Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

PROGRAMA CORRA NA ATI

Ano / Edição: 2016
Município: Maringá
Função de Governo: Desporto e Lazer

Administração Indireta:

Não

Diagnóstico

Em levantamento realizado na cidade de Maringá, detectou-se uma cidade plana, com ótima infraestrutura , áreas verdes, parques, áreas de lazer e pistas para caminhadas. A Secretaria de esportes e lazer, propôs então, oferecer à população oportunidade da prática de exercícios físicos, utilizando-se das 60 ATI - Academias da terceira idade, distribuídas por toda a cidade , em pontos estratégicos de grande fluxo de pessoas. Visando proporcionar maior qualidade de vida para a população. Para isso agregou-se ao projeto, também, professor de Educação Física para os atletas de alto desempenho e nutricionista.

Descrição

Projeto onde pessoas da comunidade participam de corridas orientadas por professor de educação física, com atividades diárias, de segunda a sábado, a critério do participante. E por nutricionista.

Objetivos

Gerais:

-Proporcionar ao cidadão maringaense programas de treinamentos específicos e individualizados de corrida de rua, utilizando, como recurso de manutenção da força para a corrida, os aparelhos da academia da terceira idade (ATI) com acompanhamento de profissional de educação física e nutricionista.

Específicos:

- Incentivar a prática de exercícios físicos regulares nos cidadãos maringaenses;
- Otimizar a utilização de recursos públicos municipais junto às comunidades, e mostrar à população que esses recursos oferecem possibilidades diversas de intervenção.
- Incentivar e aprimorar técnicas da modalidade, levando em consideração o conhecimento científico da fisiologia e da fisiologia do exercício, da biomecânica do movimento humano, da psicologia do esporte, bem como aspectos básicos da anatomia, biologia e de fatores psicossociais e fisiológicos, aplicados à sociedade.
- Aprimorar o performance de corredores avançados que buscam no treinamento específico da modalidade recursos para otimizar seus aspectos competitivos, para a participação em eventos esportivos visando melhores classificações.
- Proporcionar aos estagiários das ATI oportunidades de aprendizado de técnicas de treinamento avançado, treinamento personalizado, possibilidades diretas de intervenção e prescrição de exercícios estruturados, sob a orientação de profissionais de Educação Física.
- Proporcionar e incentivar a participação da comunidade em eventos destinados à prática dessa modalidade, como as provas rústicas e maratonas regionais e nacionais.

Metas a atingir:

Ampliar o projeto de forma a atingir públicos de diversos bairros da cidade, não só na parte central da cidade, mediante adesão voluntária da população.

Cronograma

Físico:

Aplicação do projeto no período de 02 anos em número de participantes e regiões geográficas da cidade, mediante monitoramento das atividades por profissionais qualificados.

Financeiro:

Desembolso previsto de cerca de 15.050,00 mil reais no período de 12 meses.

Orçamento:

Cerca de 15.050,00 mil reais.

Beneficiários Diretos:

Qualidade de vida e combate ao sedentarismo para os participantes; aprimoramento do performance de corredores avançados; proporcionar aos estagiários das ATI oportunidades de aprendizado de técnicas de treinamento avançado, treinamento personalizado, possibilidades diretas de intervenção e prescrição de exercícios estruturados, sob a orientação de profissionais da Educação Física.

Beneficiários Indiretos:

Aumento da qualidade de vida da população e redução da frequência dos atendimentos nas unidades básicas de saúde (UBS).

Resultados:

Resultados dos últimos testes em fase de compilação. A demonstrar posteriormente.

Anexos

Banco de Projetos