Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Café da Manhã na Escola

Ano / Edição: 2016
Município: Ouro Verde do Oeste
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

O Projeto Café da Manhã na Escola, antes atendido pelo Programa Compra Direta e agora realizado a partir de recursos próprios do município, tem os objetivos de reduzir o índice de repetência escolar e auxiliar no combate à desnutrição infantil. Foi observado um maior rendimento no aprendizado das crianças no decorrer do Projeto. Portanto, os objetivos do Projeto estão sendo alcançados a cada dia, pois o rendimento escolar foi melhorado, o atraso às aulas diminuiu, já que as crianças precisavam chegar antes do horário do início das aulas para tomarem o café e os problemas de saúde ocasionados pela falta de alimentação foram superados.

Descrição

O Projeto Café da Manhã na Escola tem o apoio da Prefeitura de Ouro Verde do Oeste através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e ocorre na Escola Municipal Padre Arnaldo Janssen atendendo cerca de 250 crianças do período da manhã (Pré-escolar ao 5º ano). No início, o Projeto era atendido por alimentos do Compra Direta e a partir de 2014 está sendo gerenciado com recursos próprios do município. O principal objetivo do Projeto está em reduzir o índice de repetência escolar e auxiliar no combate à desnutrição infantil.

Objetivos

Gerais:

Reduzir o índice de repetência escolar e auxiliar no combate à desnutrição infantil.

Específicos:

• Melhorar nutrição das crianças para que o aprendizado seja completo, pois a falta de alimentação deixa a criança desmotivada e apática.
• Diminuir o mal-estar causado pela falta de alimentação.
• Diminuir o atraso escolar fazendo com que as crianças cheguem mais cedo para tomar o café.
• Aumentar a frequência escolar.
• Diminuir o número de notas abaixo da média e repetência escolar.

Metas a atingir:

• Elaborar cardápio diferenciado a cada dia para despertar o apetite e fazer do café da manhã uma refeição essencial.
• Realizar licitação com o intuito de adquirir os alimentos para serem servidos no café da manhã.

Cronograma

Físico:

Elaboração do cardápio; encaminhamento de alimentos para a licitação; estruturamento do quadro de funcionários (cozinheiras); informação para as crianças sobre o horário do café da manhã.

Financeiro:

O valor de aquisição dos alimentos depende do valor adquirido na licitação, pois todos os alimentos que são comprados são inicialmente encaminhados para a licitação.

Orçamento:

Anterior ao ano de 2014, o Projeto era atendido por alimentos do Compra Direta. Após esse período os recursos aplicados no Projeto são exclusivos do orçamento municipal. Os custos são referentes à compra de alimentos para serem servidos em um cardápio variado durante a semana.

Beneficiários Diretos:

Crianças da Escola Municipal Padre Arnaldo Janssen do período matutino (Pré-escolar ao 5º ano).

Beneficiários Indiretos:

Toda a população escolar, desde pais a professores, que notam a melhora no desempenho dos alunos.

Resultados:

Houve um maior rendimento no aprendizado das crianças, o atraso às aulas diminuiu, já que as crianças precisavam chegar antes do horário do início das aulas para tomarem o café e os problemas de saúde ocasionados pela falta de alimentação foram superados.

Anexos

Banco de Projetos