Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

PROJETO SAÚDE DO PROFESSOR

Ano / Edição: 2016
Município: Arapongas
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

ELIZABETE HUMAI DE TOLEDO

Diagnóstico

Pesquisas mundiais apontam que os principais riscos à saúde, identificados em estudos com trabalhadores da educação, indicam, por ordem de freqüência decrescente, as seguintes condições: stress excessivo, pressão arterial elevada, uso do tabaco, distúrbios osteoarticulares da coluna vertebral, sobrepeso e obesidade, depressão, problemas com a voz, problemas de saúde mental. Diante de tal problemática, a Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro Municipal de Atendimento Especializado (CEMEAR), o qual conta com uma equipe multidisciplinar de psicólogos, psicopedagogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, se uniram para a idealização deste projeto que completa 4 anos, "Saúde do Professor: mais qualidade de vida". Atualmente o município conta com 938 professores, distribuídos em 24 escolas municipais e 21 Centros Municipais de Educação Infantil. Por meio deste projeto é possível proporcionar aos nossos docentes uma maior qualidade laboral de modo que modifiquem seus comportamentos e mantenham-se em uma nova condição de prática de hábitos saudáveis, proporcionando assim, uma saúde física, emocional, vocal e alimentar.

Descrição

Este projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação juntamente com as Psicopedagogas e um Fisioterapeuta, contando também com diversas parcerias como: Secretaria Municipal de Saúde, colaboradores especialistas de diferentes áreas. Participarão deste projeto, professores e educadores pertencentes ao quadro próprio do magistério da Secretaria Municipal de Arapongas. O projeto tem início com a inscrição dos participantes, os quais formarão grupos de 30 participantes, para melhor aproveitamento. No ato da inscrição que é gratuita, o participante preenche um formulário com perguntas relacionadas à saúde do professor(anexo). Os temas propostos para estes encontros serão: Saúde Postural, Saúde Nutricional, Saúde vocal, Saúde Emocional. A cada 30 participantes, formará um grupo de trabalho. Cada grupo terá 4 encontros, sendo eles uma vez na semana, sempre às quintas feiras no horário das 19 h às 20:30 h, na Escola Municipal José Bernardo dos Santos. A cada início de trabalho com cada grupo, os participantes recebem uma autorização com liberação de exame preventivo, laboratorial e mamografia. De posse dos resultados dos exames, cada participante pode passar por consulta médica de um clínico geral no Posto de Saúde mais próximo de sua residência, para averiguação dos resultados. Durante os encontros será controlada a freqüência dos participantes, pois ao término, as horas serão computadas para certificação pela Secretaria Municipal de Educação. No último dia do encontro, os participantes preenchem uma enquete, para avaliação do projeto.

Objetivos

Gerais:

Promover atividades diversificadas direcionadas à saúde do profissional envolvido no contexto escolar, visando uma melhor qualidade de vida, objetivando orientá-los na detecção e prevenção de doenças relacionadas ao trabalho docente.

Específicos:

Conscientizar os professores sobre a problemática do stress, bem como os sintomas e ações para prevení-lo; Propor atividades individuais e em grupos que auxiliem na prevenção e diminuição das doenças associadas ao trabalho docente; Criar espaço e ambiente para os profissionais exporem seus sentimentos e dificuldades, criando um clima participativo e colaborativo; Desenvolver a prática de atividades fisioterápicas para o combate as dores crônicas do sistema músculo esquelético; Propor conscientização de uma alimentação saudável e balanceada; Promover a valorização de uma prevenção à saúde vocal.

Metas a atingir:

Estabelecer em regime de parceria com a Secretaria de Saúde, programas de controle de identificação de doenças relacionadas ao trabalho docente; Implementar gradativamente o programa Saúde do Professor para os demais profissionais ligados à educação.

Cronograma

Físico:

O projeto acontecerá uma vez na semana em um pólo, que será na Escola Municipal José Bernardo dos Santos á partir das 19 h às 20:30 h, com ciclos de palestra, orientações específicas aos professores e educadores e atividades práticas com o Fisioterapeuta, que terão essas horas computadas no banco de horas para posteriores certificados. Durante este período, o grupo passará por exames laboratoriais, preventivo e mamografia.

Financeiro:

DOTAÇÃO MUNICIPAL

Orçamento:

Recursos do município (escola), parcerias com demais profissionais especializados

Beneficiários Diretos:

Professores da Rede Municipal de Educação de Arapongas

Beneficiários Indiretos:

Comunidade Escolar

Resultados:

Os resultados já estão surgindo, por meio das modificações de hábitos, posturas preventivas e do comprometimento em participar de todos os encontros, bem como a resposta à enquete realizada no último dia de cada encontro com cada grupo. Nas enquetes realizadas, os participantes demonstram ter gostado, querem retornar em novo grupo. A meta estabelecida para o ano de 2016 era de 20%, a meta alcançada foi de 25%.

Anexos

Banco de Projetos