Banco de Projetos

PROJETO FAMÍLIA E ESCOLA NO DESAFIO EDUCACIONAL

Ano / Edição: 2016
Município: Arapongas
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

ELIZABETE HUMAI DE TOLEDO

Diagnóstico

O Município de Arapongas é responsável pela Educação Infantil e Ensino Fundamental, atendendo em sua Rede Municipal, 22 Centros de Educação Infantil e 24 Escolas Municipais, sendo 04 destas Escolas de Tempo Integral, totalizando 9128 matrículas ativas. Nossos alunos são advindos de famílias de trabalhadores de indústria moveleira, alimentícia, trabalhadores autônomos, entre outros. Cada Instituição Escolar Municipal conta com APMFs, (Associação Pais, Mestres e Funcionários), Conselho Escolar, todos eleitos pela comunidade escolar, Instâncias estas, cujo objetivo principal é acompanhar e assegurar o acesso e a aprendizagem aos alunos, auxiliando na gestão escolar. Assim, identificamos a necessidade de atrair a família para participarem mais ativamente da vida escolar de seus filhos, além de manter uma aproximação maior entre Secretaria de Educação e Comunidade Escolar. Isto porque, quando os pais participam mais ativamente da vida escolar dos filhos, o processo de ensino e aprendizagem se torna mais eficaz.

Descrição

O Projeto “Escola e Família no Desafio Educacional”, surgiu da necessidade de envolver mais os pais na vida escolar de seus filhos, uma vez que, a participação da família auxilia no processo de aprendizagem. Este projeto já acontece há quatro anos, sendo que a cada ano ele recebe inovações em relação ao conteúdo das palestras e parcerias. O projeto acontece durante o ano letivo, envolvendo Escolas e Centros de Educação Infantil por meio de um cronograma que envolve estas Instituições Escolares próximas de uma mesma região.
Cada encontro é realizado com profissionais especializados, em diferentes áreas (psicologia, psicopedagogia, fisioterapia, fonoaudiologia, médicos e nutricionistas). Estes encontros são em forma de palestras. No final de cada palestra, a palavra fica em aberto para possíveis dúvidas dos pais, ao que proporciona um maior entrosamento entre escola e família. É um momento de grande valia, pois são tratados assuntos onde a família é valorizada como um todo e focando a importância da família no processo de ensino e aprendizagem.
Enquanto a Palestra acontece, as crianças que vêm acompanhadas de seus pais são retiradas do ambiente para realizarem outras atividades em uma determinada sala de aula.
Ao término de cada Palestra, a família preenche uma enquete, na qual consta entre outras questões, conteúdo apresentado, sugestões de temas, se o projeto tem contribuído para a família e assinam a lista de presença. Em seguida há sempre uma confraternização que é oferecida pela Escola e Centros Educacionais. No cronograma é ofertado dois encontros, sendo um encontro no 1º semestre e outro encontro no 2º semestre, procurando atender todas as Instituições.
Os temas são abordados conforme a necessidade e a realidade de cada comunidade escolar.

Objetivos

Gerais:

Integrar Escola e Família, promovendo encontros com a comunidade escolar e a Equipe Multiprofissional de diferentes áreas (psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, fisioterapia, nutrição, entre outros).

Específicos:

Estimular a família a acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno;
Proporcionar a importância do afeto em família para a aprendizagem escolar;
Refletir sobre a necessidade dos limites,rotina e regras no ambiente escolar e familiar;
Orientar o acompanhamento e a execução das tarefas de casa, bem como incentivar os estudos;
Estimular o diálogo com os filhos e educadores;
Abordar temas relacionados aos distúrbios de aprendizagem e outras causas que possam interferir no desempenho escolar;
Desenvolver a autoestima do aluno por meio da valorização e do afeto familiar, favorecendo à aprendizagem;
Apresentar diferentes temas como: drogas, bullyng, mentira, violência, saúde, postura corporal, entre outros.

Metas a atingir:

Promover a participação efetiva da comunidade através de parceria com os pais, buscando criar condições para a promoção de uma educação construtiva e justa através de um trabalho coletivo e educativo entre família e escola.

Cronograma

Físico:

Os encontros acontecerão em dois momentos para cada Instituição Escolar.
As palestras iniciarão no 1º semestre, onde serão organizadas pela equipe responsável do Projeto.
Cada Instituição Escolar à partir do 2º encontro ficará responsável pela escolha do palestrante, sendo que, havendo disponibilidade, os responsáveis pelo projeto poderão ministrar as palestras. Em cada palestra, as Instituições escolares deverão encaminhar ao setor responsável pelo projeto, a lista de presença, conforme modelo enviado para cada uma, onde consta a data, a identificação do palestrante, nome da palestra, a enquete e as fotos deste dia (que poderão ser enviadas por email, ao CEMEAR).
Serão organizadas datas para estas palestras acontecerem, para que as Instituições Escolares se programem antecipadamente, evitando assim, cancelamentos e a participação efetiva de todos os envolvidos.

Financeiro:

Projeto mantido pela Prefeitura Municipal, com a utilização dos espaços das escolas, equipamentos das escolas e profissionais que atuam na Educação Especial, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e outros voluntários. A confraternização é oferecida no final de cada palestra. O transporte é realizado com veículo próprio da Prefeitura Municipal.

Orçamento:

Recursos Próprios do Município

Beneficiários Diretos:

FAMÍLIA

Beneficiários Indiretos:

ALUNOS

Resultados:

Maior número de famílias participantes nos encontros e maior participação dos pais na vida escolar dos filhos.
Realizamos uma enquete com 1000 participantes, dos quais:
72% consideraram que os conteúdos abordados foi ÓTIMO;
16% considerou BOM;
6% considerou REGULAR;
6% não opinaram;
Ainda:
99% consideraram que as palestras contribuíram favoravelmente na relação família e escola;
1% consideraram que não alterou;

Anexos

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