Banco de Projetos

CAMINHADA PELA VIDA

Ano / Edição: 2016
Município: Santa Mariana
Função de Governo: Saúde

Administração Indireta:

Secretaria Municipal de Saúde

Diagnóstico

Santa Mariana é um município com 12470 habitantes sendo distribuídos entre sede e dois distritos, Panema (localizado a 25 km da sede) e Quinzópolis (localizado a 15 km da sede), devido a carência de atendimento médico nas duas localidades no ano de 2014, por meio do trabalho de gestão da área da saúde, o município foi contemplado pelo programa “Mais Médicos” do Governo Federal, recebendo como mais novo integrante da equipe o médico cubano Doutor Camilo Francisco Ramos Perez.
Como profissional o Doutor Camilo, como é conhecido pela população, tem como campo de trabalho o atendimento a toda a população dos distritos, atuando de maneira direta no setor de atenção básica. Durante seu atendimento percebeu o grande número de pacientes que procuravam as Unidades Básicas de Saúde, que apresentavam problemas de hipertensão, diabetes e obesidade, além de transtorno ansioso depressivo aparente.
Diante dessa fragilidade da nossa população, de maneira especial na parcela adulta, as equipes de atendimento das unidades básicas dos distritos deram início a uma nova metodologia de trabalho. Sob o comando do Doutor Camilo Francisco Ramos Perez, o projeto “CAMINHADA PELA VIDA” tem como linha de atuação o trabalho de prevenção.
O projeto vem propor uma nova gestão no atendimento de atenção básica, seguindo como princípio a mudança de comportamento a partir de uma proposta de hábitos saudáveis, servindo como complemento a oferta de atendimento oferecido pelas equipes de saúde da família, mas sendo adotado por toda a equipe de trabalho das unidades básicas de saúde, bem como pela gestão pública municipal.

Descrição

O projeto “CAMINHADA PELA VIDA” consiste em um conjunto de ações que visam não só a melhoria da saúde dos pacientes diagnosticados com hipertensão, diabetes, obesidade e transtorno misto ansioso depressivo, como também para todos aqueles que desejam uma melhor qualidade de vida, ou seja, manter a sua saúde.
Encontros presenciais - realizados semanalmente, as terças-feiras no período das 7h30m até as 12horas, no Salão Paroquial do Distrito de Panema e as quintas-feiras no período das 7h30m até as 12horas no Salão Paroquial do Distrito de Quinzópolis com as seguintes atividades:
1) Exercícios de alongamentos – Importantes para a manutenção do bem estar físico e emocional, realizados sob a orientação e supervisão da equipe de saúde, com duração de aproximadamente 30 minutos.
2) Grupos de Caminhada – atividade realizada nos espaços públicos dos distritos, realizados sob a orientação e supervisão da equipe de saúde, com duração de aproximadamente 30 minutos.
3) Aferição de Pressão Arterial – procedimento realizado pela enfermeira ou técnicas de enfermagem. Para controle da pressão arterial é levado em consideração o valor normal da PA, ou seja, abaixo de 140/90 mmHg.
4) Verificação de Glicemia – procedimento realizado pela enfermeira ou técnicas de enfermagem, utilizando o glicosímetro. O critério para controle foi o valor de glicemia inferior a 120 mg / dl.
5) Atividades Educativas – realização de palestras com foco na prevenção e controle das Doenças Crônicas não Transmissíveis – DCNT, principalmente nos aspectos clínicos, bem como acerca do tratamento medicamentoso e não medicamentoso, além da abordagem de múltiplas temáticas relacionadas a prevenção e promoção da saúde em geral. Os profissionais responsáveis pelas atividades educativas são em sua maioria o médico e/ou profissional de enfermagem com a participação de convidados.
6) Café da manhã – priorizando os alimentos naturais, com baixo teor de sódio e açúcar, tais como, frutas, gelatina, biscoitos, suco ou chás.
7) Sorteio de brindes - esta atividade tem como objetivo promover um espaço de lazer e relaxamento entre os participantes, além de fortalecer o nível de confiança e solidariedade entre os participantes e a equipe promovedora. Os ganhadores são contemplados com cestas de frutas.
É importante ressaltar que todos os participantes possuem uma ficha de registro para controle das atividades, contendo os seguintes dados: nome completo, idade, sexo, data de nascimento, RG, número de cartão do SUS, doenças apresentadas e tempo de instalação da patologia, medicamentos utilizados com especificações de doses diárias e tempo de tratamento, além dos valores da PA e glicemia.

Objetivos

Gerais:

Promover a qualidade de vida da população dos Distritos de Panema e Quinzópolis, através do incentivo a prática de exercícios, alimentação saudável e interação social, implantar ação complementar ao atendimento realizado pelas equipes de atenção básica distrital.

Específicos:

Incentivar a população a prática de hábitos saudáveis, promover momentos de interação e lazer entre a população e a equipe de atendimento das unidades básicas de saúde, diminuir o número de pacientes diagnosticados com hipertensão, diabetes, obesidade e transtorno misto ansioso depressivo, promover um ambiente de socialização entre a população.

Metas a atingir:

Chegar ao número de 200 pessoas sensibilizadas que de maneira intermitente participem do projeto, conseguir que mais dos 50% dos pacientes controlem a pressão arterial sistêmica Diabetes Mellitus, Transtorno misto ansioso depressivo, obesidade e a hipercolesterolemia, e incorporem hábitos saudáveis em seu estilo de vida – Distrito de Panema.
Chegar ao número de 100 pessoas sensibilizadas que de maneira intermitente participem do projeto, conseguir que mais dos 50% dos pacientes controlem a pressão arterial sistêmica Diabetes Mellitus, Transtorno misto ansioso depressivo, obesidade e a hipercolesterolemia, e incorporem hábitos saudáveis em seu estilo de vida – Distrito de Quinzópolis.
Implantar o Projeto Caminhada pela Vida na sede do Município, contemplando todo o setor de atenção básica.

Cronograma

Físico:

DISTRITO DE PANEMA (25 km da sede do município)
Ano (2014, 2015 e 2016) - Ação: Exercícios de alongamentos; Aferição de Pressão Arterial; Atividades Educativas; Café da manhã; Sorteio de Brindes e Caminhada - Especificações: Atividades realizadas no Salão Paroquial do distrito e espaço da Praça Juscelino Kubitschek, pela equipe de atenção básica da UBS “Atílio Brancalhão”.

DISTRITO DE QUINZÓPOLIS (15 km da sede do município)
Ano (2014, 2015 e 2016) - Ação: Exercícios de alongamentos; Aferição de Pressão Arterial; Atividades Educativas; Café da manhã; Sorteio de Brindes e Caminhada - Especificações: Atividades realizadas no Salão Paroquial do distrito e espaço da Praça Central, pela equipe de atenção básica da UBS “João Polonio”.

* No decorrer do projeto pode haver encontros entre ambos os grupos com o objetivo de promover a interação e a troca de experiências.
* No ano de 2016 a atividade passou a ser realizada no Clube Municipal do Distrito de Quinzópolis.

SANTA MARIANA (sede do município)
2016 (segundo semestre) Implantação do projeto.

Financeiro:

O Projeto “CAMINHADA PELA VIDA” tem um custo anual de cerca de 9 mil reais que são destinados a aquisição de gêneros alimentícios, para a realização dos encontros semanais nos Distritos de Panema e Quinzópolis, os recursos são disponibilizados conforme a necessidade de cada mês de execução das atividades.

Orçamento:

O Projeto “Caminhada Pela Vida” tem um custo de 9.000,00 (Nove mil reais), por ano de execução. O valor é referente a compra de gêneros alimentícios utilizados nos encontros semanais nos Distritos de Quinzópolis e Panema.

Beneficiários Diretos:

111 Pacientes do Distrito de Panema na faixa etária de 50 até 70 anos de idade.
61 Pacientes do Distrito de Quinzópolis na faixa de idade de 45 até 75 anos de idade.

Beneficiários Indiretos:

Mais de 170 famílias residentes nos Distritos de Panema e Quinzópolis, 30 profissionais que atuam na atenção básica distrital, comércio local, gestão pública do município, além da sociedade em geral.

Resultados:

43,85% dos Pacientes participantes do projeto apresentaram mudanças em seu diagnóstico;
Redução em mais de 20% a aquisição e distribuição de medicamentos nos Distritos;
Redução no número de consultas realizadas nas Unidades Básicas de Saúde dos Distritos;
Humanização do setor de atenção básica.

Anexos

Banco de Projetos