Banco de Projetos

Programa Jogue Certo

Ano / Edição: 2016
Município: Guarapuava
Função de Governo: Gestão Ambiental

Diagnóstico

A coleta seletiva de materiais recicláveis é um processo que surgiu como resposta ao aumento exponencial da geração de resíduos urbanos nas últimas décadas. O crescimento significativo de produtos de baixa durabilidade e de descartáveis e embalagens faz com a quantidade de lixo seja cada dia maior. Os impactos ambientais decorrentes da destinação inadequada dos resíduos e a pressão sobre os recursos naturais pelo consumo e desperdício crescentes levaram à busca de alternativas de gestão dos resíduos que incorporassem os princípios da minimização, reutilização e reciclagem dos materiais. Em 2010 foi estabelecida um Plano Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, que estabeleceu uma nova hierarquia para os resíduos sólidos, baseada na não geração; na redução de geração e de aterramento de resíduos; na ampliação da recuperação e valorização de resíduos, além da consolidação das responsabilidades compartilhadas pelo ciclo de vida dos produtos, portanto, apresenta metas e desafios importantes para a gestão integrada e sustentável dos resíduos sólidos, devendo integrar os operadores ecológicos com o recolhimento de materiais recicláveis ao sistema municipal de coleta seletiva e promover a melhoria da limpeza urbana e da qualidade de vida nas cidades. Desta forma Lei nº 12.305/10 PNRS, contribui de forma direta ao tripé social, econômico e ambiental.
O município de Guarapuava está localizada na região sul do Brasil, centro-sul do estado do Paraná, terceiro planalto, com coordenadas geográficas de latitude Sul: 25º 23′ 26” e longitude Oriental: 51º 27′ 15” Oeste – W. Greenwich. De acordo com levantamento realizado pelo IBGE em 2010, a população de Guarapuava era de 167.328 habitantes, com a expansão urbana no sentido horizontal, foi necessário implantar a coleta seletiva. É importante considerar que na execução da coleta seletiva a compreensão e a colaboração das pessoas são condições imprescindíveis, uma vez que a primeira etapa desse serviço que consiste na separação dos materiais recicláveis dos não-recicláveis ocorre no interior das residências, dependendo, portanto, exclusivamente do empenho de seus moradores. Mesmo no caso de moradores com algum conhecimento do assunto, uma série de instruções e procedimentos deverá ser amplamente divulgada, para que se possa obter a máxima participação dos cidadãos.
A participação dos moradores é fundamental para o sucesso de qualquer programa de coleta seletiva e a educação ambiental é o melhor recurso, capaz de contribuir para informar, conscientizar e mobilizar a população (LOUREIRO, 2004). A educação ambiental propicia a revisão dos conceitos ligados ao lixo, sua geração, composição e importância ambiental, ensinando a população a identificar o que é reaproveitável, e a tomar consciência dos efeitos do desperdício dos recursos naturais e à urgência em mudar os padrões de uso dos bens ambientais quanto o reconhecimento dessa situação e a tomada de decisões a seu respeito, caracterizando o que poderíamos chamar de um movimento que busca produzir novo ponto de equilíbrio, nova relação de reciprocidade, somada à coleta seletiva e à reciclagem favorece o desenvolvimento sustentável, estabelecendo relações honestas e recíprocas entre humano e meio.
A gestão da coleta seletiva com o acompanhamento, a fiscalização continua e a ampliação gradativa do programa, faz com que os indicadores de materiais recicláveis aumentem, desta forma, diminuindo o volume do mesmo para o aterro sanitário, aumentando sua vida útil. No município de Guarapuava o aterro sanitário possui Licença de Operação nº 22637, com validade até julho de 2018. Sendo referência na regional – SEMA (Secretaria de Estado do Paraná), como o único município entre os 42 que fazem parte desta regional que possui aterro sanitário com licenciamento ambiental. Os materiais recicláveis coletados são destinados a Cooperativa de Operadores Ecológicos de Guarapuava - RECICLASOl, gerando assim renda e trabalho para cooperados, nesse sentido, é de suma importância a existência de um programa de coleta seletiva eficiente no município juntamente com a educação ambiental.

Descrição

Com o passar dos anos, a população intensificou o processo de urbanização e o desenvolvimento industrial, sem se preocupar com o uso racional dos recursos naturais. Estamos na era da vida moderna, e, na correria do dia-a-dia, faz com que muitas pessoas comprem alimentos prontos (fast-foods) fazendo uso de materiais descartáveis como copos, pratos, talheres, além de embalagens de um modo geral, que demoram anos para serem degradados.
A geração dos resíduos é influenciada pelo número de habitantes, área relativa de produção, condições climáticas, hábitos e costumes da população, nível educacional e poder aquisitivo (LIMA, 1995). Em geral, quanto mais rica e industrializada for determinada região, maior será o consumo de descartáveis.
Desta forma, aliado a um gerenciamento correto dos resíduos à promoção de emprego e renda para os operadores ecológicos, além da educação ambiental destes, por intermédio da implantação do sistema de coleta seletiva, sendo assim, o primeiro passo para a reciclagem, pois engloba os processos de separação, descarte e recolhimento dos materiais.
Ressalta-se que a coleta seletiva é responsável por ganhos socioambientais, como a diminuição do volume de resíduos sólidos destinados ao aterro, aumentando assim sua vida útil, evitando assim a utilização de novas áreas para a disposição final dos resíduos. Contribui também para a redução da exploração dos recursos naturais, já que por meio da reciclagem, os materiais que seriam inutilizados voltam para o processo produtivo. De acordo com o Kit Resíduos do Governo do Paraná (2006), a coleta seletiva é um sistema que visa a coleta do material potencialmente reciclável que foi previamente separado na fonte geradora.
Visando os cuidados socioambientais, o município de Guarapuava em 2013 implantou o programa da coleta seletiva - Jogue Certo, com objetivo de diminuir os impactos ambientais ocasionados pelo manejo inadequado dos resíduos sólidos urbanos e fomentar a cooperativa de materiais recicláveis. Com estratégia de mobilização, de ações que promovam a incorporação de novos hábitos na população em geral visando a redução, reutilização e o reaproveitamento dos resíduos sólidos urbanos com base na PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), Lei 12.305/2010.
O Programa da coleta seletiva - Jogue Certo, ocorreu em etapas: planejamento, orientação, aplicação, monitoramento e fiscalização, prevendo o estabelecimento de relações sociais entre os participantes baseado na cooperação e a construção de um domínio linguístico que permita a comunicação e a interdisciplinaridade, facilitando o caminho das ações.
Na etapa inicial do programa, foi a realização de um levantamento dos bairros, de acordo com o número de operadores ecológicos, para verificar os bairros que seriam implantados inicialmente a coleta seletiva - Jogue Certo. Pois quanto mais centrais os bairros, o número de operadores ecológicos é menor, e, o interesse por estes materiais recicláveis fazem com que eles se desloquem para essas regiões, onde há maior volume de recicláveis. Além disso, sabe-se que quanto maior o poder aquisitivo da população, a produção de resíduos é maior, correndo riscos devido a distância percorrida.
Com o levantamento feito, foram realizadas várias reuniões com os operadores ecológicos, mostrando a importância da coleta seletiva, e de serem cooperados, além da vantagem de trabalhar em um ambiente limpo e livre de intempéries, utilizando adequadamente os equipamentos de proteção individual (EPIs). Assim, os materiais coletados seriam destinados a cooperativa – Reciclasol.
O município de Guarapuava conta com 439 operadores ecológicos, cadastrados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente que trabalham com a coleta de materiais recicláveis, coletados em empresas, lojas e residências, sendo que, é um trabalho considerado difícil de ser executado nas ruas, devido ao trânsito, a situações climáticas e as distâncias das moradias. Por isso, dentre estes operadores, poucos são cooperados, fato que pode ser explicado por não entenderem o processo de se associar a uma cooperativa. Com o programa da coleta seletiva, um dos objetivos é fazer com que eles entendam esse processo e sintam-se motivados para fazer parte da cooperativa e dos benefícios que ela pode oferecer.
Com a definição dos bairros para iniciar o processo da coleta seletiva – Jogue Certo, foi realizado uma capacitação para as pessoas envolvidas para o trabalho de orientação e de entrega de materiais. Sendo este um trabalho realizado de porta em porta, conversando com os moradores das residências, lojas e comércio explicando a importância da separação dos resíduos e orientando quanto ao dia e período (manhã ou tarde) da coleta seletiva, e também, com realização de palestras nas escolas locais. Desta forma, é feito o processo de educação ambiental formal e não formal, envolvendo a conscientização e mudanças de atitudes.
O município de Guarapuava apresenta 25 bairros e sub bairros e 04 distritos que gradativamente serão envolvidos pela coleta seletiva. A implantação deu inicio com apenas 01(um) caminhão atendendo apenas 04 bairros centrais, atendendo em torno de 11.765 habitantes.
No ano de 2014 ocorreu a ampliação da coleta com mais 02 (dois) caminhões, ampliando para mais 04(quatro) bairros e um distrito, sendo este com 05 (cinco) colônias, totalizando a coleta seletiva com 3(três) caminhões atendendo em torno de 47 mil habitantes.
Com o aumento da coleta de materiais recicláveis nos bairros centrais destinados a cooperativa, os operadores ecológicos que são cooperados e aqueles que desenvolvem seu trabalho com a coleta de porta em porta, foram contemplados com o Projeto Reciclando para a Vida. Realizado em parceria com Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Meio Ambiente, lançado no segundo semestre de 2014, para atender as necessidades dos 439 operadores ecológicos na sua integridade, tem a finalidade de esclarecer a importância da manutenção e limpeza no bairro onde moram, cuidados com higiene da família, tratamento com animais e a forma correta de armazenamento dos materiais. Além de receber equipamentos de EPIs, uniformes, protetor solar, sacola com garrafa de água e boné, sendo este um projeto continuo e atendimento a saúde nos CRAS (Centro de Referencia e Assistência Social) nos bairros.
No final do semestre do mesmo ano, foram entregues 100 carrinhos ecológicos, para auxiliar no transporte de materiais recicláveis, que contemplaram 100 (cem) operadores ecológicos, onde foram escolhidos de acordo as necessidades previamente verificadas através de entrevistas e visitas.
Em 2015, a coleta seletiva – Jogue Certo, ampliou para mais 1 (um) caminhão atendendo mais 03 (três) bairros, contando com 4 caminhões para a realização da coleta seletiva, atingindo assim, em torno de 58.350 habitantes.
Este ano de 2016, a coleta ocorre nos bairros já implantados com a orientação, monitoramento e fiscalização no processo das atividades desenvolvidas com a população, além das atividades realizadas nas escolas.
Houve também a diminuição do impacto no aterro sanitário através das ações realizadas com a coleta seletiva. O aterro sanitário de Guarapuava é licenciado pelo Instituto Ambiental do Paraná – IAP, com Licença de Operação nº 22637, com validade até julho de 2018. Sendo referência na regional – SEMA (Secretaria de Estado do Paraná), como o único município entre os 42 que fazem parte desta regional que possui aterro sanitário com licenciamento ambiental. Em 2013, quando começou o programa da coleta seletiva eram destinados ao aterro sanitário 60% de materiais recicláveis, e, até mês de junho de 2016 o número de materiais reduziram significativamente para 28%.

Objetivos

Gerais:

 Minimizar os impactos ambientais ocasionados pelo manejo inadequado dos resíduos sólidos urbanos no município de Guarapuava, por meio da educação ambiental.

Específicos:

 Promover a formação de multiplicadores através de capacitação, treinamento de pessoal para atividades de mobilização e sensibilização da sociedade, para a implantação do processo de gerenciamento dos resíduos sólidos;
 Realizar capacitação e organização dos operadores ecológicos;
 Disseminar processos e campanhas de educação ambiental nos meios de comunicação a fim de viabilizar a adesão e a participação ativa da população na separação dos resíduos sólidos;
 Promover a inclusão social dos operadores ecológicos de materiais recicláveis;
 Propiciar aos os operadores ecológicos informações educativas com relação a coleta, seleção, armazenamento correto dos materiais recicláveis;
 Diminuir a quantidade de resíduos sólidos ao aterro sanitário;
 Favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética do ser humano com o meio em que esta inserido.
 Despertar a percepção ambiental por meio das trilhas interpretativas, ressaltando a importância da UC, possibilitando melhor contato entre homem e natureza para alunos, professores e comunidade;
 Criar espaços de diálogo em relação a problemática ambiental na busca de possíveis soluções;
 Estimular atitudes conscientes em relação a preservação e conservação do meio ambiente.

Metas a atingir:

Através da conscientização e da mudança de hábito da população quanto à separação dos materiais recicláveis, diminuir significativamente o volume destes que seriam destinados ao aterro sanitário, aumentando sua vida útil. Com isso reduz a utilização dos recursos naturais devido a reciclagem, além de incentivar os operadores ecológicos a criarem cooperativas para melhorar seus rendimentos.

Cronograma

Físico:

(em anexo)

Financeiro:

(em anexo)

Orçamento:

Fonte de Recursos – 0 Recursos Ordinário (livres)
Fonte de recurso – 555 SANEPAR – Compensação financeira ao Meio Ambiente (Recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente – FMMA)

Beneficiários Diretos:

População de Guarapuava e Operadores Ecológicos.

Beneficiários Indiretos:

Garantir a vida útil do aterro sanitário, Melhoria na renda dos familiares dos operadores ecológicos; Conscientização da população quanto às suas responsabilidades no que diz respeito à preservação do meio ambiente.

Resultados:

A reciclagem está cada vez mais sendo praticada e difundida em todo o mundo, apesar de ser informal na maioria das vezes. Aos poucos as pessoas estão descobrindo que muito do que descartamos no cesto de lixo não é lixo. Todos nós temos a possibilidade de mudar o caminho do nosso resíduo, permitindo que ele possa ser reciclado e que cause menos impacto ao meio ambiente. Para isso a educação ambiental tem que fazer parte do cotidiano, para que a população aja de modo responsável e com consciência, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro, por meio da coletividade construam valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente e à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
A coleta de materiais recicláveis caminha na direção da sustentabilidade e da responsabilidade social, pois em busca do desenvolvimento socioeconômico, da sociedade atual tem levado em conta além da melhoria da qualidade de vida das pessoas e a preocupação com o meio ambiente. O Programa da coleta seletiva em Guarapuava é muito importante, pois ajuda na preservação do meio ambiente e a garantir o desenvolvimento econômico sustentável (aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades). Além de proporcionar uma condição digna de trabalho para os operadores ecológicos e aumentando a quantidade de matérias recicláveis destinado a cooperativa. Hoje a cooperativa recebe 300 toneladas/mês de material aumentando a renda de seus cooperados e deixando a cidade mais limpa e aumento a vida útil do aterro sanitário.
O município de Guarapuava tem procurado seguir a PNRS, principalmente na inclusão dos operadores ecológicos que trabalham com materiais recicláveis e/ou reutilizáveis e os benefícios do programa da coleta seletiva e conseqüente destinação final e adequada dos resíduos sólidos são perceptíveis e se estende a curto, médio e a longo prazo, e aqueles que se preocupam com a conservação do meio ambiente e a preservação para gerações futuras.
Com os resultados positivos na coleta seletiva e com a efetiva conscientização e a colaboração da população pretende-se avançar com a implantação nos demais bairros e ampliar para os demais distritos do município.

Anexos

Banco de Projetos