Banco de Projetos

A Agência mais perto de você!

Ano / Edição: 2016
Município: Ponta Grossa
Função de Governo: Trabalho

Diagnóstico

Ponta Grossa é uma cidade brasileira localizada no centro do estado do Paraná, distante 103 quilômetros da capital Curitiba, com uma população de 314.527 habitantes. É o núcleo de uma das regiões mais populosas do Paraná: Campos Gerais do Paraná que tem uma população de mais de 800 000 habitantes (IBGE/2010) e o maior parque industrial do interior do estado. A cidade, também conhecida como "Princesa dos Campos", é a quarta (4°) mais populosa do Paraná e 76ª do Brasil.
A cerca de dez quilômetros do centro da Ponta Grossa está o Distrito Industrial Ciro Martins. O complexo, localizado próximo á região do Bairro Cara-Cará, é o maior do interior do estado, atrás apenas de Curitiba e sua região metropolitana. A cidade tem indústrias nos seguintes ramos: extração de talco, pecuária, agroindústria (em particular a soja, que confere ao município o título de Capital Mundial da Soja), madeireiras, metalúrgicas como a Metalsistem do Brasil Especializada em Movimentação e Armazenagem, metal-mecânico, alimentícias, têxteis.
Algumas das plantas industriais instaladas em Ponta Grossa são: Monofil, LP Masisa, Braslar Eletrodomésticos, Makita, Cervejarias Heineken, Continental, Tetra Pak, Beaulieu do Brasil, Cargill, Bunge, Louis Dreyfus Commodities, Nidera, Cooperativa Batavo, Batavia, Sadia, CrownCork, entre outras, principalmente do ramo moageiro-alimentício. Na região do Distrito Industrial também está instalado o armazém graneleiro da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), o maior complexo armazenador de grãos do Brasil, com capacidade estática para 420 mil toneladas.
A posição geográfica estratégica garante a proximidade para o transporte para portos (de Paranaguá ou mesmo Santos, aeroportos (Curitiba e o projetado dos Campos Gerais) e países vizinhos, como Argentina e Paraguai.

O processo de industrialização aconteceu na cidade no período entre 1975 e 2005 impulsionado pela boa infra-estrutura de transporte, mão-de-obra qualificada e barata, com a presença da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e, a partir de 1991, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Atualmente, mais um Complexo Industrial está se desenvolvendo na região norte da cidade, com a implantação de indústrias alimentícias e automobilísticas de alto padrão, o que irá impulsionar o crescimento da cidade no futuro.
Por tratar-se de um grande tronco rodoferroviário, Ponta Grossa é conhecida como capital dos caminhões. O setor que atua nesta área é amplamente desenvolvido e diversificado, atraindo frotistas e caminhoneiros de todo pais para efetuar reparos em seus veículos, este setor está concentrado nas regiões das avenidas Souza Naves e Presidente Kennedy e também na rodovia PR 151.
No setor de serviços, a cidade conta com grandes redes de supermercados, como o Hipermercado Big (controlado pela Wal-Mart) e a paranaense Super Muffato, shoppings centers, redes de fast-food (como Mc Donald's, Bob's e o Burger King)e o já anunciado Habib's, além de grandes lojas nacionais e regionais de lojas de departamentos, eletro-eletrônicos e varejo.
O município possui um dos maiores valores de PIB do Paraná e, paradoxalmente, apresenta déficits pronunciados de infraestrutura. Uma evidência disso são os números de 2007 do IPARDES, indicando que Maringá tem uma população semelhante, mas apresenta maior rede de água e esgotos, maior área asfaltada e um número menor de pessoas em situação de pobreza.
Segundo pesquisa realizada pela Revista Você S/A, Ponta Grossa é a 84ª melhor cidade para se fazer carreira no Brasil.

Descrição

A elaboração do presente projeto tem por objetivo ampliar fronteiras e criar novas oportunidades para o trabalhador desempregado, ao qual busca uma inserção ou recolocação no mercado de trabalho e muitas vezes não possui condições para se deslocar até a Agência do Trabalhador.
Desta forma pensando no bem estar e nos trabalhadores aos quais não possuem condições de se deslocarem até a região central de nossa cidade, elaboramos a “Agência Mais Perto de Você!!”, como forma também de aproximar a Agência das empresas existentes nessas regiões, e estreitar relações.

Objetivos

Gerais:

Atender alguns bairros de Ponta Grossa, com uma Unidade Móvel da Agência do Trabalhador, desta forma possibilitando um maior acesso da população desempregada aos serviços prestados pela Agência do Trabalhador, criando um facilitador no atendimento das vertentes de intermediação de mão de obras, seguro desemprego e captação de vagas.

Específicos:

 Expandir e facilitar a atendimento da Agência do Trabalhador aos trabalhadores que não possuem condição de deslocamento até a unidade Ponta Grossa.
 Diminuir as lacunas de desemprego nas áreas rurais.
 Identificar o perfil do trabalhador, suas aptidões e qualificação profissional, para colocar ou recoloca-lo no mercado de trabalho.
 Encaminhamento do trabalhador para o mercado de trabalho.
 Cadastramento de vagas junto a Agência, ofertada por empresas que buscam profissionais para contratação.
 Cadastrar os requerimentos para os beneficiários do seguro desemprego.
 Proporcionar aos trabalhadores conhecimentos para aqueles que buscar qualificar ou se requalificar para criar melhores oportunidades de renda.
 Apoio ao trabalhador portador de deficiência, onde busca a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, possibilitando a ela superar suas limitações, e aproveitar seu potencial produtivo no mercado de trabalho.

Metas a atingir:

Colocar ou recolocar o maior números de trabalhadores dos bairros atingidos, assim como possibilitar acesso ao ambiente da Agência do Trabalhador aos trabalhadores que não possuem condição de deslocamento pois estão fragilizados pela condição de desemprego.

Cronograma

Físico:

Início previsto do Projeto: dezembro de 2015, com previsão 01 (hum) ano, com atendimento aos bairros uma vez pela semana, com sistema de rodizio.

Financeiro:

Não serão necessários recursos financeiros para operacionalização do Projeto, tendo em vista o aproveitamento da mão de obra já existente de servidores públicos, onde os pontos de internet são fornecidos por entidades locais.

Orçamento:

 Veículo para o deslocamento dos servidores até o local de atendimento.
 Ponto de internet para interligação ao sistema operacional.
 Servidores para designar a atribuições.
 Possibilidade de instalação dos equipamentos em locais mantidos ou de propriedade municipal para realização de atendimentos.

Beneficiários Diretos:

Trabalhadores desempregados em geral que buscam o ingresso no mercado de trabalho, seja em busca de vagas ou capacitação e treinamento para seu reingresso.

Beneficiários Indiretos:

Moradores da localidade visitada em geral, aos quais não possuem condição de deslocamento a unidade central do Sine.

Resultados:

O Projeto não terá nenhum ônus para o Governo Municipal, e trará grandes benefícios aos trabalhadores nos bairros, tentando diminuir assim a taxa de desemprego, modificando e aprimorando as políticas do Sine, levando ao trabalhador condições de ingresso no mercado de trabalho, captação de vagas, assim como qualificação profissional, diminuindo assim as políticas municipais de apoio a população carente e acarretando menos ônus ao município.

Anexos

Banco de Projetos