Banco de Projetos

PREMIO VITOR VALENDOLF

Ano / Edição: 2016
Município: Capitão Leônidas Marques
Função de Governo: Saúde

Administração Indireta:

Não

Diagnóstico

Este concurso tem a finalidade de avaliar anualmente os profissionais e as atividades relacionadas ao atendimento e serviços desenvolvidos nas ESF'S, incentivando e divulgando as atividades exitosas realizadas em cada estabelecimento. Pois o município está dividido em oito (8) regiões, contempladas com unidades de ESF –Estratégia Saúde da Família, implantados a partir de 2013 e concluído em 2014.
As ESF’s foram implantadas, seguindo orientação do Ministério da Saúde, com uma equipe mínima composta de um médico, um enfermeiro e um auxiliar de enfermagem, e os agentes comunitários de saúde (ACS’s), sendo em número de quatro a seis por equipe. Além disso, três das unidades contam com consultório odontológico, composto pelo odontólogo e auxiliar.
As oito (8) unidades de ESF implantadas possibilitou a cobertura total do território do município oferecendo atenção básica de saúde a toda a população.
Com a realização de concurso no ano 2015, ampliou-se consideravelmente o quadro de profissionais da área da saúde em ações destacadamente do SUS para complementar as equipes das unidades de ESF. Com a contratação de 26 agentes comunitários de saúde, 5 enfermeiros e 3 dentistas, o município passou a ter uma equipe ligada ao atendimento do SUS 115 profissionais com vinculação institucional, trabalhando no regime estatutário, com a garantia e a condição de organização do seu processo de trabalho regidos por Plano de Cargos e Carreira segundo a Lei Municipal nº 1.785/2012.

Descrição

Diante disso, com vistas a implantação das oito (8) unidades de ESF, promoveu-e um novo avanço na política municipal de saúde, instituindo o Programa Municipal de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica de Capitão Leônidas Marques balizado pelas normas estabelecidas no PMAQ – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, do Ministério da Saúde (Portaria nº 1.654/2011). Denominado Prêmio Vitor Valendolf (Vitinho de Ouro), alusivo ao primeiro profissional da área de saúdo do município, buscou-se valorizar os profissionais das ESF’s que se destacam nas ações desenvolvidas no atendimento e manutenção do trabalho. Composta por 10 (dez) categorias: Acolhimento e Humanização no Atendimento, Cumprimento de Metas, Inovação de Processos e Estratégias, Organização do Ambiente, Educação Permanente, Programa Bolsa Família; Visita Domiciliar; Resolutividade, Vínculo dos Profissionais e Relações no Trabalho e, ESF Destaque; reconhecendo e recompensando o esforço, o comprometimento, a inovação e os resultados alcançados pelos profissionais das equipes.
Com os objetivos específicos de avaliar as ações dos profissionais ligados as ESF’s, identificar falhas estruturais no sistema, propor melhorias e avanços no trabalho e na gestão da saúde municipal e destacar as iniciativas e inovações que integrem as equipes e a sociedade usuária dos serviços, o prêmio cria uma cultura de constante análise e diagnóstico das experiências e protocolos positivos e relativamente a quebra de paradigmas, possibilitando a dotar ações em todo o município antes não utilizadas, ou se utilizadas, restritas a pequenos grupos da sociedade ou região.
A categoria Acolhimento e Humanização no Atendimento tem como premissa assegurar acessibilidade e acolhimento permitindo a lógica de organização e funcionamento do serviço de saúde que parte do principio de que a unidade de saúde deve receber e ouvir todas as pessoas que procuram os seus serviços, de modo universal e sem diferenciações excludentes.
Além disso, permitir que os profissionais da ESF se organizem para assumir sua função central na comunidade, possibilitando acolher, escutar e oferecer uma resposta positiva, capaz de resolver problemas de saúde e/ou de minorar danos e sofrimentos, ou ainda de se responsabilizar com a resposta por mais que ela seja ofertada em outros pontos de atenção da rede. A existência de um vinculo humanizado e integral construído pela equipe de saúde da família com o paciente, o reconhecimento da realidade das famílias de seu território pelas quais é responsável, por meio de cadastramento e visitas domiciliares e a prestação da assistência integral, respondendo de forma continua e racionalizada a demanda organizada ou espontânea, na unidade e no domicilio e a análise se há proximidade e a capacidade de acolhimento, vinculação e responsabilização, são fundamentais para a efetivação da ESF e consequentemente da aceitação do reconhecimento do profissional na área.
O Cumprimento de metas compõe outra categoria, que busca avaliar o desempenho das equipes das unidades de saúde quanto aos resultados dos programas, projetos e campanhas que são trabalhadas, como vacinação, pré-natal, visitas domiciliares individual ou com equipe multidiciplinar (médico, enfermeira, técnico e agente de saúde), busca ativa de pacientes com carteira de vacina atrasada, busca ativa de gestantes que não iniciaram o pré-natal e crianças com vacinas atrasadas.
A terceira categoria trata de um assunto muito importante, a Inovação de Processos e Estratégias. Com foco nas novas práticas e ações de trabalho, tem como premissa oferecer aos profissionais a oportunidade de sugerirem, experimentarem e desenvolveram novos processos de trabalho em suas unidades de ESF, definindo princípios e diretrizes da ESF que melhorem as condições para enfrentamento dos problemas, que promovam a diminuição dos impactos ambientais e a melhoria progressiva das condições de saúde e de qualidade de vida da população assistida.
A categoria Organização e Ambiente tenta avaliar a limpeza, organização, layout, cuidados com equipamentos, materiais e mobiliários, entre outros, o uso de equipamentos de proteção individual e de vestes apropriadas, a aplicação dos protocolos de rotina em limpeza. Se por um lado busca a manutenção do ambiente por outro busca oferecer condições de segurança e cuidado a saúde e integridade física do profissional
Como estímulo as ações que proporcionem a educação e formação técnica dos integrantes das equipes da unidade e o envolvimento da comunidade foi implementada a categoria Educação Permanente. Esta categoria busca avaliar a idealização, o planejamento e a implementação de atividades e ações para a capacitação dos agentes de saúde e auxiliares ou técnicos de enfermagem, com vistas ao desempenho de suas funções junto ao serviço de saúde. Ainda busca, através de palestras, reuniões, apresentações, ações coletivas, promover a qualidade de vida, as práticas de cuidado com o meio ambiente, estimular a comunidade para o efetivo controle social, a fim de melhorias em sua comunidade. De forma concisa, a categoria busca provocar a integração dos profissionais da equipe com a população assistida, com foco na educação em saúde e mobilização comunitária seja em igrejas, hospitais ou na sala de espera das ESF’s.
Outra categoria é o Programa Bolsa Família, que quer promover as ações de busca ativa aos beneficiários do programa social, garantindo a eles o amparo e o acesso a saúde.
A categoria Visita Domiciliar agrega um amplo conjunto de ações com base nas diferentes responsabilidades dos profissionais da equipe da ESF.
Entendendo que as atribuições de cada profissional diante de sua formação e atribuição do sistema quer estimular os agentes em saúde, por exemplo, a desenvolver o mapeamento de sua área de abrangência, cadastrar e coletar dados referente a população, identificar os indivíduos com problemas de saúde ou em situação de risco. No caso o enfermeiro, que supervisionará os trabalhos da equipe, e conjuntamente com o técnico ou auxiliar de enfermagem, e o médico, devem discutir e participar do processo de organização do processo de trabalho da equipe e das visitas domiciliares, e discutir de forma permanente junto a equipe de trabalho e comunidade o conceito de cidadania enfatizando os direitos legais e promovendo o acesso a saúde pública.
A categoria Resolutividade trata da relação atendimento da unidade de ESF e o encaminhamento a especialistas. Avaliação busca reconhecer e agradecer os profissionais que desempenham um papel de evidência no processo de ouvir, diagnóstico e tratar os indivíduos da comunidade atendida pela equipe.
O Vinculo dos Profissionais e Relações no Trabalho é uma categoria que tenta avaliar o clima organizacional da equipe. Através de processo próprio de levantamento e análise busca-se promover a discussão permanente junto a equipe de trabalho o conceito de cidadania, enfatizando os direitos e as bases legais que os legitimam, estimular quando necessário a discussão de casos pertinentes a sua área e sobretudo manter o vínculo de responsabilidades e convivência contínua que lhe propícia conhecimentos.
Por fim, a categoria ESF Destaque reúne o desempenho de todas as outras categorias como forma de recompensar a unidade que apresenta na média a melhor relação com a comunidade e aplicação dos preceitos do sistema.
A forma de avaliação das dez (10) categorias envolve pesquisa por entidade credenciada e uso de metodologia estatística adequada, avaliação no sistema (software) gerência do pela secretaria municipal de saúde, e por comissão de avaliação criada por decreto para levantar e analisar os dados referentes as unidades de ESF.

Objetivos

Gerais:

Melhorar o acesso e a qualidade dos serviços das ESF’s no município de Capitão Leônidas Marques através de ferramentas que possam contemplar as tecnologias e seu impacto para a saúde, o bem-estar no trabalho que se relaciona diretamente com o nível salarial e o reconhecimento profissional, a criatividade, a autoestima, a inserção na comunidade, aumentando o grau de controle e poder que o coletivo de trabalhadores tem sobre as condições, ambientes e organização de seu próprio trabalho.

Específicos:

• Programar a prática da avaliação das ações;
• Contribuir para a manutenção dos serviços;
• Contribuir para identificação de falhas estruturais;
• Propor melhorias nas estratégias utilizadas;
• Premiar as ESF's que venham se destacando nas atividades avaliadas;
• Incentivar a busca pela qualidade das ações desenvolvidas.

Metas a atingir:

São premiadas as unidades com maior pontuação atingida, com classificação em 1º lugar em cada categoria, previamente definido e divulgado através dos órgãos oficiais. Serão divulgadas as unidades premiadas durante a solenidade.
• 1º lugar – Troféu Vitor Valendolf (Vitinho)
A seleção é realizada por uma comissão técnica avaliadora formada por um representante das seguintes Secretarias Municipais:
• Secretaria de Saúde;
• Secretaria de Administração;
• Secretaria de Ação Social.
Nas categorias que for necessário, a Administração Municipal contratará entidade de pesquisa para levantamento e tabulação dos dados de acordo com a metodologia estatística e precisão exigida.
Nos casos de empate serão adotados os seguintes critérios para desempate:
• Maior pontuação na categoria ACOLHIMENTO E HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO;
• Maior pontuação na categoria CUMPRIMENTO DE METAS;
• Maior pontuação na categoria RESOLUTIVIDADE;
• Maior pontuação na categoria EDUCAÇÃO PERMANENTE;
• Sorteio.
Os dados são coletados através de formulários próprios.

Cronograma

Físico:

De 1º de janeiro até 30 de novembro de cada ano é realizado os levantamentos dos quesitos avaliados;
Entre 1º a 10 de dezembro os dados são tabulados e levantados as classificações;
Entre 11 a 31 de dezembro é realizado o evento com a divulgação dos vencedores de cada categoria e a entrega da premiação.

Financeiro:

Premiação = R$ 5.000,00
Coquetel/decoração = R$ 6.000,00
Banda/sonorização/apresentação = R$ 14.000,00
Pesquisa = R$ 3.500,00
Divulgação = R$ 1.500,00

Orçamento:

R$ 30.000,00

Beneficiários Diretos:

Pode-se afirmar que os 115 profissionais ligados a área de saúde da unidades de atendimento (ESF) são os beneficiários diretos da premiação.

Beneficiários Indiretos:

Os beneficiários indiretos são os quase 16 mil habitantes do município ligados as 8 (oito) unidades de ESF que abrangem todo o território municipal, de forma que eles vinculados a uma unidade de atendimento, seja na área urbana (seis) quanto na área rural (duas) terrão o acesso facilitado e o serviço de atendimento qualificado.

Resultados:

Na edição de 2015, com cerimônia realizada na data de 30 de dezembro foram premiados os vencedores na categorias, sendo:
ITEM CATEGORIA VENCEDOR
1 ACOLHIMENTO E HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO SANTA RITA
2 CUMPRIMENTO DE METAS ALTO BAIXADA
3 INOVAÇÃO DE PROCESSOS E ESTRATÉGIAS SANTA MÔNICA
4 ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE ALTO CIDADE BAIXA
5 EDUCAÇÃO PERMANENTE CENTRAL
6 PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA PRIMAVERA
7 VISITA DOCILIAR BAIXADA
8 RESOLUTIVIDADE BOM JESUS
9 VÍNCULO DOS PROFISSIONAIS E RELAÇÕES NO TRABALHO ALTO ALEGRE
10 ESF DESTAQUE ALTO BOM JESUS

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos