Banco de Projetos

PGP-PR Tema do Ano

Mutirão do Emprego

Ano / Edição: 2016
Município: Ponta Grossa
Função de Governo: Trabalho

Diagnóstico

Análise Demográfica e do Mercado de Trabalho.
O crescimento do município elevou Ponta Grossa à condição de segunda cidade em arrecadação do interior do estado do Paraná, perdendo somente para Araucária e seu Polo Petroquímico. Não tivemos um aumento no nível de emprego, quando do ciclo de desenvolvimento industrial no final do século XX, visto que as plantas industriais tinham um elevado grau de automação do processo produtivo. Mas devemos levar em consideração que apesar do processo de implantação das indústrias não ter elevado significativamente o número de postos de trabalho, de forma direta, ela elevou de forma indireta ou pela arrecadação de tributos que propicia ao poder público uma maior arrecadação, ou pelos empregos indiretos gerados com a atividade principal.
Um exemplo do desenvolvimento tecnológico foi a retirada da Cervejaria Antártica que produzia a Cerveja Original que por longo período de tempo consagrou-se como uma marca de qualidade que produzia pela matéria prima (água) de excelente qualidade um produto consagrado. Ocorre que no final de suas atividades a cervejaria gerava cerca de 700 empregos diretos. Um exemplo de desenvolvimento tecnológico é a da nova Cervejaria que se instalou em Ponta Grossa, a Cervejaria Kaiser, gerando 150 empregos diretos, dos quais a grande maioria de funcionários oriundos de outros centros, tendo em vista a necessidade de profissionais qualificados para operar com a nova planta industrial que requeria conhecimento técnico não encontrado em Ponta Grossa.
A Construção Civil tem sido o setor da economia que mais tem gerado emprego com carteira assinada e com as melhores remunerações da iniciativa privada, conforme indicadores de Ponta Grossa. Apesar de bom, o resultado do setor, é preocupante, pois o setor produz vagas temporárias, e que nem sempre garantem ao trabalhador do setor condições para uma manutenção do posto de trabalho. Importante salientar que as obras de construção civil não são em caráter indeterminado, mas sim com prazo definido e como o setor de construção civil tem uma dependência do Poder Público, seja do Sistema Financeiro da Habitação ou Obras Públicas de interesse da sociedade. O Poder Público, historicamente não garante a continuidade das ações, principalmente em momentos de trocas de governos.
A atividade que sofre os maiores percalços é o setor industrial de transformação, principalmente, na área da manufatura da madeira e metalurgia que em função da crise econômica no restante do mundo. O setor da manufatura da madeira demitiu e devolveu, para um mercado cada vez mais seletivo, uma mão de obra com baixa escolaridade e sem qualificação profissional. As pessoas que estavam neste setor realizavam tarefas mecânicas e tiveram a necessidade, por conta da demissão, de voltarem a buscar a vaga sem um preparo para encarar um mercado com dificuldades de recolocar mão de obra para produção. Esta situação remete ao poder público uma responsabilidade grande em recolocar, através de políticas públicas, este contingente de trabalhadores ao mercado de trabalho.
Apesar da crise que se abateu sobre o município, somos hoje o principal polo de móveis de aço do país, com APL em desenvolvimento, gerando milhares de empregos diretos e indiretos neste setor da economia.
No setor de alimentos, temos um centro de distribuição que é responsável por todo o sul do País, privilegiado por um entroncamento rodoferroviário que permite uma operação logística de qualidade.
Pesquisa na área do trabalho aponta para um número de aproximadamente de 20 mil a 30 mil pessoas desempregadas, problema que está aliado à baixa escolaridade e falta de qualificação profissional.

Descrição

Devido a crescente crise demonstrada em todos os setores da economia, se fez necessário buscar politicas públicas e gratuitas para angariar e disponibilizar o maior numero possível de vagas para os trabalhadores, que frequentam a Agência do Trabalhador, centralizando em um local publico as vagas disponíveis no município, desta forma percorrendo as empresas municipais e divulgando o serviço prestado na Agência do Trabalhador de POnta GRossa.

Objetivos

Gerais:

Realização de visitas periódicas nas empresas situadas no município de Ponta Grossa, buscando divulgar e angariar vagas, possibilitando um maior acesso da população desempregada aos serviços prestados pela Agência do Trabalhador, criando um facilitador no atendimento das vertentes de intermediação de mão de obras, seguro desemprego e captação de vagas, através do contato da Agência com as empresas existentes nestas regiões.

Específicos:

 Expandir e facilitar a atendimento da Agência do Trabalhador aos empresários os que trabalhadores que não conhecem os serviços disponibilizados pela Agencia.
 Identificar o perfil das empresas que não oferecem vagas na Agência.
 Verificar e identificar quais são as vagas que não passam pela Agência, assim como os motivos da falta de oferta.
 Cadastramento de vagas junto a Agência.

Metas a atingir:

Maior número de vagas em busca da colocação do trabalhador no mercado de trabalho.

Cronograma

Físico:

Início previsto do Projeto: janeiro de 2016, com previsão 01 ano, com atendimento toda terça feira sistema de rodízio.

Financeiro:

 Veículo para o deslocamento dos servidores até o local de atendimento.
 Servidores para designar a atribuições.

Orçamento:

 Veículo para o deslocamento dos servidores até o local de atendimento.
 Servidores para designar a atribuições.

Beneficiários Diretos:

Trabalhadores em busca de uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho.

Beneficiários Indiretos:

Com a diminuição da taxa de desemprego, haverá também um diminuição de politicas publicas em prol da população carente, pois não necessitarão do auxilio do governo pois já possuem condição de geração de renda.

Resultados:

Aumento no número de vagas de 40% desde o inicio das atividades, expansão das atividades do SINE.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos