Banco de Projetos

Certificado de Excelência

O Desenvolvimento Artístico e a Promoção Cultural ( cidadania)

Ano / Edição: 2016
Município: Marialva
Função de Governo: Cultura

Administração Indireta:

Prefeitura do Município de Marialva

Diagnóstico

Dando continuidade ao projeto, a Secretaria da Cultura promove todo o ano o Festival (sendo este o 8º), onde são apresentados os resultados das oficinas. O projeto vai ao encontro das metas do Plano Nacional de Cultura, que divulga a valorização dos grupos e a formação artística buscando o desenvolvimento cultural.

Descrição

A Secretaria de Cultura de Marialva tem oferecido gratuitamente oficinas permanentes de formação desde 2006, trazendo assim para inserção cultural educandos alfabetizados e muitos hoje já se encontram em universidades. O projeto insere crianças e adolescentes, que passam a ter um contra turno de qualidade e com responsabilidade, são diversos grupos de: música, teatro e dança os quais elaboram shows e espetáculos artísticos com grande visibilidade na cidade e competições pelo país.

Objetivos

Gerais:

- Realizar mostra de resultados das oficinas culturais oferecidas pela Secretaria de Cultura ao longo do ano, fomentado a criação, a pesquisa e a produção artística do município;
- Ocupar o palco da Casa da Cultura Hélio Depiere e do Cine Teatro Sônia Maria Silvestre Lopes com atividades artísticas e culturais, oferecendo a população mais acesso a cultura;
- Incentivar a formação de plateia e o desenvolvimento cultural do município;
- Estimular a descentralização das ações culturais do Estado, na medida em que este venha apoiar um festival no interior do estado.

Específicos:

– Fomentar a formação artística;
- Desenvolver os conhecimentos artísticos culturais por meio de apresentações;
- Participar de competições e festivais.

Metas a atingir:

- Inserção de crianças, jovens e adultos no contra turno;
- Que todos tenham direitos à cultura gratuitamente;
- Que seja sempre difundida cultura não só como forma de entretenimento, mas como forma de formação.

Cronograma

Físico:

-As oficinas acontecem de segunda a Domingo em contra turno: manhã, tarde e noite.

Financeiro:

- Projetos mantidos pelo Governo Municipal.

Orçamento:

– Recursos do município.

Beneficiários Diretos:

– Os integrantes das oficinas (todos que procuram a Secretaria da Cultura de Marialva)
– Os integrantes das oficinas (todos que procuram a Secretaria da Cultura de Marialva), independente de bairro, Escola ou Colégio que estuda. As oficinas são oferecidas a quem chegar e fazer a matricula no prazo determinado e conseguir assumir as vagas oferecidas.
Atendendo cerca de 320 matrículas à partir da 3ª série do Ensino fundamental se estendendo até o Ensino Superior. São oferecidas as Oficinas de:
Oficina de Street Dance (105 matrículas);
Oficina de Teatro (122 matrículas);
Oficina de Teclado (13 matrículas);
Oficina de Violão (82 matrículas);
Oficina de Bateria (16 matrículas);
Orquestra Raiz Sertaneja de Marialva (45 integrantes).

Beneficiários Indiretos:

Pais, comunidade em geral.
A Secretaria da Cultura de Marialva hoje atinge sua meta de acordo com o número de profissionais contratados e os espaços oferecidos. Na Casa da Cultura Hélio Depieri contamos com 180 lugares é um palco de pequeno porte e no Cine Teatro Sonia Silvestre com um palco grande e com capacidade para 684 pessoas.
Hoje nossos espaços são ocupados em todos os turnos( manhã/ tarde e noite) com oficinas de dança, teatro, aula de violão, teclado e bateria e ensaios da Orquestra Raiz Sertaneja de Marialva e Banda Bend, portanto para atingir um número maior do que já possuímos de estudantes nas áreas oferecidas ou outros cursos que poderiam ser abertos, teríamos que ter um aumento em nosso espaço físico e em número de profissionais das devidas áreas.

Resultados:

- Os resultados são as apresentações no festival de cultura e nas cidades onde levamos nossos espetáculos.

Anexos

Banco de Projetos