Banco de Projetos

Programa Gênero e Geração

Ano / Edição: 2016
Município: Cruz Machado
Função de Governo: Trabalho

Diagnóstico

Todas as ações do Gênero e Geração têm como objetivo transformar o conhecimento do público alvo, levando a eles diferentes alternativas de geração de renda e também a valorização profissional dos seus trabalhos. As ações desenvolvidas envolvem a elevação da autoestima dos participantes e as atividades são aplicadas em grupos compostos por mulheres e adolescentes, que residem nas comunidades do interior do município e também em grupos na cidade.

Descrição

As ações envolvem atividades de cursos de artesanato, culinária, palestras de motivação, entre outras ações. O curso fortalece o trabalho em grupos, comunidades, associações, cooperativas e principalmente valoriza o trabalho da mulher da agricultura familiar. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Cruz Machado, Associação de Proteção a Maternidade e a Infância (APMI), União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e Sistema das Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol).

Objetivos

Gerais:

Promover a organização de grupos produtivos, que trabalham a agregação de valor e geração de renda.

Específicos:

O programa tem como objetivo fortalecer as relações familiares, valorizando potencial, trabalho e identidade da mulher, promovendo sua participação na unidade familiar, na cooperativa e nos grupos produtivos e também resgatar os conhecimentos e estratégias tradicionais a partir das experiências das gerações.

Metas a atingir:

Formação de novos grupos e a continuação do desenvolvimento das atividades em várias comunidades de Cruz Machado.

Cronograma

Físico:

Anexo

Financeiro:

Anexo

Orçamento:

Anexo

Beneficiários Diretos:

800 mulheres

Beneficiários Indiretos:

O programa está sendo desenvolvido em Cruz Machado em várias comunidades do município.

Resultados:

Dentre os resultados esperados deste processo de formação e organização, busca-se a reafirmação dos princípios do cooperativismo solidário e a ampliação e fortalecimento de uma Agricultura Familiar sustentável com grupos de gênero e jovens debatendo, produzindo e gerando renda nas unidades familiares.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos