Banco de Projetos

Projeto Corrente Cultural da Paz

Ano / Edição: 2016
Município: Wenceslau Braz
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Prefeitura Municipal

Diagnóstico

As atividades culturais realizadas no município aconteciam apenas em datas comemorativas, em período letivo. Pensando nesta problemática, a Secretaria Municipal da Educação, juntamente com as escolas da rede municipal, em parceria com as entidades religiosas do município, decidiram desenvolver atividades culturais aos finais de semana.

Descrição

O projeto "Corrente Cultural da Paz" foi criado para que toda a população participe e desenvolva, através de ações artísticas sociais, transformadoras da realidade local. A ideia surgiu por vontade da secretária da Educação em criar no Centro de Oportunidades, já ocupado durante a semana com atividades circense e musicais, atividades que também fossem realizadas nos finais de semana, visto que ficava ocioso nestes dias. Para dar início as atividades, foram realizadas reuniões com parceiros de entidades religiosas, diretores de escolas da rede pública, diretoras das escolas particulares e os funcionários da assistência social, representantes comerciais, pós representar o projeto, foi realizado o convite a todos para participar e divulgar suas atrações, o resultado final obteve um bom desempenho, a cada final de semana é realizada atividades diferenciadas atingindo o objetivo de integrar à comunidade momentos de lazer com a família e despertar talentos.

Objetivos

Gerais:

Resgatar, preservar e divulgar a valorização cultural popular regional em busca de conhecimentos acerca de nossas tradições. Desenvolver na comunidade os valores humanos e a valorização da saúde e da vida.

Específicos:

Conhecer os talentos artísticos musicais da terra;
Conhecer a arte da nossa região;
Promover a integração da comunidade brazense;
Incentivar o desenvolvimento de manifestações socioeducativas e culturais;
Estabelecer laços de companheirismo;
Solidariedade e união popular;
Fortalecer a auto estima de nossas crianças e adolescentes;
Oferecer momentos de lazer a comunidade brazense;
Conhecer as comidas típicas da região Norte Pioneira;
Demonstrar atitudes de respeito às tradições culturais;
Apresentar e entender a forma que se insere e se configura a juventude dentro da comunidade brazense;
Inserir os demais projetos pedagógicos, culturais e esportivo.

Metas a atingir:

Resgatar valores culturais;
Proporcionar lazer às famílias;
Integrar conhecimento e união entre a população brazense e a região.

Cronograma

Físico:

Centro de Oportunidades, cedido pelo município com entidades religiosas.

Financeiro:

09/05/2015 à 17/12/2016, valor de 868,57 ( oitocentos e sessenta e oito reais e cinqüenta e sete reais), referente ao som utilizado até o mês de dezembro de 2016.

Orçamento:

Lotação do som: 16 finais de semana no ano de 2015, no valor de 320,00 e mais o ano de 2016 com mais 27 semanas no valor de 548,00. Totalizando os gastos de 868,00 reais.

Beneficiários Diretos:

Alunos da rede municipal de ensino, membros das entidades religiosas e participantes dos programas sociais desenvolvidos pelo município.

Beneficiários Indiretos:

Alunos das escolas municipais, população em geral, entidades religiosas e demais colaboradores

Resultados:

O projeto tem apresentado grandes resultados, que tem oportunizado alunos, população, entidades religiosas, enfim, a população em geral. Grandes conhecimentos foram obtidos. O projeto continua em andamento e ainda estão sendo obtidos mais contribuições.

Anexos

Banco de Projetos