Banco de Projetos

Prêmio Gestor Público Paraná

EMAGRECENDO COM SAÚDE

Ano / Edição: 2016
Município: Itaipulândia
Função de Governo: Saúde

Administração Indireta:

Prefeitura Municipal

Diagnóstico

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado é o do índice de massa corporal (IMC), que é calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado.
Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa que revela que quase metade da população brasileira está acima do peso. Segundo essa pesquisa os brasileiros não tem hábitos alimentares saudáveis o que agrava o problema, além disso, o sedentarismo aumenta com o decorrer da idade.
Na atualidade a obesidade pode ser considerada um dos maiores problemas de saúde por estar associada a inúmeras doenças, apesar de não representar uma grande causa isolada de morte. Para evitar tanto o surgimento, como o crescimento de novos casos de obesidade, faz-se necessário que medidas de prevenção sejam tomadas. A prevenção é realizada através de mudanças no estilo de vida, como reeducação alimentar e inclusão da prática de exercícios físicos.
Em decorrência das recentes mudanças no padrão de consumo alimentar, caracterizado por uma dieta rica em alimentos de alta densidade energética, com alto consumo de gorduras e açucares e baixo consumo de frutas, verduras e legumes, tem sido observado um aumento da obesidade e de outras doenças crônicas como hipertensão, diabetes e dislipidemias.
As agentes de saúde do município realizam diariamente visitas domiciliares com objetivo de orientar e coletar informações fortalecendo a integração entre os serviços de saúde da Atenção Primária à Saúde e a comunidade.
Com base nas informações inseridas no SISVAN e o aumento da procura por tratamentos que auxiliam no emagrecimento a Secretaria de Saúde através da equipe nutricional percebeu a necessidade de implantar um programa que atendesse essa demanda.
Segundo dados do SIAB a taxa de crescimento da incidência de casos de diabetes no município apresentou um crescimento de 22,11% em 2013 chegando a registrar 283 casos. Outro dado preocupante é o número de hipertensos que num total de 100 % das famílias cadastradas atinge cerca de 10% da população.
Diante dessas informações e do aumento de encaminhamentos médicos para tratamento e acompanhamento nutricional, da grande procura por pacientes que buscam reduzir o peso, e do número de doenças crônicas associadas como: hipertensão arterial, diabetes, problemas cardíacos, dislipidemias entre outros, viu-se a necessidade de realizar um programa de orientação que pudesse contribuir, através da reeducação alimentar alcançar resultados no emagrecimento saudável e prevenção de doenças associadas à obesidade.

Descrição

A primeira edição do Programa em 2014 surgiu da necessidade de atendimento nutricional, sendo realizado por apenas duas nutricionistas. No decorrer do ano houve uma grande procura por atendimento, onde as pessoas após perceberem os resultados buscaram por vontade própria essa ajuda. Percebendo que era possível melhorar esse atendimento, multiplicar os resultados, com a participação de outros profissionais formou-se a equipe de profissionais da Secretaria de Saúde: nutricionistas, fonoaudióloga, psicóloga, dentista, fisioterapeuta, educador físico, técnica de enfermagem, médico e auxiliares.
Os pacientes com encaminhamento médico tem preferencia de atendimento, os demais podem realizar inscrição na Secretaria de Saúde e são chamados pela sequência da inscrição.
O programa consiste na realização de encontros semanais e quinzenais no período de três meses, com grupos de 20 pessoas. Em cada encontro é realizado avaliação nutricional (peso e medidas antropométricas), aferição de pressão arterial, teste rápido de glicemia em cada participante.
São abordados temas relacionados à reeducação alimentar, mudança no estilo de vida, atividades físicas e outros hábitos saudáveis, sendo que em cada encontro um profissional é responsável por orientar os participantes.
No primeiro encontro todos os membros da equipe se apresentam, para conhecer os participantes e relatar sua participação no decorrer do programa. Cada participante a partir desse encontro irá traçar suas metas, e contará com o incentivo do grupo para alcançar seus objetivos. Em cada encontro acontece um momento para realizar teste rápido de glicemia e aferição de pressão arterial em cada paciente.
Cada participante realizará vários exames ao iniciar no grupo e uma avaliação nutricional completa compreendendo:
• Anamnese: história clínica, sinais e sintomas (rastreamento metabólico), hábitos alimentares e de vida.
• Exame físico: investigação dos sinais clínicos de excesso ou carência de nutrientes.
• Avaliação antropométrica: peso, altura, circunferências, dobras cutâneas, cálculo do percentual de gordura corporal e risco de doenças crônicas.
• Exames bioquímicos: exames laboratoriais (glicemia de jejum, colesterol total e frações, triglicerídeos, TSH, T3 e T4) para melhor investigação do estado nutricional e perfil de saúde.
As informações referentes a cada participante serão anotadas individualmente para serem analisadas pelos profissionais que com base nos dados apresentados poderão orientar individualmente e garantir melhores resultados.
A orientação não acaba com término do trabalho em grupo, os participantes são convidados a participarem uma vez no ano para rever sua avaliação, dessa forma mantém-se o acompanhamento do paciente, podendo monitorar os resultados.

Objetivos

Gerais:

O objetivo do projeto é a mudança do estilo de vida e do hábito alimentar, visando atender primeiramente pessoas acima do peso, hipertensos, diabéticos e pacientes com pré-disposição à obesidade e doenças associadas.

Específicos:

- Reeducação alimentar;
- Controle da pressão arterial;
- Redução de peso;
- Controle das doenças crônicas não transmissíveis;
- Diminuição do sedentarismo.

Metas a atingir:

O projeto tem como metas a serem atingidas considerando os resultados alcançados:
• Proporcionar o acesso ao grupo às pessoas com necessidade de reduzir o peso corporal e melhoria na qualidade de vida.
• Reduzir e controlar as complicações associadas à obesidade.

Cronograma

Físico:

Para 2016 serão formados 5 grupos:
Inicio do grupo:
encontros semanais:
encontros quinzenais:
encontros de manutenção:
(cronograma em anexo)

Financeiro:

O desembolso mensal é o salário da equipe de profissionais que compõem o programa e que já fazem parte do quadro de servidores do município.
Exames de laboratório e materiais de trabalho: R$ 4.000,00 por grupo.

Orçamento:

Todos os profissionais que compõem o programa já fazem parte do quadro de servidores do município.
Exames de laboratório e materiais de trabalho:
Para 2016 - R$ 20.000,00

Beneficiários Diretos:

O programa visa beneficiar diretamente os participantes dos grupos.

Beneficiários Indiretos:

A saúde pública, familiares e sociedade em geral serão beneficiados com o projeto a longo prazo.

Resultados:

- Houve compreensão da maioria dos conceitos básicos relacionados à alimentação em todos os grupos;
- Ocorreram mudanças significativas no consumo alimentar e redução do peso corporal.
-Todos os pacientes declararam-se muito satisfeitos com a metodologia de trabalho, indicando um resultado positivo da intervenção nutricional, independente do fator tempo.
-É possível perceber os benefícios fisiológicos, psicológicos e sociais em cada participante.
- Redução de peso, redução de uso de medicamentos.

Anexos

Banco de Projetos