da grande maioria dos municípios da nação e enfrenta problemas como a Dengue. As Unidades de Saúde estão sobrecarregadas pela demanda crescente e pelo aumento da procura dos serviços de saúde, porém um grande contingente é de patologias facilmente preveníeis apenas com a adesão de novos hábitos como higiene de alimentos, lavagem das mãos, cuidados com a higiene pessoas e bucal, além de inúmeras estratégias simples que podem ser usadas para prevenir doenças infecto contagiosas. Assim é de fácil caracterização de que a maioria dos problemas enfrentados está na falta de consciência coletiva a respeito da importância do autocuidado e da prevenção de doenças.

Descrição

A Educação em Saúde por ser um processo educativo, representa toda e qualquer influência sofrida pelo indivíduo, capaz de modificar-lhe o comportamento. Distinguem-se dois tipos de educação em relação à influência exercida sobre o educando: A heteroeducação, onde as influências incidem sobre o indivíduo independente de sua vontade. É aquela que não há participação deliberada e intencional do próprio sujeito da educação, embora ele seja levado inconscientemente a participar do processo. A autoeducação ao contrário, existe a participação intencional do educando em procurar influências capazes de lhe modificar o comportamento. Mesmo considerando que a heteroeducação tem um papel objetivo importantíssimo em termos conceituais, os trabalhos a serem desenvolvidos no Projeto Formando Agentes Mirins de Saúde estão voltados para autoeducação, pois exprime a tomada de consciência por parte do indivíduo acerca da importância do processo educativo para sua formação e desenvolvimento. As atividades que serão realizadas estarão integralmente contidas nas ações de educação em saúde, com função: a) Estimulativa - que busca atrair o indivíduo para participar do processo educação; b) Exercitativa - dando condição para aquisição e formação de hábitos, assim como para a assimilação, construção e reconstrução de experiências; c) Orientadora - que enfoca os aspectos de liberdade, autoridade, autonomia e independência em relação a conhecimento; d) Didática - que se responsabiliza pela transmissão e vinculação dos conhecimentos; e) Terapêutica - que permite retificar os eventuais descaminhos do processo educativo.( Brasil, 1997) As atividades serão desenvolvidas por Agentes Comunitários de Saúde sob supervisão técnica de um Enfermeiro e supervisão pedagógico-metodológica das Pedagogas do estabelecimento de ensino, de acordo com os princípios da autoeducação para assimilação de conhecimento e transformação de hábitos. As atividades desenvolvidas serão aulas educativas em data show, dinâmicas de grupo, aulas práticas na comunidade, vídeos e músicas. O Conteúdo programático expressa todas as necessidades da comunidade, trabalhando as seguintes temáticas:  Processo saúde-doença: como o meio ambiente interfere na saúde das pessoas.  Meio ambiente e saúde: poluição do ar, poluição das águas, poluição do solo, poluição visual, poluição sonora e poluição radioativa. Reciclagem, tempo de degradação dos detritos e saneamento básico.  Higiene pessoal e bucal.  Parasitoses intestinais: Ascaridíase (lombriga), Amebíase, Giardíase, Enterobiose (oxiúros), Tricuríase, Ancilostomíase (amarelão), Esquistossomose (barriga d´água). Sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e profilaxia.  Patologias infecto-contagiosas: Tuberculose, Hanseníase, Hepatites e Gripe A H1N1 - Sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e profilaxia.  Patologias crônico degenerativas: Hipertensão e Diabetes - Sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e profilaxia.  Pediculose (piolho), Escabiose (sarna) e micoses - Sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e profilaxia.  Doenças transmitidas por vetores: Leptospirose (rato), Hantavirose (rato), Dengue (Aedes), Febre Amarela (Aedes e Sabetes), Malária (Anopheles), Filáriose ou Elefantíase (Culex), Leishimaniose ou Ferida Brava (Flebótomo) e Doença de Chagas (Bicho barbeiro) - Sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e profilaxia.  A importância da Lavagem das mãos no controle de infecções e infestações.  Bullyng e Violência.  Prevenção do uso de Álcool e outras drogas.

Objetivos

Gerais:

Promover Educação em Saúde no ambiente escolar com a finalidade de integrar os órgãos de saúde e educação para concretizar as ações em saúde e através destes educandos atingir suas famílias e sua comunidade.

Específicos:

Os profissionais de saúde deverão: Criar vínculo de confiança entre o agente de saúde e o educando com a finalidade de fazer com que as orientações tenham o impacto e a assimilação necessária para verdadeiramente transformar hábitos. Transformar esses educandos em verdadeiros agentes mirins de saúde, desta forma os educandos, comunidade escolar, famílias e comunidade em geral serão alcançados concretizando o foco dessa estratégia de saúde da família. Os educandos devem ser capazes de: Compreender o processo saúde-doença; Entender os processos Patológicos desde a contaminação, sinais e sintomas, diagnóstico e profilaxia; Motivar sua comunidade no combate a vetores transmissores de doenças como o Mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue; Saber a técnica correta de lavagens das mãos e sua importância no controle de infecções e infestações. Orientar sua família e sua comunidade de forma clara e objetiva.

Metas a atingir:

Diminuir o índice de infestação do Mosquito Aedes Aegypt para abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde e sensibilizar toda a comunidade para este problema, diminuir os casos de doenças diarréicas agudas, promover a saúde e prevenir doenças, desenvolver hábitos saudáveis na comunidade, identificar sintomáticos respiratórios para Tuberculose, melhorar os indicadores de saúde, além de dinamizar os conceitos de saúde e fazer com que a população conheça toda a organização dos serviços de saúde e reconheça a saúde como direito mas sua manutenção como dever.

Cronograma

Físico:

As atividades serão executadas em contra turno escolar, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Maria Mitiko Tsuboi, Princesa Izabel, Maria José da Silva Santos e Escola de Tempo Integral Rotary Club e Escola Rural Padre França Wolkers uma vez por semana, com 2 horas de duração por um período aproximado de 5 a 6 meses, totalizando aproximadamente 200 alunos atendidos.

Financeiro:

Valor de R$ 5.750,00 anual.

Orçamento:

Os recursos financeiros gastos diretamente com o projeto, estão relacionados com a compra de 250 camisetas para cada aluno e cada profissional envolvido no valor aproximado de R$ 3.750,00 a ser comprado pela Secretaria Municipal de Saúde com recurso da vigilância em Saúde, dotação 06.001.10.304.0010.2152.339030, fonte 1497, e a compra do material didático no valor aproximado de R$ 2.000,00 será pela Secretaria Municipal de Educação com recurso da Manutenção das Escolas da Rede de Ensino, dotação 05.002.12.361.0015.2032.339030, fonte 103.

Beneficiários Diretos:

Educar os alunos dos 5° anos da rede municipal de ensino para o autocuidado e prevenção de doenças.

Beneficiários Indiretos:

Alcançando os objetivos propostos, as unidades de saúde serão desafogadas, assim melhorando a assistência de casos mais graves que necessitam de mais atenção. As famílias serão assistidas indiretamente melhorando todos os indicadores de saúde e o bom estado biológico, físico e mental contribuirá em melhor desempenho de aprendizagem dos alunos da rede municipal de educação, contribuindo também para melhora dos indicadores de educação. Assim com uma comunidade orientada, trabalhando coletivamente teremos uma melhora significativa nos padrões de qualidade de vida da população Assaiense.

Resultados:

Como resultado do projeto segundo o Sistema de Informação do PNCD (Plano Nacional de Combate a Dengue) consultado em Junho de 2013, no ano de 2008 que foi o ano anterior a realização do projeto o Distrito Pau D´Alho do Sul apresentava um índice de 2,48% de infestação do mosquito Aedes Aegypt transmissor da Dengue. No segundo semestre do ano de 2009 durante a realização do projeto o índice foi rebaixado para 0,93% e no primeiro semestre do ano de 2010 após a formação dos Agentes Mirins de Saúde o índice ficou em 0,0% uma surpresa muito positiva, pois um dos maiores problemas de Saúde pública do Brasil foi controlado nesta comunidade durante o período de realização do projeto. Segundo a equipe de saúde daquela unidade melhoramos os quadros de doenças infecto contagiosos pelo estímulo ao hábito de lavar as mãos e profilaxia das patologias, melhoramos as infestações de parasitos por princípios de higiene pessoal. Os impactos em toda a comunidade foram visíveis pela mudança de hábitos significativa, onde conceitos básicos de saúde foram dinamizados e assimilados como hábitos diários. Os bons resultados garantiram a seleção do projeto para a I Mostra Nacional Programa Saúde na Escola e a IV Mostra Nacional Saúde e Prevenção nas Escolas em Brasília, de 13 a 15 de junho de 2010. Com toda a repercussão recebemos visitas de vários municípios que vieram contemplar a experiência exitosa de intersetorialidade entre saúde e educação.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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