Banco de Projetos

Projeto Valorizando a Vida

Ano / Edição: 2016
Município: Ivaiporã
Função de Governo: Assistência Social

Administração Indireta:

Prefeitura Municipal

Diagnóstico

O município de Ivaiporã está localizado na região norte central do Estado do Paraná – Brasil, sendo, apesar de uma grande movimentação das famílias para as cidades, a sua base predominantemente rural. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE 2010, o município possui uma população de aproximadamente 31.812 habitantes, entre moradores da zona urbana e rural.
O município é considerado desprovido economicamente sendo que boa parte das famílias sobrevivem com renda de até um salário mínimo o que acarreta em muitas vezes a marginalização de crianças e adolescentes.
Dados estatísticos comprovam que uso de drogas vem crescendo a cada dia no município, como no restante do país, independente de classe social cada vez mais adolescentes experimentam drogas cada vez mais cedo, o que acarreta maiores preocupações.

Descrição

O objetivo central de combater o uso de drogas entre adolescentes e jovens, através de programa educacional implantado na rede de ensino, realizado com ciclos de oficinas e palestras abordando o tema e conscientizando dos malefícios causados com uso de drogas, além de trabalhar a conscientização para evitar o uso se instala a prevenção de propagação junto aos que já experimentaram algum tipo de drogas, evitando-se a evolução.
O trabalho realizado com profissionais da área de psicologia, serviço social, Vara da Infância e Juventude (juízes, promotores) Polícia Militar, que abordam a educação para valores, com ênfase central na prevenção do uso de substâncias psicoativas, realizando reflexão acerca das vantagens e desvantagens da dependência e do uso de drogas. Ainda, no sentido de prevenir, são desenvolvidas práticas educativas junto aos pais, com série de palestras voltadas a orientação acerca de cuidados, atenção, com estabelecimento de afeto, regras e limites.
O desenvolvimento do trabalho realizado através de ciclos de palestras com metodologia diversificada, com duração de 30 a 60 dias com encontros semanais, o assunto será abordado com palestras de profissionais especializadas no assunto, vídeos, depoimentos de pessoas usuárias de drogas, o trabalho realizado busca sensibilizar grupo em sala de aula, escola e arredores sobre a questão das drogas na vida, e assim pensar atitudes e conscientizar a população de modo geral.
Após a realização do ciclo de palestra será desenvolvido a semana de conscientização, onde serão realizado a explanação do projeto em praça publica a população, onde serão trabalhados em forma de panfletagem noções de cidadania, direitos e deveres, uso de drogas lícitas e ilícitas.

Objetivos

Gerais:

Prevenir o uso de drogas lícitas e ilícitas, através de ações junto a população. Bem como, trabalhar a conscientização e prevenção.

Específicos:

• Mobilizar a sociedade quanto a prevenção do uso de drogas;
• Desenvolver campanhas de prevenção visando a valorização da vida ;
• Introduzir a temática de educação para valores, como fator de prevenção para o uso de drogas entre crianças, adolescentes e jovens e evitar o envolvimento com a criminalidade;
• Esclarecer crianças, adolescentes, jovens, pais e educadores quanto aos perigos do uso das drogas;
• Alertar e esclarecer sobre os efeitos físicos e comportamentais, bem como de suas consequências;
• Divulgar informações que orientem a prevenção e promovam o tratamento de dependentes;
• Informar sobre os efeitos das principais drogas consumidas por adolescentes e jovens;
• Esclarecer sobre os estágios motivacionais para mudança de comportamento.

Metas a atingir:

A meta é atingir a população de modo geral quanto a prevenção de uso de drogas e de tema relevantes de valorização da vida.
em 2015 atingir cerca de 10,000 crianças,adolescentes, jovens, adultos e idosos ;
em 2016 atingir de 5,000 a 20.000 pessoas.

Cronograma

Físico:

Cronograma de 2015 - julho a dezembro
Cronograma de 2016 - fevereiro a dezembro

Financeiro:

Os valores alocados no projetos previsto para o ano de execução são de R$ 5.000,00 reias, sendo estes utilizados para produção de material gráfico, e materiais de campanhas, como faixa, painéis, panfletos.

Orçamento:

O orçamento decorre de fonte do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas , dotação orçamentaria do Departamento Municipal de Assistência Social - Piso Fixo de Média Complexidade, Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Beneficiários Diretos:

O projeto abrange 09 colégios estaduais , em 06 bairros urbanos e 03 distritos, sendo mobilizados em média 4.000 crianças , adolescentes e jovens.
A mobilização em espaços públicos mobilizou a população geral do município.

Beneficiários Indiretos:

Os beneficiários serão os 31.816 habitantes do município, uma vez que o projeto abrange a toda comunidade

Resultados:

Os resultados esperados são no sentido de conscientizar sobre os malefícios causados com o uso de drogas à vida humana, e consequentemente diminuir ou erradicar o uso da substância. Bem como mobilizar a população no sentido de valorizar a vida em diversos temas abordados. como Conscientização de transito, trabalho infantil, violência etc...

Anexos

Banco de Projetos