Banco de Projetos

Inovação no processo de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde.

Ano / Edição: 2016
Município: Turvo
Função de Governo: Administração

Diagnóstico

Turvo é município de pequeno porte, situado no centro do Paraná com 13.860 habitantes, com uma estensão territorial de 902,246 km quadrados, sendo mais de 70% área rural, com um índice de IDH baixo e pertencente a 5ª Regional de Saúde do Estado.Temos 05 Equipes de Estrategias de Saúde da Família totalizando uma cobertura de 100%, sendo uma na sede e as outras rurais. Nosso desafio era a dificuldade na alimentação e repasse dos dados e procedimentos realizados pela secretaria ao atendimento a população juntamente aos sistemas de informação do SUS. Inclusive com penalização judicial e a perca de repasses nos recursos financeiros se continuássemos com essa situação. Esse projeto demandou de deliberação e aprovação do Conselho Municipal de Saúde e da Administração Publica Municipal para se tornar uma ferramento de trabalho eficiente e eficaz.

Descrição

Desde quando foi informatizado a Secretaria de Saúde em 2008, almejava-se trabalhar em rede sistematizada de informações com os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, bem como, os procedimentos desenvolvidos pelos Enfermeiros e Auxiliares Odontológicos. Este projeto demandou de deliberação pelo Conselho Municipal de Saúde e recursos livres, a aquisição de 50 tabletes com os devidos mecanismos, ou, dispositivos de comando, que pudessem conversar com o sistema de informações dos programas: SIAB, SIA,SI-PNI E Sistemas Epidemiológicos. Esses programas (ferramenta) foram desenvolvidos pela empresa que presta serviços de sistema de saúde ao município, e a mesma, capacitou os agentes envolvidos neste projeto com aulas e ensaios de manuseio do sistema, além de temos um técnico responsável disponível no município em prestar esclarecimentos ou dificuldades ocorrentes em função do sistema e manuseio do sistema. Este projeto vem para suprir uma ineficiência na alimentação de dados no município.

Objetivos

Gerais:

Este projeto tem por objetivo, melhorar o repasse e eficiência das informações aos sistemas operacionais que regem os índices de saúde no Município de Turvo Paraná, buscando cumprir os princípios do SUS.

Específicos:

Aquisição de 50 Tablet's;
Aquisição de sistema software compatível aos sistema do SUS;
Capacitação do público alvo;
Melhorar a alimentação dos repasses de dados e não perder mais recursos por esse deficiência.

Metas a atingir:

06 meses para aquisição dos tablet1s;
Capacitação permanente dos integrantes da ação;
Melhoria imediata nos dados e ações repassadas ao sistema do SUS;
Extinguir a possibilidades de perca de repasse de recursos ao município.

Cronograma

Físico:

50 Tablet's com configuração de software compatível ao sistema SUS

Financeiro:

R$ 27.700,00 Recurso próprio do Município.

Orçamento:

R$ 27.700,00 para compra dos Tablet's
Público Alvo já constando em folha

Beneficiários Diretos:

Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, Enfermeiros, Auxiliares de Odontologia e o profissional que alimenta os sistemas.

Beneficiários Indiretos:

População Turvense

Resultados:

Com o auxilio dos tabletes, os registros das visitas domiciliares torna-se possível constituir um prontuário on-line familiar de todos os munícipes, inclusive, permitindo o acesso da Unidade de Saúde em tempo real, possibilitando uma intervenção clínica ou mesmo de prevenção de riscos e agravos com maior eficiência. Facilitando visão e a abordagem do Médico quanto as condições de moradia, higiene, riscos ambientais, acessibilidade e saneamento; questões estas que influenciam diretamente na condição saúde/doença do paciente, promovendo uma intervenção, recuperação e cura mais rápida.
O trabalho com sistema eletrônico de informações de registro facilita muito o desenvolvimento e agilidade do processo de trabalho, principalmente, na transmissão de dados, minimizando os riscos de falhas com erros operacionais que existem quando se trabalha com dados em fichas de papel, sem contar com a preservação ambiental não necessitando do papel, e retirando um peso enorme das fichas que os agentes tem que carregar no seu dia a dia.
Com a informatização da saúde, os dados dos formulários do paciente serão em tempo real, bem como, o acompanhamento das necessidades e demandas inerentes, tornando o trabalho mais eficiente e com melhores resultados, tornando a transmissão de informações para o Ministério da Saúde mais rápida, oferecendo mais informações e em menor tempo.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos