Banco de Projetos

GRUPO CAMINHANDO E CONTANDO

Ano / Edição: 2016
Município: Piraquara
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

É frequente no cotidiano dos serviços de saúde, a soma de diversas carências, que ultrapassam o biológico e a capacidade resolutiva do atendimento médico. Uma dor de cabeça pode ser reflexo de uma solidão parental, do enfrentamento da vulnerabilidade social, ou então de problemas circulatórios posturais, e neuromusculares. E como responder a esse mosaico de demandas, onde se mescla o biológico e psicossocial, é um desafio crescente da principal porta de entrada do SUS, a Atenção Básica.
A literatura divide as tecnologias do cuidado em duras, leve-duras e leves, sendo a última considerada a tecnologia das relações, que envolve a produção de vínculo, o diálogo e a autonomização. Na prática da atenção à saúde, deve-se priorizar a tecnologia leve como instrumento para atingir a integralidade e a humanização do cuidado. Neste contexto, as práticas corporais podem ser entendidas como tecnologias leves de cuidado, pois implicam em um conjunto de práticas sociais, com envolvimento motor, e o cuidado com o corpo e mente, e a necessidade de sua promoção é iminente.

Descrição

Em meados de março de 2015, os profissionais das Equipes de Saúde da Família, juntamente com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), identificaram a necessidade de trabalhar com as práticas corporais na comunidade, como meio de promoção de saúde e de socialização dos usuários. Inspirado em experiências anteriores com um grupo de idosos, surgiu à idéia do Grupo Caminhando e Contando. A iniciativa seria realizado em espaços comunitários, voltado à população em geral, e reuniria exercícios de alongamento, com práticas de Lian Gong; aeróbicos, com dança sênior; caminhada; e roda de conversa para educação em saúde.

Objetivos

Gerais:

Promover as práticas corporais, como ferramenta terapêutica e de socialização, na Atenção Básica, por meio da implantação dos grupos Caminhando e Contando (nome que remete aos objetivos práticos e sociais do grupo).

Específicos:

• Implantar grupos de prática corporal, com enfoque na promoção da saúde física e mental para os usuários na Atenção Básica.
• Garantir que os grupos atinjam o maior número de usuários na comunidade, por meio da descentralização dos mesmos.
• Envolver os profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF e da Estratégia Saúde da Família - ESF na implantação e condução dos grupos.
• Prover uma nova forma de abordagem terapêutica no tratamento de condições físicas e psíquicas, para os usuários na Atenção Básica.
• Utilizar os Grupos Caminhando e Contando como espaços para a realização também de educação em saúde.

Metas a atingir:

Implantar o Caminhando e Contando em todas as dez Unidades de Saúde do município, por meio dos profissionais do NASF e da ESF, e da utilização de espaços públicos (quadras esportivas, espaços institucionais) e comunitários (igrejas, praças) da área de abrangência.

Cronograma

Físico:

Inserir profissional educador físico no NASF Julho 2015 Concluída
Implantar o Grupo Caminhando e Contando em 50% das Unidades de Saúde do município Dezembro 2015 Concluída
Implantar o Grupo Caminhando e Contando em 80% das Unidades de Saúde do município Dezembro 2016 Em andamento
Implantar o Grupo Caminhando e Contando em 100% das Unidades de Saúde do município Julho 2017 Prevista

Financeiro:

Não se aplica

Orçamento:

Não se aplica

Beneficiários Diretos:

Comunidade em geral que participa do grupo, desde crianças a idosos.

Beneficiários Indiretos:

Os profissionais que participam da condução do grupo, uma vez que isto também colaborada com a promoção da saúde do trabalhador.
Os profissionais da Estratégia da Saúde da Família (ESF), visto que podem contar com mais um recurso terapêutico para o tratamento dos usuários.

Resultados:

O primeiro grupo foi implantado em abril de 2015, vinculado à Unidade de Saúde Jardim Caiçara, por meio da equipe do NASF. Os encontros aconteciam três vezes na semana em uma quadra poliesportiva, e já em meados de junho contava com uma adesão de 50 pessoas por encontro.
Desde então o Caminhando e Contando ganhou força e se expandiu pela comunidade, atualmente 06 Unidades de Saúde já contam com este grupo em andamento, que é realizado em um espaço comunitário da área descrita anteriormente, e chega a atrair até 70 pessoas nos encontros.
A grande adesão por parte da população proporcionou que a atividade prosseguisse. As equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) estão em fase de implantação do Caminhando e Contando nas demais Unidades de Saúde. Vale ressaltar que a expansão deste grupo foi possível pelo apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, que foram capacitados pelo NASF, para também promoverem os encontros, garantindo assim que todo Grupo Caminhando e Contando tivesse a freqüência mínima de duas vezes por semana.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos