Banco de Projetos

PISCICULTURA COMO AGENTE DE RENDA, GERAÇÃO DE EMPREGO, QUALIDADE DE VIDA E LAZER.

Ano / Edição: 2016
Município: Nova Esperança
Função de Governo: Agricultura

Administração Indireta:

Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento

Diagnóstico

Nova Esperança é a capital Nacional do Casulo Verde - Bicho da Seda, mas considerando a mudança do perfil deste atividade rural, onde esta atividade há anos passou a ser desenvolvida em pequenas propriedades rurais, aumentando desta forma a produtividade do bicho da seda. Em contra partida, as propriedades rurais maiores necessitam de diversificação de sua produção. Diante disto identificamos a necessidade de apoiar e criamos o projeto de incentivo a Piscicultura com tanques de peixe.

Descrição

Criamos em parceria com o produto Rural, Emater e Secretaria Municipal da Agricultura e abastecimento 58 tanques de peixes, em média 50 propriedades rurais e gerando cerca de 150 empregos. A secretaria difundiu a técnica de preparo da terra, equipamento, manutenção, execução da obra do tanque com hora máquina, e assistência técnica completa para criação desta atividade rural.
Além destes tanques com lonas, temos também a opção e criamos os tanques tradicionais para mais de 20 famílias e com em média 30 tanques. Gerando também mais de 80 empregos.

Objetivos

Gerais:

O objetivo geral é de criar uma nova alternativa de renda e geração de emprego para as famílias da zona rural.

Específicos:

Com a criação dos tanques de peixes tradicionais ou com lonas, possibilitamos a estas famílias uma alternativa de geração emprego, fixando as famílias no campo, e geração de renda, acrescendo na renda familiar esta atividade rural, complementando sua renda com outras atividades já exercidas pelas famílias .

Metas a atingir:

No inicio o projeto era para construção de 40 tanques de peixes, mas devido a boa aceitação das famílias e também a rentabilidade do projeto, conseguimos ultrapassar nossa meta, chegando no total de 88 tanques de peixes na zona rural de Nova Esperança.

Cronograma

Físico:

No início de 2013 quando fizemos o diagnóstico das atividades rurais em nosso município, identificamos a ausência de alternativas de renda extra dentro das propriedades rurais. Diante disso, fizemos um cronograma de executar cerca de 10 tanques por ano.
Devido ao sucesso do projeto foi executado o seguinte cronograma:
2013: 30 tanques
2014: 20 tanques
2015: 20 tanques
2016: 18 tanques até o mês de junho, com previsão de implantação de mais 5 até o final do ano.

Financeiro:

Os recursos financeiros envolvidos neste projeto, foram basicamente hora máquina e equipe técnica. Não necessitando de nenhuma contratação ou despesa extra dentro da Secretaria.
O Projeto foi criado e funciona com recursos humanos e físicos já existentes em nossa Secretaria Municipal.

Orçamento:

Em média o custo é de 3 horas máquinas para cada tanque de peixe. E exige um acompanhamento mensal da equipe técnica para visitas e assessoria junto aos produtores rurais.

Beneficiários Diretos:

Geração de emprego na zona rural, gerando nestes 88 tanques ativos cerca de 230 empregos. Outro benefício é a geração de renda, sendo que cada tanque rende em média R$ 2.000,00 por mês.

Beneficiários Indiretos:

Geração de emprego temporário na época de retirada dos peixes dos tanques, além da geração de emprego no transportes, abate e venda.

Resultados:

O resultado foi da implantação deste projeto e sua eficiência de geração de emprego e renda, onde mantemos todas as famílias neste atividade como renda complementar em sua propriedade rural.

Anexos

Banco de Projetos